Home / Cultura e Entretenimento / Saiba tudo sobre a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Saiba tudo sobre a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

A 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, com promoção da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organização da Reed Exhibitions Alcantara Machado, traz programação abrangente, mesclando literatura com diversão, negócios, gastronomia e cultura.

São cerca de 480 expositores participantes, 346 nacionais e 134 internacionais, estes representados pela Alemanha, Suíça, França, Espanha, Bélgica, China, Coreia, Japão, Colômbia, Peru e Canadá. Os expositores nacionais homenagearão o centenário de Jorge Amado e Nelson Rodrigues, além dos 90 anos da Semana de Arte Moderna.

Nas unidades temáticas, o objetivo comum é incentivar e democratizar o acesso à leitura, no contexto da frase inspiradora da 22ª Bienal: “Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas”.

Para a presidente da CBL, Karine Pansa, o grande encontro do livro no País, que acontece em São Paulo e atrai milhares de pessoas entre crianças, jovens e adultos, constitui-se, tradicionalmente, em elemento formador de novos leitores. “Trata-se de uma verdadeira metamorfose: de visitantes de eventos em leitores, frequentadores de bibliotecas e livrarias, motivo este que nos levou à definição do tema, porque os livros podem transformar a forma como as pessoas enxergam o mundo”.

PILARES TEMÁTICOS

Salão de Ideias – Sob o comando de Paulo Markun, o espaço apresentará um panorama do mundo do livro e suas conexões com outros campos da cultura e com a atualidade, procurando ilustrar esse cenário com autores e obras, aproximando-os por semelhanças ou dissemelhanças.

Deu a Louca nos Livros – Com projeto e cenografia assinados por Emanoel Araújo (Museu Afro Brasil), que cede brinquedos e objetos, o espaço infantil é conduzido pelo Instituto Pró-Livro (IPL), entidade sem fins lucrativos reconhecida por ações de fomento à leitura. Nesta edição da Bienal, o tema proposto é inventar histórias e possibilitar às crianças o exercício criativo e lúdico de serem coautoras de um livro imaginário. Conduzida por educadores, é experiência para despertar emoções e o interesse pelos livros e a leitura.

# Você + Quem = ? – Espaço jovem dirigido por Zeca Camargo com curadoria-adjunta de Maria Tereza Arruda Campos. A proposta é envolver a juventude em diálogos com a literatura nacional e global, a partir de três formatos: encontros entre leitor e autor, e entre leitores; paixão radical, com relatos de profissionais de áreas diversas sobre o que fazem de modo apaixonado; e adolescências, com bate-papos sobre os muitos desafios e prazeres dessa fase.

Espaço do Professor – Orientado pela educadora Guiomar Namo de Melo, as atividades incentivam a formação do professor-leitor e o uso do livro em sala de aula, com oficinas do Canal Futura e de especialistas da área. Guiomar Namo de Mello é pós-doutorada pelo Institute of Education da London University, integrou o Conselho Nacional de Educação, foi secretária Municipal de Educação de São Paulo na gestão Mário Covas e deputada estadual por São Paulo. Atualmente dirige a EBRAP – Escola Brasileira de Professores. O espaço tem 200 m2, incluindo auditório com 30 lugares.

Cozinhando com Palavras – No espaço gourmet, o curador responsável é o chef paulistano André Boccato, da Editora Boccato e da CookLovers, na qual criou uma cozinha experimental. Na Bienal, em uma cozinha cenográfica, convidará chefs-autores para ministrarem aulas-show interativas. Debates mesclando gastronomia e literatura farão parte do cardápio.

Telas & Palcos – Unidade orientada por Rubens Ewald Filho, em que encontros aproximarão autores, dramaturgos, cineastas, músicos e artistas.

Livros & Cia. – Espaço de negócios coordenado pelo jornalista A.P. Quartim de Moraes. A programação envolve palestras e debates sobre temas de interesse dos profissionais que atuam nas diversas atividades de todos os elos da cadeia do livro.

 

SERVIÇO 

22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Período: 9 a 19 de agosto de 2012
Horário de funcionamento: das 10 às 22h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi End.: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – São Paulo – SP
Sitewww.bienaldolivrosp.com.br
Valor do ingresso: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia) 
Transporte: Gratuito em 2 estações de metrô – ônibus de ida e volta à Bienal nos terminais Barra Funda e Tietê.
Entrada gratuita: professores, bibliotecários, estudantes inscritos em visitação escolar programada, profissionais da cadeia produtiva do livro, maiores de 60 anos e crianças com até 12 anos, mediante apresentação de documento comprobatório

 

Lista de Posts recentes:
[PTP]posts[/PTP]
 

Sobre Emerson Lara

Cinéfilo. Colecionador de filmes, séries, quadrinhos, action figures. Fundador e Editor chefe do Central 42.

Veja também:

Natal Iluminado

Natal Iluminado traz espetáculo cultural emocionante

Natal Iluminado promete um emocionante espetáculo que integra projeção mapeada, teatro, dança, circo, música ao vivo e coreografias aéreas.