O programa Ocupação chega à sua 12ª edição desnudando o universo do cartunista Angeli. A mostra, em cartaz no Itaú Cultural de 16 de março a 29 de abril, apresenta 880 obras assinadas pelo artista, sendo 80 originais, e cerca de 20 fotos de arquivo pessoal, incluindo retratos de infância e adolescência.

A Ocupação tem por característica destacar elementos do processo criativo de artistas considerados ícones em sua área de expressão. Nesta edição, com curadoria da arquiteta e designer gráfica Carolina Guaycuru, parte do ambiente de trabalho do cartunista é recriado no espaço expositivo, projetado pela cenógrafa e também arquiteta Patrícia Rabbat.

Com uma produção múltipla e significativa, o cartunista é conhecido por ironizar a vida cotidiana da metrópole, seja ao criar personagens controversos em tirinhas, seja ao emprestar seu humor ácido a charges políticas, ao editar a já extinta revista Chiclete com Banana ou ao se autocriticar numa série de caricaturas na qual é personagem de si mesmo.

Entre as curiosidades da Ocupação Angeli, destaque para a exibição de dois sets restaurados das filmagens de Dossiê Rê Bordosa, curta dirigido por Cesar Cabral com bonecos animados. Um vídeo especialmente produzido para a exposição traz uma entrevista na qual o artista conta fatos marcantes de sua trajetória entre 1970 e 2000, relacionados à música, expressão fundamental em sua obra. Quem assina esse trabalho é o produtor musical, sonoplasta e artista gráfico Pedro Angeli, seu filho.

No dia da abertura da mostra, entra no ar um hotsite especial para a Ocupação Angeli, com parte do material da exposição e conteúdo exclusivo. No endereço atual, você pode visitar as edições anteriores, dedicadas a artistas como Cildo Meireles, Haroldo de Campos, Zé Celso, Nelson Leirner, entre outros.

O projeto Ocupação do Itaú Cultural foi criado para fomentar o diálogo da nova geração de artistas com os criadores que os influenciaram. O evento integra uma das políticas permanentes do Instituto, que é a preservação da memória artística. Exemplo disso é o trabalho com as enciclopédias, que disponibilizam dados biográficos, imagens, vídeos e textos analíticos sobre profissionais das artes visuais, do teatro, do cinema, da literatura e das artes tecnológicas.

A exposição é uma oportunidade para que vários perfis de público tomem contato com os artistas, conhecendo seu processo de criação. É também um espaço para que a instituição direcione sua ação educativa para o aprofundamento e a compreensão do papel de artistas, que “formam opinião” sobre a arte, seus movimentos e períodos.

Ocupação Angeli

Local: Itaú Cultural
Endereço: Avenida Paulista, 149, São Paulo, SP (próximo à estação Brigadeiro do metrô).
Data: 16 de março a 29 de abril
Horário: terça à sexta – 9h às 20h e sábado, domingo e feriados – 11h às 20h
Estacionamento: Gratuito para bicicletas.
Entrada franca
 

Lista de Posts recentes:

[PTP]posts[/PTP]

 

Comments are closed.