Home / Educação / Não perca a EDUEXPO 2013 – A maior feira de intercâmbio estudantil da América Latina

Não perca a EDUEXPO 2013 – A maior feira de intercâmbio estudantil da América Latina

EDUEXPOA EDUEXPO, maior feira de intercâmbio estudantil da América Latina, acontece no mês de março em São Paulo.  Nos dias 9 e 10, cerca de 40 mil pessoas devem participar da EDUEXPO São Paulo. Neste ano, a capital paulista vai receber 173 expositores no Centro Fecomercio de Eventos. O evento acontece das 14 às 19 horas.

O setor de intercâmbio no Brasil vem registrando crescimento constante nos últimos anos. Dados da Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais) revelam que o intercâmbio cresceu 30% no país em 2011. Somente em 2012, cerca de 300 mil estudantes participaram de programas de intercâmbio, gerando US$ 2 bilhões em negócios.  O perfil do intercambista também tem mudado. Das 71 agências de viagens pesquisadas, 54 atenderam o público da Classe C e 10% informaram que esse nicho já corresponde a metade do movimento de negócios.

Segundo o presidente da EDUEXPO, Julio Ronchetti, o setor tende a ficar ainda mais aquecido com a proximidade dos grandes eventos: Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2016) e Olimpíada (2016). A expectativa é que nos próximos três anos mais de 500 mil brasileiros busquem cursos no exterior nas áreas de graduação, pós-graduação e, principalmente, de línguas estrangeiras nos mais diversos países. Para este ano, Ronchetti acredita que os investimentos no setor atinjam R$ 10 bilhões (incluindo gastos com cursos, passagens e hospedagens).

anima5

A EDUEXPO ocorre em várias partes do País e conta com a presença de instituições de ensino dos Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá, Austrália, Espanha, Portugal, Alemanha, Itália, Suécia, França, Suíça, entre outros. A respeitada universidade de Harvard – a maior do mundo – estará apresentando com exclusividade o seu programa de doutorado.  Junto aos expositores será possível obter informações sobre cursos de idiomas, high school, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, MBAs, escolas técnicas e oportunidade de trabalho e estágio remunerado.

Raio-X

Pesquisa recente, realizada entre os dias 02/02/2013 e 20/02/2013, baseada nas 60 mil inscrições online para os eventos da EDUEXPO no País revela que:

– 54,4% dos estudantes que viajam são entre 20 e 30 anos;

anima3

– 55,7% são mulheres (essa é uma tendência que se mantém desde 2001 e não só no Brasil, mas nos países da América Latina e Europa onde a EDUEXPO acontece duas vezes por ano);

– 53,9% estão cursando o ensino superior ou já terminaram;

– 76,7% estão interessados em estudar um idioma no exterior, sendo que deste número, 92% estão interessados na língua Inglesa, seguida pelo Francês e, em terceiro, o Espanhol.  Isso devido ao interesse crescente dos estudantes ao programa de bolsa de estudos do Governo Federal, Ciências sem fronteiras;  .

– 43% têm interesse em programas curtos voltados para áreas específicas;

– 33% interessados em extensão Universitária;

– Os países mais procurados são os Estados Unidos, com 53%, seguido de perto pelo Canadá, Reino Unido, Espanha, Austrália, França, Alemanha e Itália. Japão e China subiram para posições do topo em comparação a pesquisa do ano passado;

– Os roteiros familiares também vêm ganhando espaço, sendo que essa modalidade de intercâmbio cresceu 80% nos últimos quatro anos.

Serviço:

EDUEXPO – São Paulo
Dias: 9 e 10 de março (sábado e domingo)
Horário: das 14h às 19h
Local: Centro Fecomercio de Eventos – Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista
Entrada franca: inscrições pelo http://edufindme.com/EXPO2013

 

 

Sobre Central 42

Veja também:

Celebrando o Dia Nacional do Livro

Hoje, 29 de outubro, é o Dia Nacional do Livro. E é preciso mesmo celebrar, …