Home / Cultura e Entretenimento / [Atualizado] Hector e Afonso – Os Passarinhos

[Atualizado] Hector e Afonso – Os Passarinhos

[Atualizado em 15/07/2011 às 18h15]

E aqui está a relação dos ganhadores do sorteio Hector & Afonso – Os Passarinhos:

1 Livro Hector & Afonso – Os Passarinhos para Leandro Ribeiro (@LeandroFeanor) http://sorteie.me/1QSf2z

1 Livro Hector & Afonso – Os Passarinhos para Daniel Oliveski (@trivas77) http://sorteie.me/1QW7L7

1 Pelúcia do Passarinho Afonso para Roberta Nunes (@robertanuness) http://sorteie.me/1QS2Ax

1 Pelúcia do Passarinho Hector para Carla Mariano (@MAOSLINDAS) http://sorteie.me/1QVM4m

Parabéns aos ganhadores. Enviem seus dados para o email contato@central42.com.br que enviaremos seus prêmios.

Obrigado pela participação de todos e um enorme agradecimento ao Estevão Ribeiro, criador dos Passarinhos.

 

Antes de apresentarmos Os Passarinhos, informamos que realizaremos um sorteio de pelúcias e livros dos personagens. Então leiam com atenção e vejam as regras no fim do post.

Estevão Ribeiro, natural de Vitória/ES, atualmente mora em Niterói/RJ e é desenhista e roteirista. Caçula de 6 irmãos que curtiam quadrinhos, logo tornou-se fã da arte, e seu talento o levou a tornar-se autor de quadrinhos, tendo trabalhado com o maior expoente nacional do ramo, Maurício de Sousa. Em 2009, lançou o blog de tirinhas Os Passarinhos, contando a história de dois passarinhos que dividem o mesmo galho de árvore: Hector – aspirante a escritor, idealista e inconveniente e seu fiel amigo, o ácido e rabugento Afonso.

Como Hector quer ser escritor, ocorrem várias piadas de situações (quem está no meio sabe exatamente como é) e, com Afonso, convivem com outras figuras que povoam o meio: os críticos literários, os fãs, a família, os vizinhos, as pessoas de todos os dias. E não são apenas piadas de escritores e para escritores: são reflexões sobre a vida, a amizade, o companheirismo, a arte de conviver.

Os Passarinhos trazem um humor divertido e inteligente, com diversas referências à cultura pop e ao mundo dos livros.

E de onde eles surgiram? Estevão nos conta:

“Os Passarinhos nasceram por acidente. Estava numa sala de espera para uma reunião e, enquanto aguardava o pessoal, desenhei o Hector. A ideia era desenhar algo simples, rápido e percebi que o personagem tinha ficado muito carismático. Tentei fazer outro para servir de escada, o Afonso, que era tão simples quanto ele. Assim seria mais fácil de reproduzir em sequência Depois fiz testes de tirinhas e quando juntei umas 17, comecei a publicar no blog Eu Rio Muito. Quando vi que as pessoas gostaram dos personagens, criei o blog Os Passarinhos, que, aliás, chamavam-se Os Pássaros. Mudei porque já estava registrado o domínio e coloquei em diminutivo.”

Estevão diz que os Passarinhos são representações do que ele vive – “O Hector tem muito de mim, o Afonso também, mas das pessoas em volta, principalmente. Minha esposa faz as vezes do Afonso, meu enteado (de nove anos) faz o Hector, com suas perguntas ingênuas. Às vezes sou simplesmente eu, refletindo sobre o que eu faço (escrever, desenhar) ou sou eu dando um choque de realidade num passarinho sonhador.”

Com o sucesso do blog, o autor lançou um livreto (agora em sua 2ª edição) com algumas tirinhas clássicas e várias inéditas pela Balão Editorial. O formato é pequeno, do tamanho aproximado de uma tirinha quando dimensionada em jornal ou revista, com uma tirinha por página. E elas são sobre temas comuns à vida de dois pássaros, como os grãos de milho de cada dia ou as dificuldades de arranjar uma boa árvore para se estabelecer, mas também de alguns temas que nós seres humanos entendemos muito bem: a inveja de uma pessoa melhor sucedida, as dificuldades em arranjar um bom emprego ou uma companhia. Tudo isso de uma forma leve, com fortes pitadas de ironia. Reduzir uma história, mesmo que curta, a três quadros e conseguir contá-la é um grande desafio – e o autor consegue vencê-lo.

Troféu HQMix 2011

E sobre esse novo tamanho de livro, Estevão informa: “A maioria dos leitores aprovou, mas as livrarias não. Eu tenho tentado trabalhar um conceito de “Livro Presente”. Oferecer uma boa capa, formato diferenciado e economia na produção. Fazer um livro no formato de uma tira é bom, pois deixa o trabalho mais volumoso e o formato chama atenção. Por outro lado é mais fácil de ser extraviado e as livrarias podem amargar prejuízo. Mas as pequenas lojas têm colocado próximo ao caixa e nas seções de presentes, atingindo a proposta do formato. Além disso, a venda pela Internet foi favorecida com o formato, que cabe dentro de uma carta comum. O segundo álbum sairá neste formato também”. Cabe ressaltar que o envelope do meu exemplar da 1ª edição veio “autografado” pelo autor com um desenho bem bacana, e meu instinto colecionador o guardou para a posteridade.

E esse ano os Passarinhos foram indicados ao 23º Troféu HQMix nas categorias:  Novo Talento – Roteirista (Os Passarinhos – Estevão Ribeiro) e Publicação de Tira (Estevão Ribeiro – Balão Editorial).

E o sucesso dos Passarinhos não para por aí. Alguns novos projetos estão por vir e o mais recente é a venda das pelúcias de Hector e Afonso na lojinha do blog dos Passarinhos.

Minha opinião é que os Passarinhos têm uma carreira longa pela frente. Adoro as histórias, os personagens, as situações que enfrentam. Muitas tiras são histórias únicas que terminam na própria tira e outras são seriadas. Hector e Afonso nos cativam da mesma maneira que muitos personagens já nos cativam há muito tempo (Calvin e Hobbes; Snoopy; Charlie Brown e sua turma; Geraldão; Garfield; entre outros).

E fãs que somos, periodicamente publicaremos séries de tirinhas dos Passarinhos aqui na Central 42.

 

 

*Fontes do post: Pipoca e Nanquim, Leitura Escrita, +Soma, O Espanador

 

Promoção – Eu quero Os Passarinhos

E que tal, depois de conhecer Os Passarinhos, participar da nova promoção da Central 42?

Vamos aos prêmios: 1 Hector de pelúcia, 1 Afonso de Pelúcia, 2 livros Hector & Afonso – Os Passarinhos

Serão sorteadas 4 pessoas. Cada sorteado receberá apenas um dos prêmios acima.

Para concorrer, basta fazer o seguinte, leia com bastante atenção:

  1. Seguir a @central42 no Twitter;
  2. Curtir nossa página no Facebook aqui;
  3. Retuitar a seguinte frase, exatamente como está abaixo:
Quero Os Passarinhos de @estevaoribeiro que a @central42 sorteará. Saiba como: http://kingo.to/H41

Lembre-se: Para ser válida sua participação, você tem que seguir a Central 42 no twitter e curtir nossa página no facebook. O sorteio será realizado no dia 15 de Julho. Boa sorte Piantes!

 

Lista de Posts recentes:

[PTP]posts[/PTP]

Sobre Emerson Lara

Cinéfilo. Colecionador de filmes, séries, quadrinhos, action figures. Fundador e Editor chefe do Central 42.

Veja também:

Experiência Alice

Venha mergulhar com a gente na exposição Experiência Alice

Está aberta ao público a exposição Experiência Alice no Shopping JK Iguatemi e tivemos a oportunidade de conferir com antecedência o que está por vir.