psn

Esta semana tivemos uma notícia que abalou a estrutura do mundo gamer como há muito não se via: a Playstation Network (PSN), rede do Playstation 3, foi invadida por hackers e dados como nomes, endereços, e-mails e números de cartões de crédito de mais de 77 milhões de usuários foram expostos. Neste post tentaremos explicar a vocês quais as consequências disso e como ocorreu o maior ataque hacker da história da internet.

Tudo começou em agosto de 2010 quando uma empresa australiana chamada OZ Modchips lançou o PSJailbreak, um dispositivo que permitia rodar jogos no Playstation 3 através de um HD externo ou interno. A Sony tentou uma série de ações para tentar prevenir a pirataria no PS3, mas com o lançamento deste modchip a comunidade hacker se atiçou e os experimentos com o console começaram a aparecer por todos os lados. Não havia mais volta: após quatro anos livre de qualquer pirataria a segurança do PS3 finalmente havia caído.

Quando tudo parecia ruim, veio o golpe fatal: em janeiro deste ano um grupo de hackers auto-denominado fail0verflow ultrapassou uma série de barreiras de segurança e conseguiu acesso a master key do Playstation 3, chave que era usada pela Sony para autenticar seus softwares. Com este código era possível instalar qualquer software no PS3 sem a necessidade de uma autenticação de segurança.

Então começaram a surgir os chamados homebrews (softwares feitos por usuários): emuladores, sistemas operacionais alternativos, programas de FTP, gerenciadores de backup, Media Players e, obviamente, a pirataria. A Sony tentava bloquear estas ações através de atualizações em seu sistema mas, com a master key em mãos, hackers desenvolveram diversas Custom Firmwares (versões modificadas do sistema) que burlavam todo tipo de segurança do PS3. Não demorou muito até surgirem Custom Firmwares que permitiam aos usuários jogar na Playstation Network com consoles desbloqueados sem nenhum problema e até baixar seus conteúdos pagos de forma ilegal.

A Sony resolveu adotar uma tática agressiva: processou George Hotz (hacker responsável por grande parte dos desbloqueios feitos até aqui) e o grupo fail0verflow, prometendo tomar medidas drásticas contra eles. A comunidade hacker revoltou-se e prometeu vingança, mas a empresa japonesa não tomou conhecimento e continuou a represália, com ordens policiais para invasão de casas e confisco de equipamentos dos hackers.

Eis que, em 20 de abril, a Playstation Network sai do ar no mundo inteiro. Seis dias depois a Sony se pronuncia dizendo que a rede foi atacada e mais de 77 milhões de usuários tiveram seus dados expostos. Boatos dizem que o ataque foi causado através de uma Custom Firmware chamada “Codename: Rebug”, tão poderosa que permite adicionar créditos na PS Store sem a necessidade de um cartão.

As consequências do ataque a PSN deverão ser desastrosas. Especialistas calculam que o prejuízo pode ultrapassar 24 bilhões de dólares e autoridades dos Estados Unidos, Japão e Reino Unido já iniciaram investigações para saber se a empresa possuía proteção para os dados que possuíam, especialmente os de cartões de crédito. Usuários do mundo inteiro se revoltaram contra a empresa, e alguns já começaram a relatar fraudes em seus cartões.

A Sony anunciou que está reconstruindo a PSN e que a mesma deverá estar no ar nas próximas semanas, mas qual a credibilidade da empresa após este papelão? Você acredita que o departamento de games da gigante japonesa resistirá a um prejuízo de mais de 24 bilhões de dólares? Este ataque foi causado pela arrogância da empresa ao atacar os hackers sem pensar nas consequências?

Aguardo ansiosamente pelas respostas de vocês nos comentários.

ATUALIZADO EM 28/04/2011 às 14:45

De acordo com o Gamespot o americano Kristopher Johns entrou com o primeiro processo contra Sony Computer Entertainment America, alegando “falha em manter uma segurança adequada dos dados de computadores, sobre dados pessoais do consumidor e dados financeiros, incluindo, mas não limitado a, dados do cartão de crédito e à exploração, razoavelmente previsível, de tal segurança inadequada dos réus Sony, por hackers de computadores, provocando o compromisso da privacidade das informação confidenciais dos cerca de 77 milhões de consumidores titulares de contas com cartão de crédito”.

Além disso as ações da Sony na bolsa de Tóquio fecharam esta quinta-feira com queda de 4,5%, como reflexo da invasão à Playstation Network. As ações da companhia acumulam desvalorização de 8% na semana.

Lista de Posts recentes:

[PTP]posts[/PTP]

Author

48 Comments

  1. Fernando

    A Sony desenvolveu o PS3 para lucrar com ele, se ela não quer pirataria, ela tem o direito disso. Os errados nessa história são os hackers, não podemos trata-los como amigos só pq desbloqueram o video-game. Se a Microsoft deixa rolar solto os jogos piratas no XBOX, é pq ela quer isso, quer ganhar fatia de mercado, tem toda uma lógica por trás disso. Mas a Sony não quer e nem precisa disso. E nem os usuarios do PS3 precisam de jogos piratas, se vc não tem condição de comprar um jogo de PS3, compre um XBOX.

    Se eles não fizeram um programa contra hacker, aí é um problema, mas ficar com medo das ameaças deles não pode mesmo, se não onde vai ser o limite?

    Abs!

  2. hellenitavcdvd

    Depois dizem que brasileiro é que gosta de "levar vantagem"…
    Se o ataque foi causado pelas medidas tomadas pela Sony ? É provável, mas será que ele não aconteceria se essas medidas não tivessem sido tomadas? Nunca saberemos…

    Se todas as pessoas que fazem algo errado, fossem de certa forma, punidas, certamente teríamos menos pessoas no mundo "errando".

    24 bilhões é grana pacas… mas acho que a Sony aguenta sim. Vamos aguardar.

  3. É… que a SONY tem o direito de lucrar com o PS3, tem mesmo. Mas hoje em dia onde virtualmente a pirataria domina e é ponto pacífico, sou a favor da aceitação da pirataria (por pior que possa ser) para a própria proteção do que há de mais importante em qualquer corporação – O CLIENTE. Porque no final das contas, hacker nenhum brinca de ferrar as empresas ou quem eles buscam. Eles ferram DE FATO e ponto.

    Será que a SONY nunca pensou que isto poderia acontecer?? Que se descolaram a master key do sistema, não poderiam encontrar dados dos clientes? Uma empresa tão conceituada, respeitada e adorada por tantos, não tem um departamento de segurança da informação com os melhores? Shame on you SONY!

    E como consumidor (modo geral, pois, não fui lesado neste caso, porém, consumo outros produtos da mesma empresa), não me preocupo de fato com os metodos de lucro da SONY ou qualquer outra que eu consuma, mas – sobre a minha segurança enquanto consumidor – É exigência!…

    Não defendo os hackers, mas sou a favor do CLIENTE CONSUMIDOR antes de tudo.

    Legal o resumão aí… Gostei bastante desse blog.

  4. Eu sempre achei esse negócio de desbloquear video game coisa de mané….

    O PS3 era o TOP dos Video Games justamente por causa deste bloqueio…mantinha a qualidade…e sem não tem dinheiro pra comprar um jogo de PS3…compre um outro porra…..A Sony nao obriga vc comprar o produto dela….soh comprar quem sabe que é bom….vou continuar a usar o PS3 e realizar compras pela PSN….até mesmo pq nao foi culpa da Sony e sim da irresponsabilidade desses chupadores de mouse chamados de Hackers….bando de virgens

    Eu acho que esses Hackers deveriam passar o resto da vida na cadeia…

    Apoio a Sony em processar e prender esses desocupados….

  5. Marcos M.

    Infelizmente a maioria das pessoas é completamente desinformada em relação ao desbloqueio do PS3, e acha que a invasão a Playstation Network tem ligação direta com o desbloqueio, CFW, homebrews, etc.

    O desbloqueio do console é NO MAXIMO um fator que facilitou….

    Quem acompanha essa historia dês do início sabe que a invasão da PSN é muito provavelmente uma conseqüência política, no sentido de ideais diferentes e principalmente vingança contra a conduta ditatorial da Sony com a cena homebrew, ou ainda ha uma chance de ser mesmo um golpe para roubar informações e tentar ganhar dinheiro ilegalmente com isso, o que é uma possibilidade remota analisando os fatos e acontecimentos judiciais dos ultimos meses.

    Os hackers que desenvolvem ferramentas para ampliar a capacidade do PS3 e restaurar funções antigas retiradas pela Sony, e que o fez apenas visando seu próprio interesse (vide o Linux), não têm absolutamente nada haver com estas atitudes de crackers.

    A Sony processa os caras errados, pois justamente estes são os únicos que dão a cara pra bater, afinal, adivinhem… na verdade não estão fazendo nada de errado, ao contrario do que parece inicialmente. Quem desenvolve formas de rodar backups, ou como alguns não tem o menor medo de chamar de jogos piratas, nunca deu a cara pra bater, e a Sony não sabe nem onde começar a procurar, estão anonimos.

    Agora observe o hacker que esta(va) devolvendo a função de Linux ao console (graf_chokolo), teve a casa invadida pela Sony por duas vezes, o Geohot, que foi o primeiro cara a desenvolver uma CFW para ps3, e diga-se de passagem A UNICA CFW QUE NÃO FUNCIONA JOGOS PIRATAS / BACKUPS (pois não tem implementada syscalls), tinha o objetivo apenas de liberar o console para instalação de outros programas que não fossem da Sony, no entanto foi processado da mesma forma.

    Tomara que o pessoal abra um pouco a cabeça, e perceba que se ha bonzinho na historia (algo que particularmente não acredito), definitivamente não é a Sony, pois ela esta certa apenas no quesito proteger o negocio dela, mas esta COMPLETAMENTE errada em NUNCA se quer averiguar os interesses dos seus clientes. Segue abaixo alguma das atitudes que muitos ingenuamente deixam passar reto:

    -Retirada do OtherOS / Linux;
    -Atualizações constantes e obrigatórias sem implementação de nenhuma função nova ao usuário, observando que atualizações deste tipo deveriam ser raras, pois existe perigo eminente de queda de luz, e assim brick irreparável do console;
    -Necessidade de atualização para jogar online… afinal, quem não gosta de baixar todo mes 200mb para liberar multiplayer online? Principalmente aqueles que jogam 3x por mes, 1/3 das vezes.;
    -Bugs não reparáveis em novas firmwares, a qual impedem a expansão/troca de HD interno;
    -PSN Plus (ca entre nós, quando a LIVE era a suprema, a PSN deveria ser gratuita para ganhar adeptos, agora que foi igualando, vale cobrar né?);

    Acredite ou não, o desbloqueio resolveu alguns destes problemas acima!

    Para finalizar, vai a dica… Não seja mico se circo, maria vai com as outras, etc. A Sony, como grande corporação que é, atende os interesses dela muitast vezes passando por cima do cliente, e agora também por cima dos desenvolvedores e entusiastas "homebrew". O que aconteceu na PSN foi conseqüência de um amontoado de acontecimentos no decorrer dos últimos 2 anos. Culpar desenvolvedores de CFW pela invasão a PSN é a mesma coisa que culpar quem desenvolveu a pólvora ou da aviação dos assassinatos, massacres e guerras, é um simplismo de quem não quer olhar muito além da ponta do seu próprio nariz.

    Desculpem por me alongar tanto e pelos possíveis erros de português (estou no trabalho), mas esta é a visão de quem acompanha dês do inicio da história.

    Boa sorte, e boa jogatina a todos!
    (por enquanto, jogatina offline) =[

  6. marcelinoap

    A Sony não é nenhuma santa mas, neste caso, a culpa é do meliante que roubou os dados. É como deixarmos a porta destrancada de casa, um ladrão entra e rouba tudo, daí o povo processa o morador da casa por displicência.

  7. Caramba! Essa situação só mostra o quão frágil o avanço técnológico nos torna. Nossos dados não estão mais seguros, os serviços prestados não estão mais eficientes e as pessoas que poderiam utilizar toda a capacidade máxima de seus conhecimentos para desenvolver mecanismos de utilidade, acabam por usar deste conhecimento, uma arma!

    Claro que muitos dirão que os hackers tentaram algo que liberta a todos para o uso livre do equipamento, que por sí só já nos tem um custo absurdo, mas a partir do momento que expõem os dados dos usuários que são as vítimas, eles caem por terra!

    Realmente um rombo de 24bi é muita coisa! Claro que isso é estimativa, eu creio que a Sony deve ter algum seguro ou irá responsabilizar terceiros sobre as falhas de segurança, uma vez que por mais que a empresa seja tecnológica, ela possui terceiros trabalhando para manter sua TI funcionando. Quebrar ela não vai, mas vai ficar com a imagem arranhada.

    Beijokas
    Ara

  8. HCesconeto

    FANTASTICO!!!!!!!!!!! PARABÉNS por trazer essas infos, que eu não conhecia.

  9. Essa é uma questão polêmica. Eu, particularmente, sou contra qualquer tipo de "hackeamento" ou desbloqueio do que quer que seja. Essa história de que é pra liberar funções ou sei lá o que dos equipamentos e não tem a finalidade de se utilizar de jogos pirateados é balela. Quem quer um aparelho desbloqueado o quer para benefício financeiro sim e não leva em conta o prejuizo que isso gera tanto para quem gastou uma mega grana para desenvolver o equipamento quanto pras pessoas que criam os jogos. Não vou aqui entrar na discusão dos altos valores dos produtos originais, impostos e etc, pois uma coisa jamais servirá para justificar a outra. Eu nunca desbloquearia meu iphone e pronto, não preciso de mais do que ele me oferece e se precisasse procuraria outro equipamento que suprisse as minhas necessidades.

    Agora indo ao tema do post, o que aconteceu é grave sim. Só que estou vendo dois lados bem distintos na discussão, um que coloca a Sony como vilã e outra que a coloca como vítima. Pra quem a vê como vilã e acha bem feito o que aconteceu, seja vingança dos hackers ou não, está simplesmente validando comportamento de criminosos que podem prejudicar muita gente e gerar milhões de prejuízo ao mundo todo. A sony está sim no seu direito em processar pessoas que adulteram de alguma forma seus produtos, pois a propriedade industrial deve sim ser preservada. As empresas não gastariam fortunas pra desenvolver produtos inovadores se no dia seguinte qualquer um pudesse copiar e lucrar com isso. Ao mesmo tempo, devemos analisar se ela tomou as devidas precauções com os dados dos usuários, e caso se verifique que ela poderia ter impedido ou ao menos dificultado o ataque deve sim arcar com as consequências.

    Outro lado que aqui ninguém levantou. Nós, assíduos consumidores on line estamos carecas de saber que qualquer que seja a transação, ela nunca será 100% segura e assumimos sim o risco nessas transações. Quem não quiser correr o risco de ter seu cartão clonado, seja em lojas on line, seja em um posto de gasolina deve voltar à usar dinheiro de papel. Eu mesma já tive três cartões clonados e pergunta se parei de usar? Claro que não, é cômodo pra mim, então eu assumo o risco de ter dor de cabeça com isso e pronto. Me incomoda um pouco essa posição simplória em que alguns consumidores virtuais se colocam, alegando uma fragilidade que não existe, geralmente querendo sempre levar vantagem em tudo. Quando queremos facilidades abrimos mão de segurança. Isto é fato. A troca vale a pena? Parece que sim, pois ninguém quer abrir mão das facilidades trazidas pelo mundo virtual. Então que aprendamos a lidar com as consequências deste avanço tb. Pois isto faz parte do pacote.

  10. André Luiz

    Sua visão é sensata, embora tolamente distorcida. Se você deixa a porta da sua casa aberta e um ladrão entra e rouba tudo, é um problema seu. inguém tem realmente nada a ver com isso e não há porque processá-lo.
    Mas a partir do momento que você VENDE UM SERVIÇO onde você anuncia a sua casa como um tipo de armazém onde voce guarda bens dos outros para posterior uso, você é quem deve se responsabilizar pela segurança da sua casa onde estão esses bens, pois as pessoas estão pagando para que você se responsabilize pelos bens deixados sob sua custódia. As pessoas estão confiando em você…
    Lógico que você não tem culpa do roubo, mas é sua OBRIGAÇÃO prover a segurança do seu negócio e dos bens à você confiados!

  11. André Luiz

    Acho que a SONY vacilou muito nessa história toda. Eu não só apoiaria os hackers, como “legalizaria” suas opções de CFW e disponibilizaria os jogos para download. Isso aumentaria muito as vendas do PS3 no mundo, gerando um lucro muito maior.
    Mas ao mesmo tempo criaria conteúdos exclusivos para todos os jogos, que só seriam acessíveis à quem comprasse a licença online (da Sony ou dos desenvolvedores), criaria categorias de acesso à PSN com valores diferenciados e direitos diferenciados.
    É a diferença entre tentar guerrear e se unir ao inimigo e aproveitar a força dele.
    Colocaria o preço dos jogos lá no pé.
    Exemplo: Crio o GT6. Coloco 200 tipos de carros diferentes e 35 pistas. Adiciono uns 50 desafios. Disponibilizo o game pra download gratuito via internet.
    Você baixa e joga online normalmente.
    Mas ao mesmo tempo te proponho as licenças Plus, Master e Top, com preços variados e mais carros, pistas e desafios. Ao mesmo tempo, haveriam pistas para desafios online exclusivas de cada licença.
    Se você quiser entrar na pista de Monza, só com licença Plus. Pra entrar na Mônaco, só com Master e Indianápolis só com Top, sacou?
    Ainda disponibilizaria premios em “dinheiro” para que os usuários criassem novas pistas com novos desafios… Esse dinheiro seria um tipo de crédito para uso na própria PSN…
    Mas isso não é coisa pra cabeça de engenheiro de TI e desenvolvedor de game… Infelizmente!
    Entáo, contente-mo-nos com a PSN off…

  12. Excelente post. Sempre fui fã da Sony, ainda mais por resistirem tanto tempo à pirataria e particularmente torcia para que nunca fosse quebrada, por mais difícil que isso seja de imaginar. Mas culpo a Sony nesse caso por não cuidar de seus clientes com maior segurança e não por ter enfrentado os hackes. Tinham que ser enfrentados mesmo, mas a Sony não podia ter dado uma bobeira dessas. Como não uso a psn, fiquei aliviado ao saber que meu cartão não estava lá. Vejo um problema grave no pensamento dos jovens de hoje de que tudo é de todos. Em um futuro não muito longe vão acabar distruindo as empresas cuja pirataria pode incidir e os produtos vão diminuir de qualidade, sendo oferecidos por qualquer bom samaritano que queria produzir um conteúdo gratuito e quem sabe viver da fama ou da publicidade. Se as coisas não tem mais valor monetário na internet (ou onde for), não tem porque criar o conteúdo a não ser por ideologia ou amor. E sabemos que isso não dura. Uma hora as pessoas boas vão cansar de pagar para pessoas más e o caos será formado. Abs

  13. Excelente resposta.

    concordo muito com isso:

    "Eu, particularmente, sou contra qualquer tipo de "hackeamento" ou desbloqueio do que quer que seja. Essa história de que é pra liberar funções ou sei lá o que dos equipamentos e não tem a finalidade de se utilizar de jogos pirateados é balela. Quem quer um aparelho desbloqueado o quer para benefício financeiro sim e não leva em conta o prejuizo que isso gera tanto para quem gastou uma mega grana para desenvolver o equipamento quanto pras pessoas que criam os jogos. Não vou aqui entrar na discusão dos altos valores dos produtos originais, impostos e etc, pois uma coisa jamais servirá para justificar a outra. Eu nunca desbloquearia meu iphone e pronto, não preciso de mais do que ele me oferece e se precisasse procuraria outro equipamento que suprisse as minhas necessidades. "

    "

  14. Obrigada pelo apoio Bruno… Acho que muito dessa discussão é hipocrisia da parte de muitos que não assumem suas responsabilidades em qualquer que seja o assunto. Nós não somos leigos, sabemos o que fazemos e também sabemos bem o que compramos. Mas cada cabeça uma sentença.

  15. Primeiro queria elogiar o "dossie" que esta simples e direto, todos podem compreender o que ocorreu no geral.

    Agora vou falar sobre as opiniões diversas que li aqui e em outros lugares sobre o que ocorreu.Não posso crer que existe pessoas querendo proteger a Sony, é o primeiro caso de cliente lesado que em vez de reclamar, protege e elogia a empresa. A Sony cometeu vários vacilos com o PS3 já, e agora olha essa palhaçada. Primeiro divulgam que eram apenas dados pessoais, como se fosse pouco né! Agora dados de cartão de credito!!! Acorda galera. Vai se ferrar Sony, mandou muito mal, e o pior que todo mundo sabe que foi ela que provocou tudo isso, hacker nenhum tinha feito nada demais comparado com o que ja existe no 360 e Wii, a Sony quis dar de fanfarrona e viu um mundo de gente se voltar contra ela. Não tem essa de que é culpa de quem fez, o hack não me atrapalhava em nada, era problema da Sony, cada um com seus problemas né. Agora se ela não sabe contornar os problemas dela, não somos nós, os clientes que temos que ser o compreensivel da história, pago e tenho que ser compreensivel? Estamos falando de dinheiro, de investimento. Não tem ninguém da minha familia la pra eu ter tanta compaixão assim. Quero ver esses bunda moles ai verem seus dados serem usados, se vão continuar com este carinho todo pela mercenaria que não sabe cuidar nem dos próprios servidores.
    Isso é apenas um desabafo de alguém que compra originais e que não tem medo de reconhecer que foi lesado. Esperto é quem desbloqueou, conheço pessoas que desbloquearam e ainda sim compravam jogos com a mesma frequencia do que antes. Isso não é ser desonesto, não né! Tão certo eles. Imagino se o Windows, Linux ou Mac-OS precisasse de desbloqueio para rodar programas dos outros. Tem programa da Microsoft pro MAC, e nunca teve problema nenhum entre eles! A Sony é mercenaria, só quer as coisas dela no console dela, e ainda removeu outros sistemas para concentrar mais ainda a possibilidade de lucro na mão dela. Li por aqui coisas interessantes, opiniões otimas, mas li muita bobagem de gente que esta achando que sabe metade do que aconteceu. Garanto que não sabe, sorte sua de ser um cliente satisfeito mesmo com seus dados divulgados para o mundo.

  16. Um amigo certa vez disse a um colega: "Não sabe brincar, não desce pro playground", a frase serve para ambos os lados da moeda Sony/Crackers.

  17. Aminiack

    To puto com a Sony faz tempo pq eu queria ampliar meu HD interno do play3, função que sempre existiu e funcionava bem, a galera trocava des da epoca de hd de 20gb, 40gb e tal… ai resolvi trocar meu HD de 120Gb original dele para um de 500Gb, para guardar meus videos, musicas e fotos, fazer dele uma central multimidia e assistir as coisas direto do player do console, afinal ele serve para isso né, não só pra jogo! Sorry mas é um pouco burrice alguem vir fala p/ procurar 1 aparelho que sirva pra isso pq o playstation3 é feito pra isso!!!! Bom, troquei o hd e deu zica e não consegui, e foi justamente pq meu console sempre esta bem atualizado, deveria ser um fator bom né, mas no fundo foi o grande problema. Quem tem desbloqueio consegue usar 500Gb numa boa, quem tem console desatualizado tb, deve dar pra usar hd de 20 milhões de Tb que vai funcionar, só eu q faço tudo certinho que tenho que ficar com 120gb por zica de atualização. Entendo bem o problema de alguns usuarios com a retirada de outros sistemas operacionais, é igual meu caso, função que sempre teve e que foi retirada!
    Vou trocar por um 360, ele não tem muita coisa, mas o pouco que tem ninguem tira, e a LIVE é segura, pessoal que avacalha é banido eternamente, é bem facil, soh a sony que não percebe huahuahua
    Concordo que o play3 era otimo + isso ta ficando meio passado ta ligado, tinham que revisar as atualizações dele mais vezes e lançar menos versões tb pra não dar essas zica igual a minha, acabei ficando com um hd 500gb sobrando e faltando hd no play =
    Tinha que ter função nova, não retirada de função, é mesma coisa que tirar a direção hidráulica numa revisão do meu carro hauhauhua

  18. Erik Almeida

    Não acredito que seja um prejuízo tão grande, 24 bi é uma estimativa. Eu como usuário só lamento, porque a rede é boa, a estrutura é ótima, não tenho do que reclamar.

    Quanto as invasões isso era de se esperar, ainda mais depois que conseguiram burlar o sistema para se jogar com jogos "piratas" baixados pela net. Acho que as pessoas precisam apenas cair na real que, a internet não é segura, nunca foi e acho difícil ser. Estamos todos desprotegidos, nossas informações estão a um passo de cair pelo mundo a fora. Basta a nós tomar cuidado, ter cautela com sites que entramos e ponto.

    Espero que volte logo porque eu preciso jogar kkkk.

    Ótimo post, parabéns!

  19. Aminiack

    Viciadão ein veio, num vai cair em outras "drogas" com essa abstinencia de jogo online huahuauha
    Duas semanas sem jogar online eh de ferrar, avisava que a gente tirava ferias do trampo po, daí o povo ia viajar pra praia, pro campo, voltava só qnd a PSN voltasse tb huahauha

    Obs 24 bilhões ninguem no planeta pagaria veio, num vira não!

  20. Aminiack

    Engraçado que agora ninguém assume a parada. Só a Al Qaeda que apronta pesado e assume hauhau

  21. Oh vício hein mocinho??????? kkkkkkkk Vai já pro teatro que é melhor heheheheheh…… E seu cartão ainda fica protegido heheheheh

  22. Aminiack

    Para apimentar mais ainda a discussão, a declaração do Geohot sobre a invasão.
    Vejam como a opinião do cara bate com de alguns que protegem os hackers, e até o que ja foi dito aqui antes mesmo dele declarar isso. Veja bem, separe sempre os hackers dos crackers invasores!!!
    http://outerspace.terra.com.br/?dir=noticias&…

  23. Aminiack

    Eu penso que tb eh hipocrisia ignorar vários fatos citados, alguns realmente são exagerados e eu concordo… mas não da pra fugir do fato que a Sony ja vacilou mto, e que foi prepotente provocando a ira de outros grupos de hackers. Temos que considerar principalmente que a criação de firmwares alternativas inicialmente não tinham ligação com pirataria, elas nem rodavam jogos piratas, como que poderiam ter algo haver com pirataria? Pode pesquisar, a unica firmware lançada pelo Geohot não roda jogos piratas, possibilita instalação de players novos, emuladores, customização de algumas coisas no console, e mais tarde também possibilitou restauração de funções retiradas. Ele mesmo anunciou que não faria nenhuma função para carregamento de jogos, provocou uma baita ira de quem queria isso e ja usava o aparelho jailbreak. A questão não é conhecimento tecnico e sim informação de usuarios que qualquer um pode pesquisar e tirar as conclusões. heuheu

  24. aleromero

    Eu acredito que ele esteja certo nesse ponto. Os hackers podem até ter derrubado a PSN por vingança, mas se aproveitar dos dados coletados para cometer fraudes de cartão de crédito é coisa de bandido.

    Aliás a Microsoft que se cuide, pois se virar moda essa história de invasão, a Live pode ser o próximo alvo.

  25. Justo agora que quero entrar no mundo dos jogos e abrir uma conta da PSN aconteceu isso
    Acho que a culpa é do meu pé frio mesmo

  26. Marcos M.

    Mataram o Osama Bin Laden, e a PSN ainda não voltou…

    Ta bravo o negocios! kkk

  27. Lucsaad11

    Ae pessoas ! Meus parabéns pelo post! Realmente mto bem explicado e de uma forma sucinta, que qualquer pessoa pode entender sem problemas !
    Minha opinião é a seguinte: Acho que uma hora ou outra isso iria acontecer, era somente uma questão de tempo. Parece um desafio a esses marginais da computação (digo isso pq já conheci esse mundo) quebrar sites e protocolos de segurança cada mais complexos, infelizmente é a realidade, e por trás disso tem mta gente ganhando dinheiro em cima isso que é o pior. Mas enfim, como bom gamer viciado que sou, espero que tudo se resolva o mais rápido possivel ! Parabéns novamente !

  28. Desbloquer o videogame para introduzir funçoes que ele é capaz de executar para tirar melhor aproveito de um equipamento que custa muito caro, concordo, invadir a psn já é coisa de bandido. Agora que a senhora sony realmente está fazendo pouco caso do cliente fiel a marca, isso está. Com essa de proteger seu console acabou prejudicando quem não tinha nada a ver com sua briga. Eu por exemplo tive o hd de meu ps3 corrompido com pouco mais de tres meses de uso, mesmo comprando um hd novo não consigo instalar o firmware por conta do bloqueio que a propria sony criou. Eu que tenho meu ps3 bloqueado e não tenho interesse em desbloquear posso joga-lo no lixo. Eu não posso cobrar isso de hacker nenhum, mas sim da Sony, a qual faz um imenso pouco caso dos seus clientes e se preocuopa somente com seu bolso.

  29. Fernando, ja que voce parece nao ter entendido nada….vou explicar bem simples…

    se voce compra um carro voce pode fazer o que quiser com ele ? claro! isso é obvio!
    se voce compra um video game tb!, o que os hackers fizeram foi liberar o playstation pra instalar linux…criar programas…fazer o que vc quiser com o SEU playstation 3, se OUTRAS pessoas vao fazer pirataria, nao eh problema deles, e outra, qual o problema de rodar seus jogos do hd e poupar seu leitor? teoricamente eles nao fizeram nada re errado…quem estava errada era a sony, que por exemplo vendeu playstation com linux e depois tirou atraves de uma atualização

  30. eu quero jogaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa omline genteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee pelo amor de Deus que me importa com as contas dos gringos eu quero jogaaaaaaaaaaaaa

  31. Hard Bit

    Aí Galera parem de falar bobagem, sobre a SONY isto sobre a SONY aquilo, se não quiserem mais o PS3 então vendam e parem de falar sobre a empresa, a mesma tem seus direitos autorais e temos que respeitar, se você quer jogar em HD fique com o PS3, senão vão comprar o XBOX ou um SUPER NINTENDO I, pelado não pode ter PS3, então vão comprar outros consoles e comprar CD ou DVD de camelô. Vocês querem o melhor e não querem pagar nada, é por isto que nosso país é assim e está cada vez pior, vocês tem que levar suas vantagens com seus parentes…….e sua família. Bando de retardados!!!!!!

  32. MGS Aways

    Já tem desbloqueio para SNES? Nunca tive conhecimento de tenha invadido a rede deste console. Deve ser mais seguro.

  33. guilherme elisio

    se liga playboy ;( e quem é pobre vai joga mega -drive??????????????

  34. guilherme felicio

    gosto do ps3 mas o xbox é a favor do povo brasileiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  35. henrique paiva

    voce foi uma das unicas pessoas a usar a razão aqui mas quem é a favor do ps3 travado são esses boysinhos filhinhos de papai que podem gastar 100 120 reais num unico jogo, mas quem é pobre como eu e nao tem condiçoes, ??? vo joga dynacom, atari??? dedo do meio para os playboys!!!!! vlw marcao

  36. Va caça um macho seu viado. Play Boy. Cada um faz o que acha melhor, cada um é responsável por si mané. Nos EUA todas usam piratas, ai dizem que os americanos são patriotas e tal.

  37. Na certa você é um viado. FDP. Por isso não uso este merda, outra coisa otário, deixa os caras desbloquearem e pronto. Vc no mínimo é um play boy bancado pelo os pais que nunca teve que ralar na vida, Seu gay.

  38. cccccccccccccccccc

    tomara que os hackes consigam desbloquear o ps3 em definitivo um jogo original custa 200 r$ e um roubo isso

  39. Leonardo

    ser mané é pagar 150 pila num Crysis 2 de ps3 em qualidade inferior(que nem é HD) quando vc pode pagar 3 reais num crysis 2 para xbox 360 em qualidade HD.

    É a geração pirata mano.
    Quem TEM tem que cuidar, é a responsabilidade.

  40. Eu sempre joguei game. A Sony sempre veio com o tal bloqueio e ela sempre soube aonde daria. É como dizem, tudo que é errado chama a atenção. Digo errado porque a sony de certa forma foi prejudicada, mas, por uma boa causa, afinal ninguen aguenta pagar 200,00 pilas num game, pelo amor de deus. é, eu achava que os japoneses eram os mais inteligente do globo, hoje percebo que são os hackers kkkkkkkkk.flws

  41. kra os jogos são caros pq a sony está com um maior prejuizo, se ela diminuir os preços ela vai falir e ai a gente vai ficar só com xbox.Pensem nisso.

  42. Pessoal o que me deixa mais perplexo e que as pessoas e principalmente as empresas tem vendido a historia da "cloud" como uma grande solução, que não duvido que e, so que como fica a segurança ????que ninguem comenta. Grande exemplo acima para pensarmos.

  43. Eu n apoio a Pirataria e apoio sim o direito da Sony de processar os criadores do seila oque que facilitou a entrada dos crackeres pra quem n tem dinheiro pra comprar os jogos originais do PS3 ora bolas simplesmente n compre… quando compraram o PS3 acho q ainda n esistia esse desbloqueio…..vcs fizeram oque deixaram o PS3 de lado? acho que n vcs continuaram a comprar jogos originais.