Home / Saúde e Comportamento / Copa ou romance: o que fazer para não estragar o Dia dos Namorados?

Copa ou romance: o que fazer para não estragar o Dia dos Namorados?

O dilema do que fazer no dia 12 persiste na cabeça de muitos casais. É um evento mundial e raramente sediado no Brasil, mas vai explicar isso para elas! A mulher é sem dúvida a peça fundamental do casal, são românticas e não abrem mão de sair com o namorado para um lugar especial no dia 12, querem um tempo só para elas.

A maior dificuldade para eles é ficar fora da festa com os amigos, perder a abertura e o jogo da seleção no churrasco na casa dos amigos. Mas o que fazer para driblar o problema? A mestre em psicologia, Dra Letícia Guedes da Clínica Vivencialle de Goiânia, ressalta que nem tudo está perdido, se o amor for verdadeiro elas podem abrir mão e antecipar a data ou o horário da comemoração.

“É preciso escapar das eventuais crises neste dia, a melhor opção é não frustrar o parceiro (a). Os casais podem deixar para comemorar o Dia dos Namorados na data no aniversário de namoro, caso ela ainda não tenha passado ou podem comemorar no dia 11.

Devemos lembrar que a data é mais que uma questão comercial para o casal não perder o estímulo de comprar flores, presentes, sair para jantar, fazer um dia todo romântico. As datas comemorativas são apenas para simbolizar e firmar algo já existente”, disse.

Respeitar a vontade do parceiro é importante para que haja cumplicidade, o relacionamento deve ser sempre agradável, por isso, é preciso escapar e optar no que for melhor para o casal.

“O Dia dos Namorados pode e deve ser comemorado todos os dias, o carinho, afeto, o desejo de ficar juntos precisa ser diário, e, portanto a abertura dos jogos e principalmente no primeiro jogo do Brasil não deve ser um empecilho e um evento para gerar problemas no relacionamento. É preciso colocar na balança se seu amor é apenas um dia e se esse dia pode refletir negativamente no relacionamento, gerando desavenças. Se isso acontece é por que o casal já está em crise e possivelmente um ou outro irá colocar o evento como problema no relacionamento”, ressalta Dra. Letícia.

O bom senso e o diálogo são os principais fatores não só no dia 12, manter este posicionamento é fundamental para um relacionamento duradouro. “Copa é de quatro em quatro anos, o namoro são todos os dias, não há nada que possa atrapalhar a programação. O jogo dura pouco, podem assistir juntos e sair à noite ou sair na virada da noite do dia 11 para o dia 12. Programe um encontro mais tarde no dia anterior, assim a comemoração acaba se esticando e no outro dia o casal pode passar o dia todo juntos, vão ser praticamente dois dias de intensa comemoração”, explica.

Dicas para evitar brigas

  • Não pense que seu namorado (a) é uma propriedade sua. O sentimento de posse pode estragar a relação, o melhor é evitar.
  • A comunicação entre o casal é necessária sempre! Tente observar o que é bom ou ruim e verbalize para o parceiro com educação, para que não haja desgaste com algo que por falta de diálogo, acabe esfriando a relação.
  • No dia da abertura da Copa, convide muitas amigas da sua namorada para assistir com vocês. Isso pode deixá-la mais animada e confortável, já que muitas não costumam assistir jogos de futebol, mas abrem exceção na Copa do Mundo.
  • Elas devem entender que eles gostam do evento e que o romance também pode existir em dias de jogos, use a imaginação para curtir esse momento com todo o entusiasmo. 

 

Texto de autoria da Psicóloga Dra. Letícia Guedes – Sócia proprietária da clínica Vivencialle, é psicóloga clínica, analista do comportamento, especialista em terapia comportamental – cognitiva, Mestre em psicologia, professora de pós – graduação, palestrante, conferencista, escritora, Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental – ABPMC. Possui cursos na área da sexualidade humana. Ministra cursos de terapia sexual só para mulheres, além de trabalhar com terapia de casais.

 

Sobre Emerson Lara

Cinéfilo. Colecionador de filmes, séries, quadrinhos, action figures. Fundador e Editor chefe do Central 42.

Veja também:

Líder em cosméticos naturais, orgânicos e veganos estará na 11ª Beauty Fair

Entre os dias 05 e 08 de setembro a Surya Brasil estará presente na 11ª …