Home / Gibicon / Exposição Quadrinhos Russos pra começar a Gibicon #1

Exposição Quadrinhos Russos pra começar a Gibicon #1


No dia 16, no Paço da Liberdade, foi aberta a exposição Quadrinhos Russos, em parceria com o Kommissia, o Festival de Quadrinhos de Moscou.

A programação faz parte da Gibicon #1 e estarão expostos 70 trabalhos de artistas como Otto, Tomato Zombie, Askold Akishin, Egoroff, Lumbricus, Komardin e Surzenzo. Esta mesma exposição esteve na Grécia e nos Estados Unidos.

A realização desta exposição em Curitiba se deve ao contato do agente italiano Tommaso D’Alessandro que esteve no ano passado, na Gibicon #0. Famoso na Europa, D’Alessandro desbravou terras russas, descobrindo talentos da nona arte e inserindo-os no mercado francês e italiano. Nestas andanças tornou-se amigo do artista Khikhus, criador e idealizador do Kommissia. Esta exposição em Curitiba é uma mostra dos trabalhos produzidos naquele país e pode ser considerada o início do diálogo de quadrinistas e editores do Brasil e Rússia.

Estrutura – A cultura russa tem forte manifestação nas artes visuais, no cartasismo, no teatro e no cinema, além da literatura, música e balé. Mas as histórias em quadrinhos, mesmo que dialogando fortemente com diversas dessas artes, não parecem existir na Rússia. Isso aconteceu pela interrupção da pesquisa estética com as HQs por uma proibição do governo comunista.

Os quadrinistas russos são herdeiros de uma tradição muito diferente do trabalho feito tanto no ocidente como no oriente, baseando em impressões artesanais. Mas atualmente a HQ russa vive um período de resgate, aliando o passado com os comics e os mangás.

A exposição pode ser vista até o dia 18 de novembro e tem o apoio cultural do SESC, Sistema Fecomércio e Paço da Liberdade.

[nggallery id=76]

Serviço

Quadrinhos Russos
Paço Municipal
Praça Generoso Marques, 189 – Centro /Curitiba / PR.
Entrada franca – Aberta ao público até 18 de novembro de 2012

 

Sobre Central 42

Veja também:

Italianos na Gibicon #1

A abertura oficial da Gibicon #1 será nesta quinta-feira, no Solar do Barão, mas uma …