Home / Cinema / O que é exatamente quebrar a Quarta Parede?
Quarta Parede

O que é exatamente quebrar a Quarta Parede?


Quarta Parede é uma parede imaginária situada na frente do palco do teatro, através da qual a plateia assiste passiva à ação do mundo encenado.

O ato de quebrar a quarta parede é usado no cinema, no teatro, na televisão e na arte escrita, e tem origem na teoria do teatro épico de Bertolt Brecht, que ele desenvolveu a partir e, curiosamente, para contrastar com a teoria do drama de Constantin Stanislavski.

Refere-se a uma personagem dirigindo a sua atenção para a plateia, ou tomando conhecimento de que as personagens e ações não são reais. O efeito causado é que a plateia se lembra de que está vendo ficção e isso pode eliminar a suspensão de descrença.

quarta parede

Muitos artistas usaram esse efeito para incitar a plateia a ver a ficção sob outro ângulo e assisti-la de forma menos passiva. Brecht estava ciente de que quebrar a quarta parede iria encorajar a plateia a assistir a peça de forma mais crítica – o chamado Efeito de Alienação.

A quarta parede também é usada como parte da narrativa, quando a personagem descobre que faz parte de uma ficção e ‘quebra a quarta parede‘ para estabelecer um contato com a audiência.

Isso ocorre em filmes como O Último Grande Herói e A Rosa Púrpura do Cairo, onde personagens saem dos filmes que habitam e espectadores adentram a película; O Show de Truman, onde o personagem-título percebe que sua vida é uma espécie de reality show filmado em um gigantesco estúdio; Curtindo a Vida Adoidado onde Ferris Bueller conversa com o espectador mostrando como aproveitar a vida; e o livro O Mundo de Sofia, onde os personagens de um livro sendo escrito percebem seu caráter ficcional e tentam descobrir como conseguir sua liberdade.

Quarta Parede

Nesse caso, a ‘quarta parede’ que a personagem derruba permanece como parte da narrativa em si, e a parede entre a plateia real e a ficção permanece intacta. Há casos também em que a criatura encontra o criador, como no período em que Grant Morrison escrevia as histórias em quadrinhos do Homem Animal. Histórias como essas não quebram efetivamente a quarta parede – apenas se referem a esse recurso.

Alguns personagens são notórios por quebrar a quarta parede, como Deadpool da Marvel Comics, Goku no fim de cada episódio de Dragon Ball Z (Majin Boo e Gohan também fizeram), Pinkie Pie de My Little Pony: A Amizade é Mágica , Frank Underwood, de House of Cards e a série de games Metal Gear: Solid (onde alguns personagens olhavam para a tela e interagiam com o jogador).

Confira, abaixo, uma compilação de personagens em filmes que quebram a quarta parede e/ou olham para a câmera.

Sobre Emerson Lara

Cinéfilo. Colecionador de filmes, séries, quadrinhos, action figures. Fundador e Editor chefe do Central 42.

Veja também:

Michael Bublé

Michael Bublé chega às telas da Cinemark em outubro

A Rede Cinemark apresenta o filme “Tour Stop 148”, com imagens de uma das turnês mais bem sucedidas do cantor Michael Bublé.