Home / Saúde e Comportamento / Novela nos tempos do Twitter

Novela nos tempos do Twitter


Eu não assistia novelas desde que “O Clone” passou, na primeira vez, nos idos de 2001/2002. Como foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo da Globo e fiquei sem trabalhar no ano passado, era óbvio que assistiria novamente (quase todos os dias). Depois disso, como não tenho o hábito, não vi mais nenhuma.

Há alguns meses, desde que começou “Avenida Brasil”, tenho acompanhado a trama via Twitter, e, francamente, me racho de rir.

Por esses dias, assisti uns dois blocos enquanto aguardava a chegada de uns arquivos por e-mail… E foi uma experiência nova em assistir à novela lendo os comentários na timeline. Aquele #OIOIOI nervoso correndo a tela, as flashmobs promovidas pelos perfis mais babadeiros do twitter. Tudo isso me divertiu demais.

Tem um tweet fantástico, do perfil @rubinho, que resume tudo:

Nunca vou me cansar de falar isso:
Como era chato ver novela sem o twitter!!

As pessoas dizem que assistir novela emburrece, que é coisa de desocupado, que é uma manifestação cultural menor, mas #QUEMNUNCA ? Eu assistia novelas até a virada do século. Depois disso minha vida social, os seriados americanos e minhas duplas jornadas me tiraram esse hábito. Entretanto, assistir novela via Twitter é o que há de mais divertido atualmente no horário nobre da TV.

Algum sociólogo ou antropólogo poderá explicar o fenômeno, já eu, mera administradora de empresas, acho que as pessoas querem estar juntas e compartilhar suas emoções e experiências.

E o que têm elas em comum, estando espalhadas pelo território nacional, sendo de diferentes classes sociais, profissões e históricos? A TV e sua programação!

Os Trending Topics (lista em tempo real das frases mais publicadas no Twitter ) refletem bem o que é assunto, o que é sucesso. A TV sempre foi papo do cafezinho no trabalho, na hora do almoço com colegas, no salão de cabeleireiro, no táxi… Mesmo não assistindo às novelas, uma moça (jovem senhora? Oi?) antenada como eu discute as peripécias das antagonistas com as manicures do salão, porque, afinal, a gente tem que puxar papo, e longe de mim discutir política, as notícias ou explicar motivos históricos para os problemas do nosso país!

Vamos combinar: acompanhar os comentários da novela no Twitter é bem melhor do que ficar arrumando confusão com os outros usuários, no estilo “Senhor das Moscas”. Não ofende ninguém, não onera o carma e não faz mal.

No próximo capítulo, a influência das novelas nos memes e vice-versa. Brincadeira. Parei. 🙂

 

Lista de Posts recentes:
[PTP]posts[/PTP]
 

Sobre Central 42

Veja também:

Líder em cosméticos naturais, orgânicos e veganos estará na 11ª Beauty Fair

Entre os dias 05 e 08 de setembro a Surya Brasil estará presente na 11ª …