Home / Falando Curto e Grosso / Falando Curto e Grosso sobre “O Ditador”

Falando Curto e Grosso sobre “O Ditador”

O Ditador, estrelado por Sacha Baron Cohen (de Borat) é o famoso filme “ame ou odeie”. O público certamente irá se dividir nessa comédia repleta de sarcasmo e humor negro, que em alguns momentos beira o inaceitável.

Mas como rir de piadas racistas, machistas e antissemitas? Simples, o sucesso da produção é baseado na ótima construção de seu personagem principal, o Supremo Líder Aladeen (Baron Cohen), que apesar de idiota e mimado, é também uma pessoa com uma inocência infantil, permitindo assim que o público – por mais absurdas que as situações sejam – se identifique com ele.

Dirigido por Larry Charles, parceiro de Baron Cohen nos filmes Borat e Brüno, O Ditador apresenta piadas longas, que são repetidas, surpreendendo o público. Isso vai à onda contrária das comédias recentes, que apostam justamente em gags rápidas.

Acertando em trabalhar com um roteiro definido, e não mais insinuando situações reais, o filme se torna uma experiência agradável, por mais que o script seja esquemático e previsível.

Interpretando Aladeen de forma excêntrica, como tudo que faz, Baron Cohen acerta em cheio na composição de seu personagem, que ainda é engrandecido pelos bons atores que atuam ou fazem ponta no seu filme, com destaque para seu tio Tamir (Ben Kingsley, de A Invenção de Hugo Cabret), e seu par romântico Zoey (Anna Faris, de Qual seu Número), John C. Reilly (de Deus da Carnificina), como chefe da segurança, e Edward Norton (de O Legado Bourne), que nem fala nada, mas diverte.

O principal acerto de O Ditador é entender que a graça da piada não está no alvo da mesma, e sim na pessoa que a profere, mostrando que pode haver uma crítica social através de um individuo com uma visão deturpada da sociedade. Isso se prova perfeitamente no ótimo discurso final de Aladeen, que faz uma hilária comparação entre o EUA e uma ditadura, mostrando que às vezes as coisas podem não ser tão diferentes como nós imaginamos.

Classificação: BOM

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=z8WXgoBGRb4]

O Ditador (The Dictator)

Sinopse: Um ditador chega aos Estados Unidos para um encontro na ONU e descobre que seu vice-presidente o substituiu por um sósia.
Direção: Larry Charles
Elenco: Sacha Baron Cohen, Anna Faris, John C. Reilly, Megan Fox, Ben Kingsley, Jason Mantzoukas, Anthony Mangano, Jeff Grossman.
Gênero: Comédia
Duração: 82 min.
Distribuidora: Paramount Pictures
 
* Curto e Grosso é a seção da Central 42 dos reviews de filmes e séries, apresentados de uma maneira rápida, direta e sem muito blá blá blá.
 
Lista de Posts recentes:
[PTP]posts[/PTP]
 

Sobre Marcio Tarantino

Veja também:

Dunkirk

Dunkirk – Uma batalha como você nunca viu!

Christopher Nolan traz, no ano de 2017, esse grandioso longa metragem - Dunkirk. Escrito e dirigido por Nolan, ele mostra o quanto a guerra é impessoal.