Boa noite mamaeBoa noite, mamãe (Good night, mommy) não tem um início plácido que evolui para um crescendo de suspense. Não, esse filme já começa com interrogações.

Dois meninos (gêmeos), sozinhos, numa casa de campo. Elias (Elias Schwarz) e Lukas (Lukas Schwarz) não são crianças a ponto de causar preocupação ver os dois sem a presença de um adulto; o que incomoda é a casa ser no meio do nada. Sou rata da cidade demais para me sentir sossegada em um lugar longe da civilização, e ver duas crianças isoladas no campo é preocupante. Se pelo menos houvesse um vizinho, algo que indicasse a presença de outras pessoas a menos de um quilômetro de distância… Mas não há nada. Os garotos estão sós.

Felizmente, não muito depois, a mãe chega (Susanne Wuest) – mas ela parece uma múmia, então não sei quão realmente bom seria essa chegada. A história oficial é de que é uma apresentadora da TV austríaca, e estava fazendo uma cirurgia plástica. Aparentemente, reformou a cara inteira, pois as ataduras só deixam livres olhos e boca. Fria, nem mesmo os abraça ao retornar, e tudo indica que passou ao menos alguns dias fora. Ela parece brava com os meninos e ignora Lukas constantemente (nem mesmo faz o jantar para o garoto). Lukas vive às sombras do irmão, muitas vezes cochichando o que gostaria de perguntar em voz alta.

A mãe não quer que os meninos façam barulho em casa enquanto se recupera da cirurgia, e fecha todas as persianas durante o dia. A casa vira uma tumba encerrando os vivos. Retratos e fotos do álbum de família somem, e o gato dos gêmeos aparece morto.

Os meninos desconfiam da identidade daquela mulher que age tão diferente de sua mãe. As ataduras da cirurgia saem, revelando um rosto familiar, mas a atitude está mudada demais. Os garotos fogem de casa; no entanto, quem acredita em crianças, não é? Acabam sendo devolvidos à impostora que lhes causa arrepios.

Inocência não faz parte de Elias e Lukas, e ambos não abrem mão de torturar a moça em sua casa para que diga onde está sua verdadeira mãe. A revelação dela, o clímax, é chocante.

https://www.youtube.com/watch?v=VKrG1_RN_2U&ab_channel=InutGirls

Author

Universitária, escritora de contos presos na gaveta, nerd e "apenas uma dessas pessoas estranhas".

Comments are closed.