A filmografia de Martin Scorsese é invejável. Ao longo de cinquenta anos de carreira, o diretor reuniu elementos marcantes de autoria em seus filmes e se tornou um dos diretores mais consagrados.

Fascinado pelo submundo e pela violência, era incomum, pelo menos pra mim, que Scorsese dirigisse A Invenção de Hugo Cabret, um filme que exalava infantilidade. Engano meu!

O primeiro engano foi entender A Invenção de Hugo Cabret como um filme infantil. Ou melhor, é um filme infantil, mas para adultos. Isso é visível, por exemplo, na compreensão que Hugo tem sobre a vida e sobre si. Brilhantemente o drama do protagonista e sua “adultificação” são constantemente dosados com a ingenuidade ou a bonita amizade que se desenvolve entre Hugo e Isabelle.

O primeiro terço do filme se confunde numa trama que não avança e parece sem pulso, o que me colocou ainda mais em dúvida a respeito da escolha do diretor.

Acontece que ao entrar no verdadeiro desenrolar da história, A Invenção de Hugo Cabret se transforma numa declaração de amor ao cinema e, ao ganhar essa forma, o filme desperta também o seu diretor. A paixão de Scorsese pelo cinema é transmitida ao filme e é a sua verdadeira beleza.

Mesmo com elenco talentoso e seguro, A Invenção de Hugo Cabret está longe de ser um dos melhores filmes de Martin Scorsese. É quase uma licença poética na filmografia do diretor, mas ainda assim, exibe uma faceta de um dos maiores diretores vivo.

http://youtu.be/9B2IqHDB7HE

A Invenção de Hugo Cabret (Hugo)

Sinopse: Hugo é um garoto de 12 anos que vive em uma estação de trem em Paris no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro que trabalhava em um museu, morre momentos depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um androide, sentado numa escrivaninha, com uma caneta na mão, aguardando para escrever uma importante mensagem. O problema é que o menino não consegue ligar o robô, nem resolver o mistério.
Elenco: Asa Butterfield, Chloe Moretz, Jude Law, Helen McCrory, Ben Kingsley, Emily Mortimer, Christopher Lee, Sacha Baron Cohen, Ray Winstone
Direção: Martin Scorsese
Gênero: Drama
Duração: 126 min.
Distribuidora: Paramount Pictures
 
* Curto e Grosso é a sessão da Central 42 dos reviews de filmes e séries, apresentados de uma maneira rápida, direta e sem muito blá blá blá.
 

Lista de Posts recentes:

[PTP]posts[/PTP]
 

1 Comment

  1. Fernanda Rabello

    Metalinguagem! Lindo assistir a um filme sobre cinema!