Sábado , 25 Outubro 2014
Últimas Atualizações
Home / Falando Curto e Grosso / Falando Curto e Grosso sobre “Jogos Vorazes”

Falando Curto e Grosso sobre “Jogos Vorazes”

Em tempos de reality shows, sejam de pessoas inúteis, chefs de cozinha ou modelos, a base é a mesma: a luta pela sobrevivência até o final, superando as mais diversas provas de resistência e inteligência, e quem é eliminado, é como se morresse. Neste ponto, Jogos Vorazes leva o cerne dos reality shows às últimas consequências. É literalmente matar ou morrer e tudo aos olhos do público, que torcem pelos “jogadores”.

Essa é a discussão mais óbvia que o filme levanta, numa referência também à 1984 – obra clássica de George Orwell – já que se passa numa sociedade futurista.

Após uma revolução, a capital controla 12 distritos, que se rebelaram e perderam. Todo ano, há mais de sete décadas, pagam um tributo enviando dois jovens, de 12 a 18 anos, para lutarem pela sobrevivência nos Jogos Vorazes, tudo controlado pelo governo e transmitido ao público.

O filme se preocupa em mostrar os jogos de poder e a formação de ídolos nos bastidores, que enriquecem muito a narrativa, abrindo ainda mais possibilidades de questionamentos, estabelecendo metáforas sobre fama e culto a celebridades. E, claro, há a ação, mas esta serve como pano de fundo, e o diretor Gary Ross, mirando num grande público para o sucesso dessa franquia em potencial, soube minimizar a violência com cortes rápidos, tirando do foco as sequências mais sanguinárias. Isso sem tirar a tensão e a emoção em algumas mortes, já que ele se preocupa em fazer o público se afeiçoar a alguns personagens secundários.

Pelo sucesso que Jogos Vorazes fez nas bilheterias, é de se esperar pela sequência, que deve vir turbinada por um orçamento maior, o que deve ajudar a melhorar os efeitos visuais, que não estavam ruins, mas junto com os cortes rápidos, foram o ponto fraco do filme, ao contrário da direção de arte, criativa e bonita.

Já o elenco, perfeito. Stanley Tucci, Woody Harrelson e Elizabeth Banks estavam ótimos como sempre, além de todo o restante do elenco coadjuvante. Já Josh Hutcherson e Jennifer Lawrence são um parágrafo à parte.

Lawrence já tinha mostrado a que veio em Inverno da Alma e X-Men: Primeira Classe. Ela é uma excelente atriz, que equilibra com perfeição os sentimentos de bravura, raiva e fragilidade, criando sua Katniss Everdeen cheia de nuances. Josh Hutcherson também sai muito bem, a ambiguidade do caráter de Peeta não é percebida e ficamos na dúvida sobre seus sentimentos por Katniss.

Comparar Jogos Vorazes com a “saga” Crepúsculo, como andaram fazendo na campanha de marketing, é muito injusto, já que são histórias muito distintas, principalmente sobre suas heroínas, ao contrário da fraca e submissa Bella, que precisa sempre do Vampiro ou do Lobisomem para defendê-la, Katniss Everdeen é uma grande personagem feminina, como há muito não se via no cinema. Corajosa, inteligente e que não precisa ser salva. Ela se vira sozinha.

[youtube http://youtu.be/kZMD4tSaBoQ]

Jogos Vorazes (The Hunger Games)

Sinopse: Na América do Norte do futuro, o país Panem mantém o controle sobre os cidadãos através de uma competição. 24 jovens, representantes de 12 distritos, têm que lutar entre si por sobrevivência. Depois que a irmã mais nova é convocada a participar no jogo, a garota de 16 anos Katniss Everdeen se voluntaria para substituí-la. Na competição, Katniss se vê obrigada a tomar uma série de decisões críticas para sobreviver, entre questões morais de amor e humanidade.
Direção: Gary Ross
Elenco: Liam Hemsworth, Jennifer Lawrence, Elizabeth Banks, Josh Hutcherson, Woody Harrelson, Willow Shields, Stanley Tucci, Alexander Ludwig, Isabelle Fuhrman.
Gênero: Drama
Duração: 142 min.
Distribuidora: Paris Filmes
 
* Curto e Grosso é a sessão da Central 42 dos reviews de filmes e séries, apresentados de uma maneira rápida, direta e sem muito blá blá blá.
 
Lista de Posts recentes:
[PTP]posts[/PTP]
 

Sobre Marcio Tarantino

19 comentários

  1. Eu amo a história de Jogos Vorazes e amei o filme!
    Acho o conceito inteiro perfeito. Uma ilustração ao extremo do triângulo: poder, mídia e política.
    Não tenho conhecimento suficiente para saber se a história é baseada em algo já existente, o que provavelmente deve ser, mas a questão (e mérito) é que Jogos Vorazes consegue fazer o público refletir sobre a sociedade atual por um prisma que costuma passar batido ou, pior, um prisma para o qual escolhemos fechar os olhos.
    Acredito que usar o "reality show" para ambientar a trama não necessariamente corresponda à discussão da ideia central do enredo, mas sim a política de pão e circo, q dá à população algo trivial com o que se preocupar, ao invés de lidar com a manipulação da mídia e dos políticos, e também como uma forma de manter os subjugados em suas coleiras de servidão.

    Enfim, Jogos Vorazes é incrível na minha opinião. Rsrs!

    Beijos e parabéns pelo post!

  2. Jogos Vorazes =Battle royale para menininhas de 14 anos .

  3. cara que bosta é esse filme, TOTALMENTE SEM NEXO ALGUM!!!

    1º é de se observar que a luta da sobrevivência é absoluta, ai quando soltam o pessoal para lutar pela sua sobrevivência, eles formam grupos!!! shuashuashua..

    2º. sendo que só iria ganhar um, como pode!! imaginem!!! 5 pessoas formam grupo para fazer caça aos outro, até ai beleza.

    3º. ai quando esse pessoal matassem todos, e só sobrassem os cincos, como iria ficar!! pow sem nexo total.

    4º. ai vamos tirar palitinhos, quem tirar o menor de nós 5 vai morrendo, e o que ficar com o maior ganha….

    5º. eu só fui até o final do filme, por que quem ja ta fudido, fudido e meio não da nada, cara que filme sem nexo, um lixo, merda total…

    6º. a cada dia mais, penso comigo, os diretores de alguns filmes, pensam que a gente mora nas cavernas que tudo que eles fazerem nós acreditamos…. shuashuahus…

    7º. sem contar os cachorros, produzidos de gráficos no pc futurista do jogos, que do nada faz 3 cachorros pitbuls, super turbinados, de holograma, que realmente podem matar, isso digo no final do filme que os cachorros matam o outro moço loiro… sem noção… kkkkkkkkkkkkkkkk…

    8º. acho que deveriamos prestar mais atenção em que assistimos, ai tem um pessoal, fala que lindo o filme, futurista blá blá blá…. será que essa pessoa não tem vergonha na cara de falar que um filme desse é da hora…

    9º. foi o meu domingo mais perdido em toda a minha vida assistir ele, (shuashuashua)…

    10º. e ULTIMO, ai joãozinho vamos comer frutinhas vermelhas pra gente morrer junto, ok maria, vamos comer, tipo AI QUE DÓ DOS DOIS,,,, VAI PRA PUTA QUE PARIU…… COME LOGO A FRUTINHA VERMELHA E MORRE PORRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA…

    tipo, o som do filme é bom, a qualidade tbm, a minha reclamação é que os diretores do filme esta pensando que a gente é burro, porra….. vai catar coquinho e vai fazer um filme "FUTURISTA MAIS DENTRO DA REALIDADE" pow cachorro de holograma, do nada vem e come a pessoa……. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….. ai come o cara eles ganham e os cachorros some shuashuashua!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Na boa, assistiu o mesmo filme que o restante da população?!

      Primeiro, é MAIS DO QUE ÓBVIO que surgiriam alianças ali no meio, como FOI EXPLICADO no filme, os mais fortes eram do Distrito 1 e 2, que sempre ganhavam os jogos ….. mew, não precisa ser nenhum gênio pra chegar a conclusão de que é melhor se livrar do resto e depois decidir quem ganha entre eles!! E o Peeta só conseguiu sobreviver porque os 4 tinham medo da Katniss, e ele era o único capaz de encontrá-la!

      Agora sobre os cachorros …. mew, aquilo é o futuro …. os cachorros eram tão reais quanto as bolas de fogo! Engraçado que você achou sem noção o cachorro poder matar mas a bola de fogo, que foi criada do nada, igualzinho aos cachorros, você nem reclamou! pelamor né! huahauhauhaua

      Aquilo não é holograma … não se limite a sua débil imaginação, no futuro onde se passa o filme, os criadores dos jogos tem o poder de CRIAR QUALQUER COISA dentro daquele ambiente! E sim, os cachorros foram embora pois até aquele momento os dois ERAM os vencedores dos jogos.

    • Acho engraçado algumas pessoas procurarem nexo em filme de ficção futurísta … pqp

      Por mais que seja cultura inútil, BBB é a maior prova de que esse teu primeiro comentário é rídiculo …

      No BBB SOMENTE 1 sai vencedor, e nem por isso o povo deixa de fazer grupinho, aliança lá dentro. Isso se chama estratégia, caso não saiba.

    • Cara, os problemas do filme não foram esses não.
      Você que ta falando sem ter prestado atenção.
      A história é muito bem feita, principalmente quando se lembra que o publico alvo é infanto-juvenil.

      as alianças se formam sim, para eliminar as mosquinhas que poderiam sobreviver apenas evitando-os até que outra coisa como fome os matasse. Torna a coisa mais rápida. Essas alianças são formadas enquanto eles ainda estão treinando. Assim que eliminam todo o resto, acabou a aliança e é cada um por si. Simples, lógico e evita a vergonha de acabar perdendo por simplesmente estar sozinho e ser pego de surpresa.

      Os cães eram mutantes, não hologramas (de onde tirou isso?) criados em laboratórios para serem usados em guerra. Os produtores dos jogos tem controle deles, controle direto como uma frequência de radio (futurista+mutação genética em laboratório) Além de terem total controle da arena, podendo abrir um buraco no chão e captura-los a qualquer momento.

      As frutas não era porque ela queria morrer ao estilo Romeu e Julieta. Era porque ela sabia que os jogos precisavam de um vencedor. Foi uma forma de desafiar todo o sistema dos jogos, provar que eles não tem controle sobre tudo ali. Se não tivessem nenhum vencedor isso iria desagradar ao publico que poderia até abrir os olhos para o horror que era os jogos vorazes. O presidente Snow até ficou puto de terem deixado os dois viverem e matou o gamemaster por ter tido essa decisão.

    • Se não gostou tanto assim pq entrou num site falando dele e pqp ñ gostar é uma coisa ser um retardado q ñ entendeu é outra pq td q vc comentou explica no filme se vc ñ sabe e esse filme é futuristico seu imbecil da pra perceber só de olhar pras pessoas da capital e elas fazem alianças pra poderem viver mais até terem q matar os do seu grupo cada um ali é bom em alguma coisa como a Rue era em curativos e comida os Carreiristas eram em luta e em uso de armas e etc entende primeiro e depois fala mal ok

  4. Concordo com o post acima….

    O Filme até que começou bem, mas caiu na vala comum …

    Extremamente horrível ….

  5. Concordo com o Aquino e o Tamv , esse filme até começa + ou – depois vira uma bosta sem nenhum nexo, a realidade aumentada deles são tipo uns 5 mil anos a nossa frente.

  6. concordo com o AQUINO, filme PODRE, PODRE, PODRE, SEM NEXO SIM! cachorro de holograma foi o pior, sem contar que os copetidores aceitam isso, tipo, vamos la morrer e boa, se fosse eu iria xingar a mãe do camarada que fez o programa, tipo "voces são animais que assistem isso" não assista essa bosta, etc, etc, etc…
    FILME MEGA PODRE, UM DOS MAIS PODRES QUE JA VI, AFF — PERCA DE TEMPO TOTAL

  7. Talvez o livro seja realmente bom, mas esse filme não me deu vontade nenhuma de começar a ler, esperava mais, câmera do caralho que só balançava pra esconder a violência (mesmo em momentos que não precisava, é foda) personagens que aceitam esse desafio de boa, quando comecei a assistir pensei que teria alguns que ficariam nervosos, xingariam os produtores, telespectadores e tocaria o foda-se mas não , eles aceitam de boa perticipar desse reality escroto.

    Dissem que é voltado pro público adolescente, mas eu acho que não, acho que fizeram pras crianças.

    • Isso é uma das jogadas mais perfeitas da história. Eles estão revoltados, eles querem xingar e o escanbal. Mas a sobrevivência deles depende de serem amados pelo publico, ganharem patrocinadores. E se você jogar pra fora toda a sua revolta com o jogo, é morte certa. Os gamemaster vão te guiar direto pra morte logo cedo. Se eles querem sobreviver, tem que jogar o jogo nos termos deles.

  8. Jonathan Alonso

    Tanto comentário ignorante que da até NOJO de ler inteiro …
    Aquino deve ter aprendendido a usa a palavra "Nexo" ontem.

    Vou rebater os seus "criticas" sr. Aquino se é que isso pode ser chamado.

    1º Lutar para sobreviver em Grupos é a BASE do ser humano ou voce acha que formamos grupos sociais, vilas, cidades, estados e paises POR QUE ?

    2º Qual o problema em formar grupos ?, quando esse grupo elimina-se os outros participantes, eles se degladiariam entre si, é tão dificil enxergar ?

    3º Voce é tão ignorante que repetiu a mesma pergunta com outro tópico.

    4º Continou o mesmo assunto.

    5º Não vale nem a pena comentar isso, só pela maneira como se expressa deve ser um excluido da sociedade.

    6º Quem acredita em algum filme ? Isso é FICÇÃO amigo, não é para "acreditar" e sim, tentar entender o que o filme esta transmitindo.

    7º Os controladores do jogo, devem fazer com que o jogo fique mais "interessante" e acabar com o jogo dentro de um certo periodo de tempo, ja que eles não podem ficar infinitamente se evitando, como quando ela se distanciou do grupo e os controladores incendiaram a Floresta e atiraram contra a Katniss, aquilo é um jogo de sobrevivencia, porem o objetivo do "espetaculo" é a matança por isso foi usado os "pitbulls bombados" para acelerarem o processo.

    8º Não sabia que a sua opnião é definitiva, se voce não gostou não entendeu, parabens, filmes com algun tipo de cultura ou história, raramente são apreciadas por trogloditas feito voce, vou adivinhar, seu filme favorito é Os Mercenários.

    9º OH, ele perdeu o Domingo ! … Que coisa não ? O QUE ISSO TEM A VER COM A CRITICA DO FILME !?

    10º A ideia deles ao cometer o Duplo suicidio é usada como um modo de "vencer" os controladores que queriam que somente 1 sobrevivesse, demonstrando que nem todo o poder esta nas mãos deles.

    Não é um filme "Futurista" dentro da realidade, SANTA IGNORÂNCIA!, tente ENTENDER o filme ou no minimo ler o Livro antes de ir postar porcarias em todos os blogs !

    Mateus: Participar dos jogos, garante a familia o dobro de comida para aquele ano, e tambem é considerado uma honra para a maioria dos participantes representar o seu distrito, por isso eles não se rebelam.

  9. Ontem perdi meu tempo vendo essa porcaria achei que seria muito bom arrependida de ter ficado acordada vendo essa merda……..

  10. muito bom o filme,apesar da personagem principal na aparentar ter esses "16 anos"
    gostei do filme,agora eu vou ler o livro ;D

  11. realmente o fime é uma MERDA , começa bem e talz mas na hora do vamo ver.. é uma completa descepçao!! so quem gosta desse tipo de porcaria sao menininhas -14 anos virgens e viadinhos asexuados.

    cachorro holograma foi a pior coisa que vi no filme [2]

  12. Jonathan Alonso

    Qddasdas voce deve ser um comedor de primeira categoria ein ?

    Se voce não percebeu os Game Masters tem total autonomia sobre o ambiente artificial onde o jogo se encontra, criar esses "seres" não são nada para o eles ja que o objetivo principal do Jogo é intreter publico.

  13. O Filme chatooooooooooo;;; Pelo amor de Deus se tem alguem que assistiu e curtiu essa bosta não falo mais nada heim!rs

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>