Home / Falando Curto e Grosso / Dunkirk – Uma batalha como você nunca viu!
Dunkirk

Dunkirk – Uma batalha como você nunca viu!

Christopher Nolan traz, no ano de 2017, esse grandioso longa metragem – Dunkirk . Ele já é um grande cineasta, Dunkirk mas será ainda mais prestigiado por esse sucesso.

Escrito e dirigido por Nolan, ele mostra o quanto a guerra é impessoal. Não existe em Dunkirk um protagonista, existem soldados e esse é um grande diferencial da narrativa.

Nolan não carece de apresentação, mas a história, a Batalha de Dunquerque, sim.

Ela aconteceu em 1940, no litoral da França, as tropas alemãs cercaram a cidade, cerca de 400 mil soldados ficaram encurralados e sem esperança de sobreviverem. As forças armadas da Inglaterra tentaram resgatar os homens, mas seus aviões eram derrubados e os navios naufragados. A esperança de vida só aconteceu quando muitos civis ingleses pegaram seus próprios barcos de turismo e de pesca, partiram e atravessaram o Canal da Mancha para resgatar aqueles homens.

Sinopse

Na Operação Dínamo, mais conhecida como a Evacuação de Dunquerque, soldados aliados da Bélgica, do Império Britânico e da França são rodeados pelo exército alemão e devem ser resgatados dunkirkdurante uma feroz batalha no início da Segunda Guerra Mundial.

Os melhores recursos foram usados para imagens serem perfeitas, câmera IMAX (formato de 70mm) dando seu toque e fazendo esse filme ficar ainda mais incrível. E, claro, não podemos esquecer do som, que foi muito bem utilizado e até mesmo na ausência dele. Hans Zimmer trabalhou a trilha sonora mais silenciosa, intimista e, em alguns momentos, com seus toques de suspense com seus violinos fora do compasso.

A fotografia, com os planos abertos, mostrando a Praia e o isolamento dos soldados sem muito a fazer, entregue a própria sorte. Os aviões inimigos vindo em direção à Praia, prontos para bombardear e matar homens que nem o nome sabemos… Isso nos remete uma agonia profunda, o retrato de muita tristeza, desespero, tensão naquele horror chamado Guerra.

Acompanhamos simultaneamente as tropas na praia por uma semana, o caça conduzido por Tom Hardy por uma hora e um dos barcos de resgate por um dia. Se confundiu? Ao assistir você entenderá.

Dunkirk nasceu para brilhar e o crédito, sem dúvida nenhuma, vai para Christopher Nolan.

Christopher Nolan traz, no ano de 2017, esse grandioso longa metragem - Dunkirk . Ele já é um grande cineasta, mas será ainda mais prestigiado por esse sucesso. Escrito e dirigido por Nolan, ele mostra o quanto a guerra é impessoal. Não existe em Dunkirk um protagonista, existem soldados e esse é um grande diferencial da narrativa. Nolan não carece de apresentação, mas a história, a Batalha de Dunquerque, sim. Ela aconteceu em 1940, no litoral da França, as tropas alemãs cercaram a cidade, cerca de 400 mil soldados ficaram encurralados e sem esperança de sobreviverem. As forças armadas da…

Avaliação Geral

Dunkirk

User Rating: Be the first one !

Sobre Rosana Moreira

Cineasta formada pela Academia Internacional de Cinema. Produtora desde 2008, dirigiu o curta metragem "4:23" em 2016, "Dissonantes" em 2017. Fez assistência de direção no curta metragem "Olhos Vivos" direção de Kayo Perez (2016), Produziu o curta metragem "Sueli" direção de Christian Monassa (2016) e produziu o filme "W'arana" direção de Christian Monassa - rodado em 2017 na Amazônia.

Veja também:

Planeta dos Macacos

Planeta dos Macacos: A Guerra encerra trilogia de maneira impactante

Marque o dia 03 de agosto como um dia especial, de gala, para ver Planeta dos Macacos: A Guerra. O filme promete deixar todo mundo com o coração na mão