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Mitos e Verdades sobre as Dietas


Muito se fala sobre dietas, mas quais informações são realmente válidas? Como perder peso, o que é verdade, mentira, o que se deve comer, qual dieta é mais eficiente? Os anos passam e as dúvidas só aumentam. Para muitos, vale tudo em busca do corpo ideal.

Rafaela Isis Reis Allevato, nutricionista e coordenadora do serviço de nutrição do Hospital San Paolo – centro hospitalar de média complexidade localizado na zona norte de São Paulo, esclarece algumas das dúvidas mais comuns sobre dietas, alimentos e hábitos alimentares.

1) Para emagrecer é preciso comer várias vezes ao dia?

Sim, sendo que o ideal é que se coma de 3 em 3 horas, além de manter hábitos alimentares saudáveis. Para os lanches intermediários recomenda-se frutas, barras de cereais, torradas e lanches naturais.

2) As dietas da moda, como a dieta da sopa e da proteína são mesmo eficientes para perder peso?

Sim, para quem deseja perder peso essas dietas são consideradas eficientes, porém como se restringe a um grupo de alimentos específicos, no caso da dieta das proteínas que se restringe os carboidratos, a maioria das pessoas não conseguem mantê-la por muito tempo. E logo quando ingerir carboidratos novamente, o ganho de peso será muito rápido e o famoso efeito sanfona acontece. Além disso, é contra indicada, pois pode causar problemas de concentração, já que o cérebro não funciona sem glicose, que é proveniente dos carboidratos, além de insônia, tontura, e alteração de humor. Vale lembrar que a maior parte do que se perde na dieta das proteínas é massa magra, ficando a perda de gordura corporal com uma pequena parcela.

Não existe milagre, uma vez que o organismo necessita de todos os grupos de alimentos para funcionar corretamente. O ideal é a reeducação alimentar.

3) Beber água ajuda a emagrecer?

A água é um grande aliado no processo de emagrecimento, mas por si só não faz milagre. Um estudo americano verificou que uma dieta de baixas calorias aliada a ingestão de água antes das refeições promoveu uma perda de peso 25% maior do que no grupo que fez apenas uma dieta simples. Vale lembrar que apenas um copo durante as refeições já é suficiente. Por dia devemos ingerir em torno de 1,5 a 2 litros de água, que é o que se perde nas fezes, suor e urina.

4) Evitar o jantar ou fazer jejum ajuda a perder peso?

Não, pois pular refeições faz com que o organismo crie um sistema de defesa para os momentos de stress. Logo, quando muito tempo em jejum, o organismo passará a estocar esse alimento na forma de gordura, para que quando houver outra “ameaça”, como o jejum prolongado, ele tenha reservas.

No jejum, o metabolismo diminui fazendo o corpo gastar menos energia. Porém não se deve exagerar no jantar, pois à noite o metabolismo é naturalmente mais lento e se não tivermos gasto essas calorias durante o dia, consequentemente elas virarão reserva na forma de gordura.

5) Dormir mal ajuda ganhar peso?

Sim, pois uma boa noite de sono está ligada na liberação de serotonina, um neurotransmissor ligado ao prazer. Esse neurotransmissor também é liberado quando ingerimos açúcar, logo o organismo tende a compensar a falta de serotonina pela noite mal dormida ingerindo açúcar.

Além disso, uma noite de sono ruim desregula a produção do hormônio que ajuda a adormecer, a melatonina; a falta desse hormônio aumenta a produção de grelina, hormônio que aumenta o apetite.

6) Comer apenas alimentos light e diet emagrece?

Primeiramente é importante saber a diferença entre diet e light, sendo que os alimentos diet são voltados para uma pessoa que possua alguma restrição alimentar devido a algum problema de saúde, como é o caso dos diabéticos, porém não é porque o chocolate diet não tem açúcar é que é mais saudável e tem menos calorias, pois no caso desse alimento, ele contém mais gordura.

Já os alimentos light têm que ter 25% a menos de calorias do que os alimentos tradicionais. Esses podem ser aliados no processo de emagrecimento se ingeridos de maneira e quantidade correta, porém, muitas vezes, o individuo ao consumir um alimento light, acaba compensando ingerindo uma maior quantidade daquele alimento.

7) Beber durante as refeições engorda?

Nenhuma bebida engordará mais se ingerida durante as refeições ou após elas. Acontece que a ingestão de líquidos em excesso dilata o estômago prejudicando a digestão, principalmente as bebidas gaseificadas.

8) Comer assistindo televisão engorda?

Não é o fato de comer assistindo televisão que engorda , mas o indivíduo tende a comer mais, pois o cérebro não está concentrado na refeição, o que retarda a produção do hormônio que dá a sensação de saciedade. Porém não é somente a televisão que faz isso, comer lendo ou mexendo no computador também tem o mesmo efeito.

9) Tomar chá verde ou água fria com limão pela manhã ajudam na perda de peso?

O chá verde pertence à classe de alimentos termogênicos, ou seja, o corpo precisa gastar mais calorias para absorver seus nutrientes, além disso, é um alimento diurético ajuda a eliminar toxinas e consequentemente desinchar. Para se obter os benefícios dessa erva deve-se consumir no mínimo 4 xícaras de chá por dia, além de ter que ser feito com a própria erva.

Já água fria com limão não existe nenhuma comprovação cientifica sobre a ingestão desses alimentos e a perda de peso, existe a crença de alimentos ácidos queimam gorduras, o que não é verdade.

10) Está certo substituir alimentos por suplementos ?

Como nutricionista seria ironia da minha parte dizer que não existem suplementos capazes de satisfazer a necessidade de nutrientes de uma pessoa. Porém shakes e suplementos são acrescidos de diversos conservantes, corantes e aromatizantes para melhorar a palatabilidade e aumentar o prazo de validade. De uma maneira geral são consumidos indiscriminadamente sem qualquer indicação ou acompanhamento nutricional.

Além disso, os alimentos têm outra ligação com o indivíduo, o aspecto emocional que um alimento é capaz de levar a um ser humano. Portanto digo que a alimentação é qualidade de vida, e como ter qualidade de vida alimentando-se de cápsulas e shakes? O alimento integra o indivíduo à sociedade além de satisfazer suas necessidades nutricionais.

 

Sobre Emerson Lara

Cinéfilo. Colecionador de filmes, séries, quadrinhos, action figures. Fundador e Editor chefe do Central 42.

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