Resolvi escrever este post pra falar de algo que vem me incomodando cada vez mais ultimamente. A educação (ou falta de) das pessoas nas salas de exibição, sejam elas de teatro ou cinema aqui em São Paulo.

Parece que a cada dia que passa as pessoas se respeitam menos e não se importam em incomodar quem está do lado e quer prestar atenção ao que está sendo exibido.

Quer coisa mais chata que no escurinho do cinema alguém sacar de um celular que mais parece uma lanterna para olhar ou enviar torpedos? As pessoas acham que só porque não faz barulho também não incomoda, mas incomoda e muito e tira mais o foco de quem está perto do que o próprio toque do celular, pois a luz chama muito a atenção.

E aqueles que levam lanches enormes de certas lanchonetes que nem vou citar o nome para comer dentro do cinema? Daí você é obrigado a assistir ao filme com aquele cheiro de dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles no pão com gergelim. Nem sempre (ou nunca) isto é muito agradável.

Chegar atrasado em teatros tem sido cada vez mais comum também, e pior, as pessoas chegam atrasadas e querem se sentar nos seus lugares, sem se preocupar em atrapalhar quem já está assistindo à peça e até mesmo aos atores no palco que acabam se desconcentrando com o movimento na platéia. Chegou atrasado fica quietinho no primeiro lugar vago que encontrar e só vá para o seu lugar quando tiver certeza de que não irá atrapalhar ninguém.

Outra coisa que me incomoda e que a grande maioria dos casais nem percebe que faz é ficar juntinho no cinema ou no teatro, um gruda a cabeça na cabeça do outro e quem está atrás que se vire pra tentar ver o que está acontecendo lá na frente. Não é por mal, mas os casais apaixonados vão continuar apaixonados mesmo que ficarem sentadinhos bonitinhos nas poltronas, sem ter que ficar se encostando Fica a dica.

E aqui abro espaço para falar do tema que dá nome ao post e que me deixa louca: A PIPOCA DO TEATRO ABRIL. Nada contra a pobre da pipoca que até é gostosa, mas ela atrapalha e muito a vida de quem quer ouvir o que acontece no palco. Esse ponto talvez seja mais responsabilidade da administração do teatro do que das pessoas, pois é um absurdo permitir que se façam verdadeiros pic nics na sala de exibição onde uma pessoa chega a pagar até R$ 250,00 por um ingresso. O que não descarta também a responsabilidade da platéia que deveria ter o bom senso de não levar “farofa” para a sala de exibição. Parece coisa de gente chata (sim, eu sou chata), mas o barulho da maldita pipoca sendo mastigada e a caixinha da mesma sendo amassada irritam profundamente, ainda mais em momentos de silêncio.

Eu sinto que cada vez mais as pessoas perdem o sentido da palavra cidadania e não querem saber de respeitar o próximo. Isso é muito preocupante, pois daqui a pouco voltaremos a viver em uma verdadeira selva, cheia de “animais” soltos por aí. Não é difícil ser educado e nem dá tanto trabalho assim, basta um pouquinho de bom senso.

E você? O que te irrita mais no cinema, teatro ou afins? Traga mais exemplos pra que juntos possamos manter uma convivência mais agradável nos espaços coletivos e aprender com as dicas e broncas uns dos outros.

Lista de Posts recentes:

[PTP]posts[/PTP]

26 Comments

  1. Já ouvi desaforos de uma mulher no teatro pq ela queria que eu trocasse de lugar com ela pra ela sentar perto do marido. Compro ingresso com uma mega antecedência e a belezinha que comprou na hora e pegou duas poltronas separadas queria que eu saísse de perto dos meus amigos pra se sentar do lado do marido. É claro que eu não saí. Estava na poltrona B11 que é a minha preferida no Abril. Povo folgadooooo

  2. aleromero

    Eu odeio quando vou ver um filme de terror no cinema e vai um bando de pré-adolescente querendo mostrar q não tem medo de nada e começa a rir no meio do filme. Tive experiências arruinadas por causa desse tipo de gente idiota.

  3. Sorcerus

    Relembrando o post do Rio aqui na Central 42, dos pais que levaram os filhos pequenos na sessão legendada.
    Tava na cara que ia dar merda. Será que não se tocam ou foi pura maldade mesmo?

  4. e criança pequena no teatro? não param de falar. Aionda mais em musicais que são longos (cerca de três horas). Não há quem não se irrite com uma criança resmungando o tempo todo.

  5. É impressionante… evoluímos tanto desde os velhos anfiteatros romanos e a galera continua trazendo comida pra plateia… o tempo passou e ainda me sinto num teatro elisabetano, em que o público trazia tomates e ovos para jogar nos atores e frangos inteiros para comer… Sem falar nas pessoas que atendem o telefone… isso mesmo ATENDEM! Seja no cinema, seja no teatro. E conversam, lêem as legendas em voz alta para a amiga analfabeta, comentam, como se estivessem em casa vendo TV! Participação na arte é sempre muito bem-vinda, mas não confundir participação com ESCULHAMBAÇÃO! Parabéns, Vivi!

  6. Que honra ter meu post comentado por um super diretor de teatro e além de tudo por um excelente ator. Vc vive no seu dia a dia esses "pequenos" problemas e eu sei o quanto incomoda. Quem ama teatro e cinema sofre muito hoje em dia com a falta de bom senso das pessoas. Acabei de chegar de NYNY e vi por lá tudo o que falei aqui, pessoas atrasadas incomodando os outros, celulares tocando, gente atendendo, os malditos sms sendo trocados indiscriminadamente. Tá ficando cada vez mais complicado viu. Ou então eu estou ficando cada dia mais intolerante.

  7. Faço minhas, as suas palavras…… No Teatro Abril, assistindo a Bela e a Fera (a segunda) uma mulher atrás de mim, não parava de falar no celular….. Eu, educadamente, pedi para que ela desligasse, qdo uma "senhora" ao lado dela, me disse….."Cala a boca…. Ela está trabalhando" OI???? Fiquei pasma!!!! Ela continuou, e eu disse, que se ela estava trabalhando, que fosse falar lá fora…… perdi a maior parte do espetáculo (isso, que eu estava na primeira fileira (vip) e essa mulher, namorado, mãe, e uma criança que não parava de bater o pé na poltrona, atrás de mim….. O namorado da dita cuja, me xingou, e disse que EU ERA MAL EDUCADA……. Não restou alternativa……. tive que levantar e procurar os seguranças, para tirarem ela de lá……. Foi horrível…… Este país, não tem jeito….. Farofeiros frequentando o Teatro Abril???? Fala sério, viu????

  8. Eu vou como casal mas nada de ficar grudada no marido kkk… A gente vai pra se divertir com o filme ou com a peça… Eu me envolvo tanto com o espetáculo que estou vendo que nem lembro que tem mais gente no local (salvo os terríveis sons dos alimentos e das mastigadas) kkk

    Você está certa! As pessoas não tem mais Simancol, puxa vida!
    Beijokas
    Carla

  9. marco Flavio

    olha……realmente…acho MUITA falta de respeito deixarem as pessoas entrarem com comida….e BEBIDAS….tem algo mais irritante do que aquele barulinho feito com o canudinho depois que acaba o refrigerante?!! eu nao sou ator profissional nem nada…somente aspirante a isso…mas em TODAS as peças que fiz…atrapalhava extremamente quando pessoas chegavam atrasadas….ficavam andando pelo teatro todo….a platéia é escura…mas pelo amor neah?! não é invisivel…..e numa apresentação profissional…o ator tem que ter toda a concentração na apresentação…no texto, na musica…ele pode se perder completamente com um toque de celular…aquelas puxadinhas de ar dos canudinhos, conversas….
    na segunda vez que vi a bela e a fera…eu fiquei CHOCADO com 4 adolescentes que sentaram atras de mim….estava bem no meio da plateia VIP…e atras de mim essas quatro estavam comendo pipoca….e na fileira em frente a minha estavam mais alguns amigos delas…..ta…normal isso….mas no meio da apresentaçao…nao sei porque motivo elas começaram a JOGAR pipoca nesses amigos da frente e rir….GENTE…vcs estao num teatro! será que vcs acham que estao sozinhas?! como eu tinha ido sozinho…eu falei MESMO…eu paguei 240 reais pra ver a peça….tinha esquecido minha carteirinha de estudante….eu tbm sou novo….tenho 16 anos…mas eu tenho noçao de tudo que uma produção involve….e do preço que as pessoas pagaram pelo ingresso…..e viviane….voce nao esta ficando chata….são as pessoas que estao perdendo o senso critico a cada dia

  10. marco Flavio

    sim sim! apoio! acho que nunca vi ninguem com comida dentro do teatro bradesco…nem no alfa….alias….um dia…eu fui ver uma amiga minha que tinha entrado no elenco do Aladdin e eu fui e tava um uma embalagem de chocolate que eu tinha comprado pra comer depois da peça….mas como eu nao tava com ninguem que tinha bolsa…eu tive que segurar na mao msmo…ai eu me sentei…e veio uma segurança e falou pra mim "moço, desculpa incomodar…mas é que nao pode entrar com comida aqui….entao se tiver como….esconde o chocolate só até apagar a luz…senao vao ter que te tirar da sala…..e tbm nao pode comer pra nao atrapalhar ok?" tipo…o esconder o chocolate eu achei engraçado..mas acho que ela ta certinha

  11. hellenitavcdvd

    Vi..
    acho que falta de educação engloba tudo!
    Barulhos inapropriados para uma sala de cinema/teatro onde o silêncio deve imperar. Conversas, risinhos fora de hora, barulho de gente comendo… gente que não para quieta no lugar… é tanta coisa. Mas é tudo falta de educação e falta de respeito com o próximo.

  12. Patricia B.

    Concordo plenamente com o que todos postaram aqui… na verdade aqui no Brasil esta parecendo que NÃO ter educação esta virando moda!!! A falta de respeito é absurda em tudo…não se diz mais obrigado… por favor… com licença…mal respondem um breve Bom Dia… pra isso que a humanidade esta caminhando!! Que penaaaa….. Eu fui ver o Marcelo Medici no City… simplesmente o casal que estava ao lado esticaram os braços e se apossaram do assento todo…. outra pessoa que não era conhecida deles sentou no degrau para ver a peça! Quanta educação não é mesmo!!!

  13. Luanna Sambora Diniz

    Eu acho uó mesmo..principalmente porque você paga um ABSURDAMENTE ALTO para não assistir.
    Fui a uma peça fora do país com um amigo (empresário), ele não poderia desligar o telefone pois sempre recebia ligações de trabalho mas deixou no vibra. Quando recebeu a ligação, pediu licença e foi pra fora.
    Se a bonitona estava trabalhando que fizesse o mesmo.
    Acho um abuso as pessoas incomodarem e ainda quererem cantar de galo.
    Mas infelizmente não tem jeito.

  14. O problema é que as pessoas não sabem mais o significado da palavra respeito, perderam a noção de que o seu direito acaba quando começa o do próximo. Hoje em dia os pais "ensinam" para os filhos que se estão pagando a escola essa escola tem que se sujeitar aos seus caprichos e aguentar a falta de educação das crianças. Na verdade educar dá trabalho e a maioria das pessoas largou mão de tentar fazer isso, é mais fácil falar que a criança é hiperativa (quando ela é só mal educada), é mais fácil colocar a responsabilidade da educação na escola (e depois ir lá reclamar da professora se ela dá uma bronca mais dura na criança). Resumindo… Acho que estamos ferrados, pois a tendência é só piorar.

  15. carloshabermann

    Odeio muito gente q não tem noção! E o pior, parece q eu atraio esse pessoal pra perto!
    Recentemente, quando fui ao cinema para ver Cisne Negro, cheguei razoavelmente cedo, escolhi um lugar bom, longe dos casaizinhos e afins. Mas lógico q assim q começou o filme, vieram uma dona junto com a mãe, sentar a 1 poltrona de distancia de mim (sendo q tinha quase ninguem no cinema). E lógico q as duas levaram o pic nic E tinham q ficar comentando oq acontecia no filme!
    Fico muito puto, e a principio a gente tenta ser educado, mas não rolou. Dei uma esculachada nas duas. Paguei $15 pra ver o filme em paz, não pra escutar duas infelizes conversando!

    Por essas e outras, tenho preferido ir ao cinema em horarios meio bizarros, tipo sabado de manhã, quando sempre tem pouquissima gente, e essas poucas vão por real interesse no filme. Nada de pic nic, conversa, celular.

  16. Eu sempre que vou ao cinema procuro horários alternativos tb. Final de semana nem pensar. E mesmo assim, com o cinema vazio as pessoas conseguem incomodar. Parece que fazem de propósito.

  17. Maria de Fátima

    Vivi, não é você que está ficando intolerante, nem chata, são as pessoas que estão cada vez mais mal educadas, que não respeitam o limite das outras. Concordo com cada palavra e também tive minhas experiências desagrádaveis no Abril, uma delas foi um casal que chegou com três crianças, sentaram do meu lado, a mulher de cara fechada e o pai tentando ser educado a cada vez que a pentelha da menina mais velha (uns 9 anos) TODA HORA queria sair para ir tomar água, ao banheiro, comprar a maldita pipoca e sei lá mais o que…durante o espetáculo ela saiu umas 10 vezes e não pedia licença, saia empurrando minhas pernas, para poder passar e atrás vinha o pai pedindo desculpas, prá mim foi demais, fiquei de cara feia e na última vez nem olhei, apenas fingi que não estava vendo e aí ela voltou para a poltrona e parou com a graça!

  18. Fátima, Eu lembro de vc nesse dia soltando fumaça de tão irritada. Foi no Mamma Mia né? Ai… Só quem frequenta muito teatro e cinema tem a noção de quanto essas coisas incomodam. Pra quem vai muito raramente parece chatice mesmo. O melhor é torcer para que os teatros e cinemas, principalmente o Abril parem de ser tão permissivos em relação a isso. Pq pra proibir de tirar fotos e filmar eles são bons e bem grossos, já pra ver quem está incomodando não se preocupam.

  19. Cida Candido

    Também sempre sento lá no fundão do cinema pra não ter pés batendo nas minhas costas e gente cabeçuda na frente… Lá já se elimina um monte de aborrecimentos… No teatro, não sei escolher lugares… ;D
    Mas confesso que tenho perdido a vontade em ir nesses lugares, justamente pela falta de educação das pessoas.

  20. José Júnior

    Quando fui ver 2012 havia um grupo de adolescentes logo atrás, no meio do filme um deles me atirava pipocas, eu estava com minha companheira, não pude identificar quem era mas a vontade era de matar um.

  21. Até o barulho de mastigar pipoca te incomoda? Então é melhor construir um cinema e um teatro só seu…O problema não parece ser as pessoas ao redor, e sim você e sua falta de tolerância.

  22. Se não quer sentir cheiros, ver cabeças encostadas e gente comendo, fique em casa.