Home / Saúde e Comportamento / 13 razões porque 13 Reasons Why foi tão importante
13 Reasons Why

13 razões porque 13 Reasons Why foi tão importante

Como alguém que trabalha com Prevenção ao Suicídio, há tempos não fico tão feliz como estou agora com o impacto que 13 Reasons Why 13 Reasons Whyteve nos últimos dias…

Não apenas pelo fato de ser uma seriadora e estar fugindo dos spoilers, mas sim por ver a repercussão do assunto e como foi bem recebido pelos que curtem séries como eu.

Infelizmente não estou sendo paga pela Netflix, mas resolvi compartilhar com vocês as minhas 13 razões por que “13 Reasons Why” foi tão importante:

1. Mostrou que falar de Prevenção ao Suicídio da maneira certa não provoca o suicídio. Pelo contrário, muitas vezes ouvir uma voz de ajuda é justamente a solução que alguém procura.

2. A repercussão foi tão positiva, que a Netflix criou uma plataforma com uma lista de organizações de saúde para informar aqueles que procuram ajuda por conta da série: www.13reasonswhy.info (Sério. Tem até da Arábia Saudita, olha lá)

3. Em episódios que conseguem ser leves e envolventes, trabalha um tema pesado na dose certa para atingir tanto o público adulto, mas principalmente o adolescente, que segundo a OMS possui 1 vítima a cada 40 segundos.

4. Mostra os efeitos negativos do suicídio na vida daqueles que ficaram… Familiares, amigos, professores, fazendo lembrar que a pósvenção é algo tão importante quanto a prevenção.

5. Alerta sobre os perigos do cyberbullying e como um simples comentário pode afetar completamente a vida de alguém.

6. Fãs da série criaram a hashtag #NaoSejaUmPorque , a fim de compartilhar frases de motivação, alertas e conscientização.

7. Faz um alerta de como a época da escola pode ser difícil para vários adolescentes, marcados por bullying, fofocas, perseguições, brigas, mentiras… Tudo isso além dos próprios conflitos que a própria adolescência traz, e que para alguns pode ser o estopim para uma depressão ou até mesmo o suicídio.

8. De acordo com o CVV, desde a estreia da série (31 de março) os pedidos de ajuda ou e-mails aumentaram em 100%, com 25 mensagens até o momento mencionando 13 Reasons Why.

9. Quebra algumas ideias erradas, como por exemplo “Ela faz isso só para chamar atenção”, e alguns mitos que acabam criando barreiras na prevenção e na procura por ajuda.

10. Mostra que a tentativa de suicídio muitas vezes é a “gota d’agua” de uma série de fatores que se acumularam para alguém, e que muitas vezes o apoio e empatia do meio social poderiam ter evitado a consequência final (como é o caso da Hannah).

11. Revela a importância de estarmos atentos aos sinais de alerta como o isolamento social, a automutilação, mudanças repentinas de hábitos, dentre outros…

12. Enfatiza a importância de ser ouvido, ser aceito e compreendido, algo difícil atualmente.

13. A série não busca definir o que faz uma pessoa cometer suicídio, e não foca na morte em si. Mas deixa a mensagem de que se formos melhores com os outros, mais vidas podem ser salvas. E essa é a parte mais impactante.

Se você ainda não assistiu esta série, recomendo. Caso não goste de série, a mesma foi baseada em um livro chamado “Os 13 Porquês” do autor Jay Asher!

Sobre Central 42

Veja também:

Surya Brasil reafirma compromisso com meio ambiente com a ação “Recicle sua Henna!”

Líder no segmento de cosméticos naturais, orgânicos e veganos, a Surya Brasil tem como missão colocar no mercado produtos que aliam beleza à saúde, sem esquecer-se da sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente e aos animais. Assim, durante junho a marca lança a ação “Recicle sua Henna!”.