Home / Cultura e Entretenimento / O que é ser Nerd?

O que é ser Nerd?

Amanhã é dia 25 de Maio. Conhecido como o Dia do Orgulho Nerd ou o Dia da Toalha.

Se não sabe o que é exatamente isso e como tudo começou, aproveite para ler nosso post Dia da Toalha – O mais nerd dos dias.

E para esse ano, perguntei aos amigos e colaboradores do blog:

O que é ser Nerd?

Emerson Lara

Vou começar por mim.

Nunca me achei um nerd hardcore, daquele de várzea, de raiz, aquele nerd moleque. Sempre gostei de tudo, desde quadrinhos a filmes de aventuras, ficção, fantasia. Tanto que ainda hoje coleciono filmes, memorabília, quadrinhos, collectibles em geral. Mas uma coisa me faz ser nerd mesmo, não tem como esconder: sou fã confesso das Tartarugas Ninjas.

Ser nerd é conhecer vários mundos, desbravar histórias fantásticas, usar sua imaginação sem limites, criar amizades e laços com pessoas que também se interessam por tudo isso.

Nossa realidade é dura de encarar – não estou dizendo para usar a imaginação como fuga – e podemos aprender como tornar um mundo melhor na coletividade, por meio de várias lições que esse mundo nerd nos traz.

Você pode dizer: mas e as batalhas e a violência? Onde elas entram nessa fantasia?

Entram nas lições que aprendemos de como elas surgem e como devemos combatê-las. De como podemos ser pessoas melhores e fazer o mundo um lugar mais agradável a todos.

Adriana Amaral (Driih)

Ser nerd é ser antiquado e atual ao mesmo tempo. É ser livre e, mesmo assim, preso as suas manias e vícios.

O nerd de verdade já nasceu nerd. Nerds modinhas são reconhecidos rapidamente.

Dia da Toalha

Ser nerd de verdade é ter Nerdice na veia e muitas das vezes nem se dar conta disso ^^

Caio Lincoln

Ser nerd é ser um planewalker, na integra.

Você viaja pelas dimensões; quer pilotar um Evangelion; Cruzar a Terra Média… Você domina o conhecimento de outros mundos e do seu.

Nerd somos nós que nascemos com a centelha que permite que viajemos entre os Planos.

Ary Santa Cruz Netto (Blog Mistiras)

Em minha opinião, ser nerd é gostar tanto de algo a ponto de se tornar um pouco especialista naquilo.

Em outras palavras, é um conceito muito amplo que pode abranger estilos que pouco pensamos como música, história, coleção de moedas, etc.

Dessa forma, podemos dizer que todos são um pouco nerds, mas nem se dão conta disso.

Victor Adriano

Ser nerd é gostar tanto de uma coisa criada por uma pessoa que você nem conhece, a ponto de dedicar muito tempo de sua vida aprendendo sobre isso.

O mais legal é que você não precisa, necessariamente, ser “apaixonado” por uma história ou um livro, etc., mas por muitas e muitas coisas.

Ser nerd é estar apaixonando pelo mundo fantástico que sai da imaginação das pessoas.

Rafael Lutty

Ser nerd é UM ESTILO DE VIDA, vai além de apenas gostar muito de algo especifico, é todo um conjunto de fatores que forma um universo extenso e crescente.

A forma de se comunicar, de se vestir, de se expressar, as referências de vida que são formadas através da cultura pop ao longo dos anos… Tudo isso e muito mais, constitui um ser nerd.

Luciene Nascimento

É complicado definir um nerd hoje em dia, já que fazer parte desse grupo virou moda nos últimos tempos, e não existem mais aqueles conhecidos estigmas: se você usa óculos ou não; se é gordo ou magro; se está abaixo do padrão de beleza da sociedade ou se é lindo de viver; se é tímido e anti-social ou super descolado. Você pode ser um nerd (será?).

Então, basta gostar de ler, assistir a desenhos animados, animes e filmes de ficção científica; preferir uma livraria e uma biblioteca do que uma boate; gostar de vídeo-game, usar tênis, camiseta e óculos, para ser nerd? Tenho minhas dúvidas…

O que sei é que, tanto ontem quanto hoje, o nerd é um ser que se debruça sobre aquilo que gosta, por mais incomum ou bizarro que esse gosto seja e independente do que os outros vão pensar.

Fernando Cortegipe

Ser Nerd é ser politicamente incorreto quando o assunto é vida normal, não usamos as roupas da moda, não falamos do assunto do momento, não seguimos padrões, não gostamos de futebol nem tudo que atrai a massa, não temos a menor vontade de viver na realidade, preferimos os mundos mágicos e fantasiosos e temos a mente tão fértil que não é nenhum absurdo ter dragões, poderes mágicos ou voar.

Ser nerd é não ser o mais popular, é ter orgulho de seus livros, jogos, pensamentos e idéias, é ter orgulho de saber o nome de todos os pokemons, é ter chorado na despedida do pikachu, é ter ficado puto que não apareceu metade no Senhor dos Anéis que tem nos livros, é ter orgulho de usar óculos, afinal passar horas lendo histórias, zerando jogos tem lá suas consequências, afinal ser nerd é tudo, menos ser comum!

Giorgio Cappelli (Lo Cucaracha – The Roach)

Eu sei que existe muita gente que acha “nerd” um insulto. Eu não. Sou nerd com muito orgulho. E aproveitando este espaço, gostaria de postar um texto para reflexão. Nem é tão longo, deixa de preguiça e leia até o fim.

Nerd dorme em fila pra comprar ingresso de filmes/shows que ele curte.
Fã de futebol dorme em fila pra comprar ingresso de jogo.

Nerd sabe tudo sobre aquilo que ele curte: quantas vezes seu herói de quadrinhos fez tal coisa, se o Hulk ganha do Super-homem etc.
Fã de futebol sabe tudo sobre aquilo que ele curte: quantas vezes seu time foi campeão, se o time dele ganha do outro etc.

Nerd perde tempo colecionando as coisas que ele curte.
Fã de futebol perde tempo colecionando as coisas do time que ele curte.

Nerd anda em bando de caras que curtem o que ele curte; se “produzem” pra ir a convenções (roupa de personagem de animê, por exemplo) e aproveitam essas reuniões de iguais pra conhecer mulheres tão nerds quanto eles.

Fã de futebol anda em bando de caras que torcem pro time que ele torce; se “produzem” pra ir a jogo (pintam a cara com as cores do time, usam camisa do time) e aproveitam essas reuniões de iguais pra… hummm, não tem muita mulher em jogo de futebol, né?

Conclusão: fãs de futebol são nerds socialmente aceitos.

Não são?

 

Sobre Emerson Lara

Cinéfilo. Colecionador de filmes, séries, quadrinhos, action figures. Fundador e Editor chefe do Central 42.

Veja também:

Natal Iluminado

Natal Iluminado traz espetáculo cultural emocionante

Natal Iluminado promete um emocionante espetáculo que integra projeção mapeada, teatro, dança, circo, música ao vivo e coreografias aéreas.