Home / Cultura e Entretenimento / Rio Comicon 2011 – O super evento nacional de quadrinhos

Rio Comicon 2011 – O super evento nacional de quadrinhos


De 20 a 23 de outubro, o Rio de Janeiro volta a ser a capital nacional dos quadrinhos. A Estação da Leopoldina vai sediar, mais uma vez, a Rio Comicon, organizada pela Casa 21, em parceria, pela primeira vez, com o estúdio Retina 78.

Entre as novidades da edição, haverá um maior destaque para o mangá e os super-heróis. “Em 2010, tivemos uma programação mais centrada em quadrinhos autorais, com a vinda de grandes nomes individuais como Milo Manara, Kevin O’ Neill, Melinda Gebbie”, lembra Roberto Ribeiro, diretor da Casa 21. “Sentimos que era hora de contemplar também essas duas vertentes tão importantes dos quadrinhos”, explica.

Sendo assim, a Rio Comicon 2011 vai abrigar uma mostra com os trabalhos do estúdio japonês CLAMP – composto por mulheres conhecidas como as rainhas do mangá – além de uma homenagem aos 75 anos da DC Comics, baseada no livro “75 Years Of DC Comics: The Art Of Modern Mythmaking”, que levou Prêmio Eisner como melhor livro sobre quadrinhos. Ainda entre as exposições, trabalhos originais de Will Eisner e Guido Crepax – e sua inesquecível Valentina – também vão ocupar grande espaço na programação, com eventos que misturam artes plásticas, moda e até design de móveis.

Estão previstos, ainda, como na primeira edição, mostra de filmes e documentários, oficinas, sessões de lançamento de livros e quadrinhos, desfile de cosplay e a “Plataforma dos Desenhistas”, onde os artistas vão desenhar e autografar para os fãs.

CHRIS CLAREMONT, JUNKO MIZUNO, PAUL POPE E LINIERS SÃO ALGUNS DOS DESTAQUES ENTRE NOMES QUE PARTICIPARÃO DO MAIOR EVENTO BRASILEIRO DE QUADRINHOS
Chris Claremont

Conhecido por seu trabalho com a série “X-Men”, o roteirista inglês Chris Claremont confirmou sua vinda. Os quadrinhos com suas histórias já venderam mais de 500 milhões de exemplares em todo mundo e serviram de base para o roteiro dos filmes da saga “X-Men”, incluindo a sequência de “Wolverine”, prevista para 2013, baseada na graphic novel de mesmo nome, de Claremont e Frank Miller.

A japonesa Junko Mizuno chega ao Brasil trazendo seu trabalho altamente influenciado pelos mangás, animes e brinquedos japoneses. Pintora, ilustradora e quadrinista, ela é reconhecida pelo seu estilo singular de imaginário feminino, poderoso e erótico. Vencedor de dois prêmios Eisner, Paul Pope é o terceiro nome da lista. Quadrinista, trabalha para a DC Comics desde 1997, onde ilustrou títulos como “Hellblazer” e “The Batman Chronicles” . O outro destaque vem da Argentina. Conhecido pela tira “Macanudo”, Liniers publica no jornal La Nación (e aqui, na Folha de S. Paulo). No Rio Comicon, ele vai lançar – e autografar, claro – “Macanudo vol. 4”.

A eles se somam nomes não menos importantes. A começar pelo norte-americano Peter Kuper, que escreve e desenha a dupla “Spy vs Spy” para a revista Mad desde 1997. Também terão espaço conhecidos editores, compatriotas de Kuper, como Bob Schreck – que, com passagens pela Marvel e DC Comics, atualmente é editor-chefe da Legendary Comics – e Denis Kitchen. Ao longo de 30 anos, Kitchen editou nomes como Will Eisner, Robert Crumb, Alan Moore, e Art Spiegelman, entre outros.

Caterina Crepax

Finalizando a lista dos convidados norte-americanos, Dan Goldman. Esse, no entanto, já é quase brasileiro. Um dos criadores do coletivo de webcomics ACT-I-VATE, Goldman trocou Nova York por São Paulo, de onde segue produzindo a “Red Light Properties”.

Do velho mundo, mais especificamente da França, virão três convidados: Lewis Trondheim, quadrinista fundador da editora independente L’Association; o ainda inédito no Brasil Edmond Baudoin (prêmio de melhor álbum em Angoulême por “Couma Acò” e melhor roteiro por “Le Voyage” e “Les Quatre Fleuves”); e Ludovic Debeurme, cujo premiado “Lucille” será lançado no Brasil pela Barba Negra/LeYa no Rio Comicon.

Completam a lista, a austríaca Ulli Lust, autora do premiado “Hoje é o último dia do resto da sua vida”, inspirado em sua juventude; e o argentino Salvador Sanz, de “Legión”, “Desfigurado” e “Noturno” que, atualmente, produz a série “Angella Della Morte”. A organização do Rio Comicon já havia divulgado a vinda da estilista Caterina Crepax, filha do lendário Guido Crepax.

NOMES COMO LUIZ GÊ, RAFAEL ALBUQUERQUE, ERICA AWANO, DANILO BEYRUTH E OS GÊMEOS MOON E BÁ ESTARÃO NO MAIOR EVENTO BRASILEIRO DE QUADRINHOS.

 

Fábio Moon

De autores consagrados como Luiz Gê, Edgar Vasques e Jô Oliveira, passando pela nova geração de Rafael Albuquerque e dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá – vencedores dos prêmios Eisner e Harvey em 2011, respectivamente por Vampiro Americano e Daytripper – ao todo, 19 brasileiros confirmaram presença.

Luiz Gê

O bom momento dos quadrinhos brasileiros pode ser comprovado, também, pela variedade dos estilos dos nomes nacionais que vão circular pelo evento. São autores de histórias/desenhos de superheróis, como Rafael Grampá, a quadrinhos autorais como os de Danilo Beyruth, grande vencedor do 23º Troféu HQ Mix, passando pelo mangá de Erica Awano. A lista completa inclui: Carlos Ferreira, Heitor Yida, José Aguiar, Marcelo D’Salete, Mateus Acioli, Plínio Fuentes, Rafael Coutinho, Rafael Moralez e Wesley Rodrigues, além do jornalista que escreve sobre quadrinhos Eduardo Nasi.

Rio Comicon 2011 – 2ª Edição do Festival Internacional de Quadrinhos e Cultura Pop.
20 a 23 de Outubro de 2011
Estação Leopoldina – Rio de Janeiro

Informações: http://riocomicon.com.br

 

Lista de Posts recentes:

[PTP]posts[/PTP]

Sobre Central 42

Veja também:

Natal Iluminado

Natal Iluminado traz espetáculo cultural emocionante

Natal Iluminado promete um emocionante espetáculo que integra projeção mapeada, teatro, dança, circo, música ao vivo e coreografias aéreas.