Home / Cultura e Entretenimento / Iniciativa Crossover é festival de celebração do universo pop

Iniciativa Crossover é festival de celebração do universo pop

A INICIATIVA CROSSOVER é um festival de celebração do universo pop, reunindo a cada edição especialistas nos assuntos Nerd, Geek e afins para debater temas que fazem parte do nosso repertório e imaginário midiático. O evento, original de Salvador, Bahia, onde obteve bastante sucesso e total adesão, chega a sua segunda edição, desta vez na cidade de São Paulo, trazendo grandes novidades e nomes de peso nas mesas temáticas.

Repetindo o sucesso do primeiro evento, a segunda edição da INICIATIVA CROSSOVER debate o tema ‘transmídia’. Por meio de um bate papo informal e incrivelmente divertido, nossos convidados trocarão ideias com o público sobre o processo de construção e integração dos universos cinematográficos, quadrinhos, animes, games, séries de TV e muito mais.

Data: 14/11
Local: Saraiva MegaStore do Shoppping Morumbi – Av. Roque Petroni Júnior, 1089 – Morumbi, São Paulo SP, PisoTérreo

Palestrantes confirmados

A construção e integração dos universos: cinematográficos, literários, HQ’s e seriados

Programação:

14h:
Abertura

14h20 – 15h00:
Invasão do leste: o impacto da Cultura Pop japonesa no ocidente 

Animes e mangás nunca estiveram tão populares no ocidente. Apesar de uma presença constante em todas as gerações dos últimos 30 anos, a cultura japonesa hoje consegue entreter diversos grupos de fãs. Neste debate, vamos analisar a crescente popularidade do meio e seu impacto fora do Japão.

Palestrantes: Doktor Bruce, Guilherme Vitoriano.

15h10 – 15h50:
Games e divergências: uma adaptação problemática

O que antes era visto como um simples brinquedo, hoje é uma das indústrias tecnológicas de maior crescimento e com faturamento bilionário. Quais são os desafios novos do setor? Como superar o estigma da falta de inclusividade? Como evitar que a criatividade do mercado fique estagnada? Este debate busca discutir e responder estas questões.

Palestrantes: Beatriz Blanco, Rodrigo Sanches, Guilherme Vertamatti, Leandro Vallina, Celso Affini.

16h00 – 16h40:
Os universos Marvel e DC em pauta

A indústria de quadrinhos nunca esteve tão popular. Entre as incontáveis adaptações cinematográficas inspiradas neste universo e as constantes controvérsias e discussões sobre o rumo de suas histórias, o mundo das HQ’s é um grande reflexo do estado atual da cultura pop. Neste debate tem como objetivo, analisar a história e impacto das duas maiores editoras da indústria e sua influência no meio.

Palestrantes: Marko Miller, Doktor Bruce, Marcelo Paradela, Luis Maximus.

16h50 – 17h30:
Game of Thrones: Adaptação do problema ou problema da adaptação?

Série brilhante ou sensacionalismo violento? A série de livro, A s Crônicas de Gelo e Fogo e sua adaptação televisiva Game of Thrones, conquistaram inúmeros fãs pelo mundo com sua extensa lista de personagens, suas inúmeras teorias e sua trama complexa. Este debate propõe discutir o que está por trás do fenômeno, seus méritos, erros e os desafios da adaptação da propriedade.

Palestrantes: Rodrigo Baldin, Doktor Bruce.

17h40 – 18h20:
Existe vida antes de LOST? Experiências televisivas com transmídia

Apesar de não ser a primeira série a ser debatida e teorizada por uma legião de fãs, LOST foi a primeira que criou uma presença digital por meio de realidade aumentada, intervenções públicas e
materiais suplementares. Neste mesa redonda, a discussão vai girar em torno do impacto de LOST e sua difusão transmidiática pela internet.

Palestrantes: Paulo Gustavo, Rogério Vitorino, Tiago Paes, Ângelo Costa.

18h30 – 19h10:
Os Clássicos transmidiáticos da BBC: Doctor Who e Sherlock

Dois dos personagens mais famosos e antigos do Reino Unido que passaram por inúmeras reinvenções para conquistar novas gerações. Hoje, as séries D octor Who e S herlock da BBC são
fenômenos mundiais com legiões de fãs. Nesta mesa redonda, nossos apresentadores vão mergulhar em ambos os universos para explorar o que torna estas séries tão especiais.

Palestrantes: Guilherme Vitoriano, Karina Bernardino .

19h20 – 20h00:
Galáxia transmidiática: a expansão do império Star Wars

Nenhum debate transmídia seria completo sem abordar um dos casos mais bem sucedidos de todos os tempos, a adorada série Star Wars. Com sete filmes, um rico universo expandido composto de livros, quadrinhos, games e séries de TV, o universo criado por George Lucas permaneceu presente no consciente dos fãs desde sua criação. Neste debate, Star Wars será discutido em profundidade para entender a chave de seu sucesso e seus desafios em um mundo onde terá que competir com diversos grupos de fãs.

Palestrantes: Juliana Varella, Roseane Aguirra, Rodrigo Sanches e Eder Pegoraro.

20h10 – 20h50:
Crossover: Um bate papo sobre Netflix, divergências e futuro

A Era Digital mudou completamente a forma como consumimos entretecimento. Em um mundo onde temos acesso a qualquer filme ou série de TV em qualquer momento e qualquer aparelho eletrônico, quais serão as tendências para o futuro? Qual será o impacto real na produção de conteúdo no futuro? Este debate busca responder estas perguntas e muito mais.

Apresentando: Ângelo Costa, Talita Vieira, Paulo Gustavo, Rogério Vitorino.

21h00:
Encerramento

**Palestrantes à confirmar

Sobre Emerson Lara

Cinéfilo. Colecionador de filmes, séries, quadrinhos, action figures. Fundador e Editor chefe do Central 42.

Veja também:

Natal Iluminado

Natal Iluminado traz espetáculo cultural emocionante

Natal Iluminado promete um emocionante espetáculo que integra projeção mapeada, teatro, dança, circo, música ao vivo e coreografias aéreas.