Home / Oscar 2017 / Lion: Uma Jornada Para Casa tem enredo que credencia ao Oscar
Lion

Lion: Uma Jornada Para Casa tem enredo que credencia ao Oscar


Lion: Uma Jornada Para Casa concorre a 6 Oscars, conta com personagens fortes e é contado de uma forma emotiva e poética. lionA fotografia também nos deixa envolver mais ainda nessa linda história verídica.

É baseada na autobiografia Saroo Brierley, indiano de 5 anos, que se perdeu de sua família numa soneca num trem, acabou chegando na populosa cidade de Calcutá e ficou vagando perdido na multidão. Depois de várias situações de riscos, as quais foi submetido, acaba sendo adotado por uma família australiana, da Tasmânia.

A narrativa é linear e com um desfecho emocionante. Não tive como segurar as lágrimas. A pobreza e o sofrimento fazem parte da história de Saroo. Existia muito amor de irmão e mãe envolvidos.

O protagonista criança é interpretado pelo ator mirim Sunny Pawar. Uma gracinha de criança, que teve uma excelente atuação. Não seria nenhuma injustiça com os outros adultos, concorrentes ao Oscar de Melhor Ator, ter ele no páreo. Foi diferenciada, sua atuação.

Outra personagem forte e merecedora de destaque é Nicole Kidman, que faz a mãe adotiva de Saroo, a senhora Sue Brierley. Está muito bem no papel e concorre ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

lion

Depois vem o Dev Patel (Quem Quer Ser Um Milionário?). Está tão bem, que merecidamente concorre ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Curiosidades: Saroo (Dev Patel) se utiliza do Google para encontrar sua cidade natal. A própria empresa Google ajudou nos mapas para apresentar no filme.

A Índia é o 2º país mais populoso do mundo, perdendo apenas para a China. Mais de 80.000 crianças indianas desaparecem todos os anos e 11 milhões vivem nas ruas. Para obter fundos financeiros para colaborar nessa causa, no lançamento do filme, também foi divulgada a fundação #LionHeart.

Concorre aos seguintes Oscars: Melhor Filme, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Roteiro Adaptado, Fotografia e Trilha Sonora.

Não é padrão, mas normalmente ter uma indicação para diretor o credencia ao Oscar de Melhor Filme.

Infelizmente o filme não tem o diretor, Garth Davis, indicado. Mas, o filme está no páreo e promete bons prêmios.

Tem elementos dramáticos que envolvem apelo social, pobreza, um história globalizada (Índia e Austrália) e diferenças culturais e sociais.

Esse enredo tem a simpatia da Academia de Hollywood.

Sobre Zeonil Barcelos

Administrador de Empresas e Advogado; MBA: Marketing, RH e Comunicação; Professor: Oratória, Marketing de Relacionamento e Excelência no Atendimento em Call Center; Cinéfilo, amante das artes e adora novas culturas.

Veja também:

qualquer custo

Concorrendo ao Oscar, A Qualquer Custo é retorno do Faroeste

A Qualquer Custo concorre a 4 Oscars e conta uma história que envolve valores como ética, justiça, desespero, amor de irmãos e amor de pai.