Home / Cultura e Entretenimento / O Fantástico SUPER 8

O Fantástico SUPER 8

Os nossos editores Emerson Lara e Ana Szaz foram conferir ontem a pré-estréia de Super 8.

Leia esse post sem medo: SPOILERS FREE.

Ainda não sabe o que é o filme Super 8? 

[SINOPSE]

A trama se passa no verão de 1979, quando um grupo de seis garotos, em uma cidade industrial de Ohio, testemunha uma catastrófica colisão noturna de um caminhão com um trem de carga. Eles registram tudo com a câmera Super-8 com a qual estavam tentando fazer um filme. Não tarda para que eles comecem a desconfiar que aqui não foi um acidente, quando misteriosos desaparecimentos começam a acontecer e o exército tenta encobrir a verdade – algo muito mais terrível do que eles poderiam imaginar.

Como é comentado no texto do Último Segundo do IG:

“Super 8”, novo trabalho do diretor J.J. Abrams (criador das séries “Lost” e “Fringe”, entre outras), é uma homenagem aos filmes que Steven Spielberg criou nos anos 1970 e 1980. “ET, O Extraterrestre” e “Contatos Imediatos do Terceiro Grau” são as principais fontes de inspiração, mas não é preciso se esforçar para encontrar referências a “Tubarão” e “Parque dos Dinossauros” , além de “Os Goonies”, que Spielberg não dirigiu, mas produziu.

Antes que se acuse Abrams de plágio, não custa lembrar que o filme foi feito com o aval do próprio Spielberg, que é produtor do longa. E, mesmo se o cineasta não estivesse envolvido, “Super 8” ainda seria válido, já que as referências a “ET” e “Contatos Imediatos” estão muito mais próximas da homenagem do que da cópia. Há citações que parecem até piscadelas de Abrams para fãs do Spielberg.”

Emerson Lara – sorcerus

Muito suspense foi feito sobre o que era o filme. Nada vazou. O pouco que era mostrado ficava apenas nas imagens de um grupo de crianças realizando uma filmagem, e só.

E ontem foi a pré-estréia do filme no Brasil e fui conferir no cinema IMAX.

O filme é fantástico. Não dá pra dizer uma palavra sobre o filme para não cair em spoiler, mas posso dizer que ele é alucinante, resgatando os filmes de aventura dos anos 70/80. A sensação de parecer Goonies está ali também, apesar de não ser tão ingênuo – as crianças são mais reais e nada caricaturais. O grupo é a alma do filme.

Todo o elenco funciona maravilhosamente. Narrativa perfeita. Suspense na medida certa. Cenas de ação de tirar o fôlego (se prepare para o primeiro ato do filme, é de grudar na cadeira).

A direção de J.J. Abrams é perfeita, mas você vê o magistral toque de Steven Spielberg constantemente no decorrer do filme. Ponto alto, aliás. Dois excelentes diretores fazendo o que sabem fazer de melhor em um mesmo trabalho.

Um filme pra ver e rever. Digo mais, ele será lembrado por muitos anos, um filme a ficar registrado na história do cinema. É entretenimento puro. Você acompanha a história e torce pra não acabar nunca.

Saí do cinema com vontade de vê-lo novamente, algo que há muito tempo não acontecia.

Nota: 10

 

 Ana Szaz – ana-szaz

Queria começar dizendo que há muito tempo não sentia o que senti ontem quando os créditos apareceram na tela do IMAX, onde fui conferir a pré-estréia de “Super 8”. Se fosse possível, teria mandado um “play it again, Sam” ao projetista e assistido novamente na seqüência.

Um misto de emoções tomou conta de mim e eu saí do cinema animadíssima. Todos que estavam comigo estavam tão animados quanto.

J.J. Abrams somado com Steven Spielberg não poderia dar em outra coisa que não fosse um ótimo filme. Pois bem, o filme é ótimo mesmo. Clima nostálgico e cheio de referências que marcaram época, tais como ET, Goonies, Parque dos Dinossauros e Contatos Imediatos de Terceiro Grau.

Fica até difícil comentar sem soltar spoilers, então só me resta dizer que Super 8 resgatou em mim a criança que assistia bons filmes na sessão da tarde. Se você foi uma dessas crianças também, então o filme é obrigatório.

Alguns destaques de “Super 8”: efeitos especiais de cair o queixo e a cada vez melhor Elle Fanning.

Boa pedida para os saudosistas de plantão e para os fãs de ficção científica, o filme é uma delícia para os sentidos, uma ótima experiência cinematográfica. E eu vou ao cinema assisti-lo outra vez!

Nota: 10

 

Fiquem agora com o trailer e não percam o filme nos cinemas.

 

Lista de Posts recentes:

[PTP]posts[/PTP]

Sobre Central 42

Veja também:

Natal Iluminado

Natal Iluminado traz espetáculo cultural emocionante

Natal Iluminado promete um emocionante espetáculo que integra projeção mapeada, teatro, dança, circo, música ao vivo e coreografias aéreas.