Home / Games / Sabe o que é um Gamebook? Conheça uma nova forma de diversão!

Sabe o que é um Gamebook? Conheça uma nova forma de diversão!


Em meados dos anos 80 e começo dos 90, muita gente se divertia sem videogames, celulares, sem essa tecnologia que temos hoje. Bastava apenas um simples livro de bolso, um lápis, dois dados e a aventura estava garantida.

O conceito do Gamebook vem de gerações anteriores. Diversos autores populares de aventura e horror brincaram com o gênero, como o autor de “Goosebumps”, R. L. Stine. E quem não conhece essa série de livros?

Pois bem, isso tudo funcionava com um sistema bem simples: ao final de cada trecho, conforme a escolha do jogador, este seria indicado a um próximo trecho numerado. Frases do tipo “Se você deseja seguir para o norte, vá para 231″ são constantes dentro das narrativas, e a diversão pode ser infinita. Os itens, status e outras anotações eram computados a lápis. Seu sucesso dependia da escolha nas opções e sorte nos dados.

“Cidade dos Ladrões” é um dos títulos mais populares do estilo. Nesse livro temos um herói que enfrenta todo tipo de malandros e piratas, criaturas sombrias e elfos; consegue uma tatuagem de unicórnio na testa, acrescentando um pouco de humor na brincadeira; e derrota o Príncipe da Noite, Zanbar Bone!

Você vai se surpreender com a quantidade de diversão que um livro de papel pode proporcionar.

É até possível “salvar” o jogo, em determinada escolha, anotando o número do trecho e voltando a ele caso tudo dê errado. E, talvez o melhor, não existe nenhuma máquina controlando os outros personagens, e ninguém para te julgar caso você se esqueça de computar um dano recebido em alguma batalha.

Clique aqui para comprar

Cidade dos Ladrões

Autor: Ian Levingstone
Gênero: Lazer
Editora: Jambo
O terror espreita a noite enquanto Zanbar Bone e seus cães da lua, sedentos de sangue, mantém a próspera aldeia de Silverton em xeque. Em seu momento de necessidade, os mercadores de Silverton voltam-se para você, um aventureiro e espadachim de aluguel. Sua missão leva-o às ruas escuras e serpenteantes de Porto Areia Negra, em busca de informações vitais, sem as quais a vitória é impossível. Ladrões, vagabundos e criaturas da noite espreitam os viajantes incautos, e muitas vezes sua única escolha será matar ou morrer! Mas, fora do porto, a mais temível aventura de todas o aguarda — a torre-fortaleza do próprio Príncipe da Noite, Zanbar Bone!
Tudo de que você precisa é um lápis e uma borracha para embarcar nesta aventura de espada e magia, com um elaborado sistema de combate e uma ficha onde anotar suas vitórias e derrotas.
 
Lista de Posts recentes:
[PTP]posts[/PTP]
 

Sobre Paula Gaidzinski

Veja também:

NX-SA1 – A JVC traz um design arrojado em áudio portátil

Um aparelho de som portátil, com design arrojado e alta definição de áudio. Essa é …