Na sexta-feira, 11 de maio, das 19 às 22 horas, na Quanta Academia de Artes (Rua Dr. José de Queirós Aranha, 246 – Vila Mariana, São Paulo), haverá o lançamento dos livros: A Técnica do Desenho, Curso Prático de Desenho Artístico e Vamos Aprender a Desenhar, com alguns trabalhos inéditos de Jayme Cortez, lançados pela Editora Criativo.

Entre os artistas nacionais que se destacaram – nos anos seguintes após o português Jayme Cortez ter imigrado para São Paulo, no final dos anos 1940 – raramente se vê algum que não tenha tido contato com esse mestre ou com sua esplêndida obra; que tenha formado sua educação artística sem o benefício de sua influência, oportunidade que chega agora às novas gerações.

A editora paulistana Criativo, empenhada na edição de livros de formação destinados a apreciadores e estudantes de arte, vem criteriosamente recuperar a obra didática de Cortez, colocando-a a disposição os três primeiros livros:

[quote title=”Jayme Cortez” float=”left”] Um dos mais importantes e influentes mestres da ilustração e do desenho artístico no Brasil, ganha destaque com a edição de três obras que trazem trabalhos inéditos[/quote]

A Técnica do Desenho possui uma coletânea dos desenhos do autor que são parte integrante de um livro publicado originalmente na década de 60, organizado por Jayme Cortez e que também reunia outros trabalhos de artistas nacionais. Cortez ajudou a consolidar várias editoras e seu maior legado artístico foi descobrir e incentivar artistas que formaram os alicerces das artes gráficas no Brasil, sempre apostando no talento nacional.

Curso Prático de Desenho Artístico é uma obra inédita com trabalhos reunidos para a confecção do primeiro livro que Cortez produziu logo que chegou ao Brasil e que, por razões desconhecidas, nunca chegou a ser publicado. Recuperado por Fabio Moraes, que o organizou e completou seus textos, pode ser considerado o primeiro curso de desenho do Mestre. Trata-se de uma valiosa herança, uma preciosidade que Jayme Cortez produziu há mais de seis décadas e doou aos seus alunos e admiradores do futuro.

Vamos Aprender a Desenhar é uma obra inédita, com desenhos reunidos de um curso publicado em 1949 nas páginas do jornal A Gazeta Juvenil como uma coletânea de desenhos.

As edições são uma oportunidade única para reverenciar o talento, desvendar seu processo criativo e aprender muito com a obra didática deste grande Mestre.

Cada livro será vendido por R$ 29,90 e tem distribuição pela Comix Book Shop. Os livros também poderão ser encomendados através do site www.comix.com.br.

[nggallery id=49]

SOBRE O AUTOR

Jayme Cortez Martins nasceu em Lisboa, em 8 de setembro de 1926. Autodidata, aprendeu a desenhar estudando os suplementos dominicais de jornais norte-americanos. Precoce, publicou seu primeiro desenho com 9 anos de idade. Em 1944, começou a trabalhar, ainda como aprendiz, no célebre semanário de quadrinhos O Mosquito.

Pode-se dizer que o mestre de Cortez foi o venerado quadrinhista português E.T. Coelho, e logo estava publicando suas próprias HQs autorais.

Cortez imigrou para o Brasil, chegando a São Paulo em março de 1947. Começou a trabalhar no jornal O Dia, fazendo charges políticas. O primeiro quadrinho que fez na nova pátria foi uma adaptação do romance de José de Alencar, O Guarani, em tiras diárias.

Depois, passou para A Gazeta Juvenil, em 1949. Dois anos depois, inaugurou uma fase muito festejada por seus admiradores, a de capista das revistas de terror e aventuras da Editora La Selva. Em junho de 1951, entrou para a história pela iniciativa de realizar a 1ª Exposição Mundial de HQ, junto com Miguel Penteado, Syllas Roberg e Álvaro de Moya.

Na sequência, como diretor de arte e editor da La Selva, lançou dezenas de títulos de revistas de HQ, de todos os gêneros, abrindo o mercado para autores nacionais, desenhistas e redatores, além de continuar a criar as suas maravilhosas capas.

Entre meados dos anos 1960 e 1970 trabalhou em agência de publicidade. Tornou-se diretor de criação de merchandising e cinema de animação de Maurício de Sousa Produções. No decorrer de sua vida foi um assíduo ilustrador de cartazes e pôsteres, realizou-os às dezenas, incluindo peças para clássicos do cinema nacional e internacional.

Jayme Cortez morreu em 5 de julho de 1987, na mesma cidade de São Paulo que conquistou com seu imenso talento.

Serviço:

Lançamento em 11 de maio
Horário: das 19 às 22 horas
Local: Quanta Academia de Artes
Endereço: Rua Dr. José de Queirós Aranha, 246 – Vila Mariana, São Paulo.

 

Lista de Posts recentes:
[PTP]posts[/PTP]
 

Comments are closed.