O faroeste voltou! Sim, repaginado, um faroeste moderno. A Qualquer Custo concorre a 4 Oscars e conta uma história que envolve valores como ética, qualquer custojustiça, desespero, amor de irmãos e amor de pai.

Na trama, dois irmãos que se unem para assaltar bancos e “a qualquer custo” pagar a hipoteca do terreno, que já está em execução e pode ficar com o banco. No caminho deles, tem um policial, Texas Ranger, que os persegue.

A história se passa no interior do Texas e mostra a realidade de decadência das cidades, que um dia já tiveram seu apogeu e hoje se encontram pouco habitadas, com poucas oportunidades.

É uma clara analogia aos USA de hoje, que querem “uma América forte de novo”. No Texas, é bom lembrar, qualquer um pode andar armado. Os “caipiras” não levam desaforo para casa e a lei conta com os Texas Rangers.

Nesse cenário de faroeste, os irmãos Toby (Chris Pine) e Tanner (Ben Foster) se juntam para roubar bancos e pagar a hipoteca. Elaboram uma estratégia inteligente e a levam a cabo, apensar de alguns contratempos.

Nesse enredo temos cenas fortes dos assaltos e diálogos interessantes dos personagens. Chris Pine (Kirk de Jornada nas Estrelas) está muito bem no papel: excelente atuação.

qualquer custo

Outro destaque fica para o Texas Ranger, Jeff Brigdes, um policial prestes a se aposentar, que tem, nos episódios dos roubos, uma chance de terminar a carreira com uma grande façanha. Sua relação com seu companheiro mestiço (índio e mexicano), Alberto (Gil Birmingham), na caçada aos ladrões, é cheia de tiradas preconceituosas ao estilo texano.

A grande questão antagônica do filme é a alternativa pela qual os personagens se enveredam para pagar sua hipoteca, assaltando bancos para levantar o dinheiro.

Essa questão abordada, reflete a desesperança da sociedade em conseguir resolver da forma honesta seus problemas e a busca por alternativas pouco éticas.

A maneira como são apresentados os dois irmãos e seus propósitos familiares, até conseguem um pouco da nossa simpatia.

O filme concorre a 4 Oscars: Melhor Filme, Ator Coadjuvante (Jeff Bridges), Roteiro Original e Edição.

O gênero western pode ajudar na obtenção de algum Oscar, mas não representa perigo na disputa de Melhor Filme.

Author

Administrador de Empresas e Advogado; MBA: Marketing, RH e Comunicação; Professor: Oratória, Marketing de Relacionamento e Excelência no Atendimento em Call Center; Cinéfilo, amante das artes e adora novas culturas.

Comments are closed.