Home / Caverna do Wagão / Por que 13 de Julho é o Dia Mundial do Rock?

Por que 13 de Julho é o Dia Mundial do Rock?

Todo ano, o dia 13 de Julho é considerado o Dia Mundial do Rock graças a Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats , que organizou aquele que foi, sem dúvida, o maior show de rock da Terra, o Live Aid.

O objetivo principal do show era o fim da fome na África.

Dois shows foram realizados, sendo um no lendário Wembley Stadium de Londres (Inglaterra) e outro no, não menos lendário, JFK Stadium na Filadélfia (EUA).

O evento chamou a atenção por contar com a presença de muitos artistas famosos na época. Entre os participantes estavam The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Rolling Stones, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Eric Clapton e Black Sabbath, Elton John, Adam Ant, Ultravox, Elvis Costello, Run DMC, Sting, Brian Adams, The Pretenders, Santana, Eric Clapton, Duran Duran, Bob Dylan, Lionel Ritchie, The Cars, The Four Tops, Beach Boys, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), entre outros.

Os shows foram transmitidos ao vivo pela BBC para diversos países e abriram os olhos do mundo para a miséria no continente africano, alcançando uma audiência na TV de cerca de 2 bilhões de telespectadores em todo o planeta, em cerca de 140 países.

Este show marcou também, até então, a única reunião dos três sobreviventes da banda Led Zeppelin, Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones, com a presença ilustre de Phil Collins na bateria.

dia-do-rock (5)O Live Aid conseguiu em 16 horas de show acumular cerca de 100 milhões de dólares, totalmente destinados ao povo faminto e miserável da África. Isso é a cara do ROCK AND ROLL!

Apesar de se chamar “Dia Mundial do Rock“, a data só é comemorada no Brasil. Ela começou a ser celebrada em meados dos anos 1990, quando duas rádios de rock – 89 FM e 97 FM – começaram a mencionar a data em sua programação. A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país. Entretanto, essa data é completamente ignorada em todo o resto do mundo.

 

Sobre Wagão Ongaro

Nerd, cervejeiro, roqueiro, colecionador de brinquedos e sofredor de Bullying.

Veja também:

O retorno do vinil

Por quase duas décadas, o famoso vinil, também mais conhecido como “Bolachão” ou simplesmente Long Play (LP), …