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O Desafio do “Balde de Gelo” e a viralização na web


Olá, sou Rafael e este é meu primeiro artigo no Central 42.

Hoje vou falar um pouco sobre o Desafio do Balde de Gelo, a viralização na web e as coisas boas que ela pode conseguir.

Uma explicação breve do fenômeno: A pessoa toma um banho de água com gelo, colocados em um balde, faz uma doação para associações que desenvolvem pesquisas à favor da cura para a Esclerose Lateral Amiotrófica, e desafiam mais 3 pessoas à fazerem o mesmo.

Esta campanha começou a se alastrar após Mark Zuckerberg, CEO do Facebook tomar este banho e desafiar Bill Gates, Heryl Sandberg (executivo do Facebook) e Reed Hastings (CEO do Netflix).

Bill Gates Balde de GeloZuckerberg Balde de Gelo

À partir deste momento, uma horda de vídeos começaram a surgir, tanto de celebridades quanto de anônimos, trazendo à tona esta doença até hoje pouco divulgada. Porém o grande motivo desta explosão não é tanto a questão humanitária da brincadeira, e sim a trollagem, sentimento que domina e move a internet.

Não irei citar as celebridades que aderiram a campanha, pois seus nomes não caberiam neste artigo, porém inúmeras pessoas fizeram e espalharam a campanha com o objetivo de sacanear o outro e aparecer, mostrando que estes não estão por fora dos acontecimentos, e este movimento não tardou a chegar no Brasil, onde o sucesso não foi menor, angariando inúmeros participantes, tanto figuras públicas quanto pessoas comuns.

Com este tremendo sucesso, muitas pessoas passaram a criticar a campanha, falando que muitas pessoas não doaram ou ainda nem sabiam o porque estavam fazendo aquilo, mas de qualquer maneira a campanha está sendo um sucesso, tanto de viralização quanto de resultados.

Segundo o site do Fantástico, em matéria divulgada no dia 24/08/2014, a campanha já tinha arrecadado até então, nos Estados Unidos, US$ 62 milhõds, e no Brasil, R$ 400 mil.

Existiram algumas pessoas que não doaram, outras que não sabiam nem o porque estava fazendo aquele vídeo, porém como existe a questão da indicação, e ninguém quer ficar de fora, que seja para não perder a oportunidade de sacanear com aquele conhecido, a campanha mais do que deu certo, pois hoje a grande maioria das pessoas sabe que essa doença ecxiste e a arrecadação para as entidades que trabalham com esta questão receberam grandes quantias de doações.

A conclusão é que o espírito Troll da internet, aliado a uma causa nobre, independente se todos abracem a causa com os fins devidos ou não, pode trazer ótimos frutos em diversas questões em nossa sociedade. Portanto, antes da crítica, fica a consciência de que a viralização pode trazer grandes benefícios à todos!

E para finalizar desafio à todos que lerem esta matéria a fazer o banho do balde de gelo, mas sem esquecer da sua doação! Pode ser de qualquer valor, dentro da realidade de cada um! E manda o vídeo no meu twitter, @rafaelrpp, que eu posto os melhores por aqui!

Onde Doar:

Associação Pró Cura da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) – CNPJ: 18.989.225/0001-88 | Banco Bradesco (237) | Agência 2962-9 | Conta corrente 2988-2

Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica – Banco Santander | Agência 3919 | Conta Corrente 130001906

Sobre Rafael Portugal

Web Developer, apaixonado por tecnologia, aventureiro na cozinha e geek. Nasci e moro em São Paulo, mas Santos é a cidade do meu coração. Sempre ligado às novidades e últimas tendências na web