Home / Falando Curto e Grosso / Falando Curto e Grosso sobre “ParaNorman”

Falando Curto e Grosso sobre “ParaNorman”

A famosa frase “I see dead people” (Eu vejo gente morta) de “O Sexto Sentido” ainda ecoa em ParaNorman, animação stop motion que estreou somente em cópias dubladas por aqui.

Dirigida por Chris Butler e Sam Fell (de O corajoso Ratinho Desperaux), o filme tem como protagonista uma figurinha interessante: Norman, garoto vítima de zombaria na escola e incompreensão em casa – tudo porque ele vê, conversa e, mais do que isso, se diverte com gente morta.

ParaNorman, de forma sutil, é um filme que levanta bandeiras e ataca preconceitos – há uma piada no final, com uma polêmica em potencial, mas, deve se saudar a ousadia dela existir, especialmente num filme infantil. Seu discurso é o da tolerância e aceitação, fazendo uma ponte entre passado – quando mulheres eram acusadas de bruxaria, queimadas ou enforcadas – e o presente, quando outras minorias sofrem preconceitos.

Na cidade onde Norman mora, uma bruxa foi enforcada e, antes de morrer, lançou uma praga sobre aqueles que a condenaram. Agora essas pessoas levantam do túmulo e voltam para assombrar os moradores – que, na verdade, nem se assustam tanto, mas tomam as medidas mais drásticas contra os zumbis, instaurando o caos. Apenas Norman, com seus poderes, é capaz de compreender o que está acontecendo e tentar ajudar vivos e mortos.

A paleta de cores dos diretores Butler e Fell é totalmente condizente com o tom sombrio da história. Desde sua abertura – com uma homenagem a filmes de monstros antigos – ParaNorman valoriza a criatividade, especialmente nas imagens, porque nem sempre a trama consegue manter o seu frescor. E os detalhes – desde o cenário até as expressões dos personagens – são assombrosos, ainda mais se levar em conta a complexidade de produção de um filme como esse.

Com sua sinceridade e gosto para o sombrio, ParaNorman oferece diversão com um quê de diferente. Sem medo de abraçar o sinistro, o filme é, ao mesmo tempo, encantador. Pode assustar crianças pequenas, mas tem o mesmo potencial para agradar outras maiores e adultos.

Classificação: BOM

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=hgwSpajMw3s]

ParaNorman (ParaNorman)

Sinopse: Um garoto incompreendido que consegue falar com os mortos enfrenta fantasmas, zumbis e adultos para salvar sua cidade de uma antiga maldição.
Direção: Chris Butler e Sam Fell
Elenco: Vozes de: Anna Kendrick, John Goodman, Leslie Mann, Casey Affleck, Jodelle Ferland, Christopher Mintz-Plasse, Kodi Smit-McPhee, Bernard Hill, Jeff Garlin.
Gênero: Animação
Duração: 92 min.
Distribuidora: Universal Pictures
 
* Curto e Grosso é a seção da Central 42 dos reviews de filmes e séries, apresentados de uma maneira rápida, direta e sem muito blá blá blá.
 
Lista de Posts recentes:
[PTP]posts[/PTP]
 

Sobre Marcio Tarantino

Veja também:

Uma Mulher Fantástica banner

Uma Mulher Fantástica é lindo filme sobre ser quem você quer ser

Uma Mulher Fantástica é filme para debater e entender. Sobre a coragem da escolha individual, de ser quem você quer ser no mundo.