Campinas receberá a exposição “O Legado”, com entrada gratuita ao público, de 20 de setembro a 20 de outubro, de terça a sábado, das 10h às 18h, e domingo até as 16h, na Galeria de Arte – Instituto CPFL. Os visitantes poderão conferir 21 protótipos do gênio da Renascença, todos construídos a partir de seus estudos e desenhos. Seis protótipos são inéditos e, diferentemente de outras mostras sobre o gênio, a maior parte das peças foi construída em tamanho natural.

“O Legado” apresenta as seguintes peças: Carro Metralhadora, Balestra, Escavadeira de Trincheira, Catapulta, Inclinômetro, Mecanismo de Bater Asas Parafuso e Porca, Estudo da Asa, Máquina Voadora, Bate Estaca, Bicicleta, Câmbio, Caminhar Sobre a Água, Grua, Barco Canhão Giratório, Barco com Pás, Serra hidráulica, Carro Cortador, Anemômetro, Máquina para Medir a Velocidade do Vento, Ponte Giratória e Técnica de Assalto.

São considerados inéditos os protótipos Carro Cortador, Balestra, Ponte Giratória, Inclinômetro, Bate-estaca, Serra Hidráulica. As peças são acompanhadas de painéis com reproduções de obras do artista, a exemplo da “Última Ceia”.

Segundo o Instituto Vinciano Italiano, responsável pela curadoria da exposição, os protótipos têm um nível de excelência que não se encontra na própria Itália.

Pesquisa da Universidade de Buffalo (Nova York, Estados Unidos), feita em 1999, revelou que Da Vinci é o homem mais conhecido de todo o milênio. Leonardo foi um gênio multidisciplinar, da pintura à botânica, da engenharia até a anatomia humana. Há cinco séculos, foi o primeiro cientista que estabeleceu a distância entre a Terra e a Lua.

A exposição “O Legado” de Leonardo Da Vinci é realizada pela MAISCOM. com Curadoria do Instituto Vinciano Italiano, com patrocínio da UNIESP, GRUPO BRASILINVEST e apoio da Associação das Nações Unidas-Brasil, Prefeitura Municipal de Campinas e CPFL Energia.

Sobre Leonardo Da Vinci

Artista renascentista italiano, nasceu em 15 de abril de 1452. Existem dúvidas sobre a cidade de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi em Anchiano, enquanto, para outros, foi numa cidade situada à margem do rio Arno, perto dos Montes Albanos, entre as cidades de Florença e Pisa.

Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural e considerado, em 1999, o Maior Gênio da Humanidade, sendo absolutamente perfeito anatomista, engenheiro, arquiteto, matemático, filósofo, inventor, escultor.

Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos em códigos e grafia inversa).

Leonardo da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio, importante artista da época, na cidade de Florença, que ao ver a pintura de um anjo, feita por Da Vinci, nunca mais pintou qualquer obra.

Viveu uma época em Milão, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506, realizou trabalhos, especialmente em Florença, e tudo indica que neste período tenha criado sua obra mais famosa: a bela e enigmática La Gioconda (Mona Lisa), a “sorridente”.

Trabalhou para o Rei Francisco I, da França, que foi seu incentivador, admirador e amigo. Faleceu nos braços do rei, em 1519.

Leonardo da Vinci foi obcecado pelo voo dos pássaros e perseguiu, por toda a vida, o sonho de fazer o homem voar. Desenvolveu grandes estudos, criando protótipos do helicóptero, asa delta etc.

Uma de suas obras marcantes, “O Homem Vitruviano”, foi criado dentro deste pensamento: “O homem perfeito deve voar”.

A UNIESP

Em 15 anos de existência, o Grupo Educacional UNIESP tem mudado a vida de milhares de jovens de baixa renda que ousaram sonhar com o ensino superior. Hoje, este sonho já é realidade para mais de 125 mil alunos de 110 faculdades e 2 centros universitários em 11 estados brasileiros.

Exposição “O Legado”

Local: Galeria de Arte – Instituto CPFL Cultura. R. Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera – Campinas – SP
Data: 20 de setembro a 20 de outubro de 2013
Horário: terça a sábado, das 10h às 18h, e domingo até às 16h.
Entrada: gratuita
Interessados em agendar visitas monitoradas para grupos ou escolas podem entrar em contato pelo e-mail eventos@uniesp.edu.br. Os horários disponíveis para visitas de grupos são às terças ou quintas-feiras, entre 10h e 17h.

 

Author

Amante de filmes, séries, quadrinhos, action figures. Fundador e Editor chefe do Central 42.

Comments are closed.