Home / Falando Curto e Grosso / Sessão Curto e Grosso – Operação Presente

Sessão Curto e Grosso – Operação Presente

Produzido pela Aardman Animations, a mesma responsável pela série de desenhos de Wallace & Gromit e, também, pelo divertido Por Água Abaixo, Operação Presente é uma tocante releitura de um tema supostamente já exaurido no cinema, mas que consegue, com inteligência e talento, criar algo novo, sem perder a emoção e a diversão que sempre é esperada de produções do gênero.

Dirigido por Sarah Smith, Operação Presente trabalha de forma eficaz no que há de melhor em seus concorrentes. Da Pixar, traz a exuberância visual e emoção dosada de forma contundente, mas sem exagero ou pieguice. Da Dreamworks, traz a ironia e as inúmeras citações ao universo pop.

Quando lida com essas referências, porém, o filme as utiliza de forma orgânica e integrada à narrativa. Assim, quando temos, como em Independence Day, a sombra gigante da nave do Papai Noel se projetando sobre ruas das cidades, ou os elfos atuando como se estivessem em algum filme da série Missão Impossível, não são apenas momentos divertidos, mas essenciais para o desenvolvimento da trama.

Colorido, alegre e com uma história de apelo universal que irá fazer a alegria das crianças, Operação Presente se configura ainda como uma excelente opção para os adultos, seja por conta dos inúmeros detalhes colocados de forma inteligente e sutil (reparem na referência a Peter Pan, na excelente gag da rena de metal, no detalhe da tinta de chumbo e na rena cachorro) como pela irresistível nostalgia que traz a cada um de nós.

Um clássico imediato para os próximos Natais.

Operação Presente (Arthur Christmas)

Sinopse: A comédia animada em CG e 3D finalmente revela a incrível e a nunca antes vista resposta para a pergunta de toda criança: “Então, como é que Papai Noel consegue entregar todos os presentes em uma única noite?”. A resposta: graças à emocionante e ultra high-tech operação presente do Papai Noel, que acontece em um lugar escondido no Pólo Norte. O cerne do filme é uma história com os ingredientes de um Natal clássico – uma família com engraçados desentendimentos e um herói improvável, Arthur, com uma missão urgente que deve ser concluída antes do amanhecer da manhã de Natal.
Elenco: James McAvoy, Hugh Laurie, Jim Broadbent, Bill Nighy, Imelda Staunton e Ashley Jensen
Direção: Barry Cook e Sarah Smith
Gênero: Animação
Duração: 97 min.
Distribuidora: Sony Pictures
 
* Curto e Grosso é a sessão da Central 42 dos reviews de filmes e séries, apresentados de uma maneira rápida, direta e sem muito blá blá blá.
 

Lista de Posts recentes:

[PTP]posts[/PTP]
 

Sobre Marcio Tarantino

Veja também:

Corra

Thriller Corra! (Get Out) é um angustiante filme de terror

O thriller Corra! (Get Out) não veio só para mostrar a sua cor. Veio, também, para mostrar que um novato diretor pode sim ter uma estreia esplendorosa.