Home / Josiane Vargas / Sexta-feira 13: Melhor de Três – 13/01

Sexta-feira 13: Melhor de Três – 13/01

Sexta-feira 13. Uau! A primeira de 2012. Sim, e por muita “sorte”, teremos mais duas.

Mas, primeiramente, preciso me apresentar, acho que poucos me conhecem.

Sou a Josiane Vargas, apaixonada por filmes, preferencialmente os de terror/suspense. E assisto aos “banhos de sangue” há pelo menos uns 20 anos. Lembro-me de ficar deslumbrada desde os meus 6 anos de idade, de madrugada, sozinha, em frente à TV assistindo aos filmes de terror.

E quanto à sexta-feira 13, não tenho nenhuma superstição que envolva o que para muitos é o “dia do azar”, mas claro, me aproveito deste dia para realizar alguns rituais, um deles é assistir a filmes de terror. Óbvio! (Ok, quem me conhece sabe que faço isso praticamente quase a semana toda, mas assim é uma desculpinha para assistir ou rever mais alguns).

Por isso que a minha dica é, não saia de casa, se jogue no sofá, prepare aquele balde de pipoca e garanta, no mínimo, alguns calafrios e sustos no decorrer da noite.

Então recomendarei 13 filmes para essa sexta-feira 13.

Ao contrário do que muitos pensam, o gênero é diverso, e não se resume só a sangue e serial killers enfurecidos. Há várias formas de terror, desde o clima sombrio e “pesado” de “O bebê de Rosemary” até as loucas machadadas do meu querido Jason Voorhees em seus 12 filmes Sexta-feira 13.

Vamos aos 13 filmes, não seguirei nenhuma ordem, pois não saberia escolher quais os melhores para colocar ao topo da lista.

 

Sobrenatural – (Insidious, 2011, EUA)

Direção: James Wan
Atores: Patrick Wilson, Rose Byrne, Ty Simpkins, Andrew Astor.
Duração: 102 min

Sinopse: A família Lambert, formada por Josh (Patrick Wilson), Renai (Rose Byrne) e os filhos Dalton (Ty Simpkins) e Foster (Andrew Astor), acaba de se mudar. Logo uma das crianças entra em coma de forma inexplicável, o que faz com que os pais descubram que a nova casa abriga um espírito do mal. Eles logo se mudam, mas rapidamente percebem que não era a casa que estava mal-assombrada.

 

 

A Casa – (La Casa Muda, 2011, Uruguai)

Direção: Gustavo Hernández
Atores: Florencia Colucci, Abel Tripaldi, Gustavo Alonso, María Salazar.
Duração: 96min

Sinopse: Laura (Florencia Colucci) e seu pai Wilson (Gustavo Alonso) chegar a uma casa de campo fora do caminho batido, a fim de repará-lo desde o seu proprietário (Abel Tripaldi) irá em breve colocar a casa à venda. Eles vão passar a noite lá a fim de iniciar os reparos na manhã seguinte. Tudo parece ir bem até que Laura ouve um som que vem de fora e fica cada vez mais alto no andar superior da casa. Wilson vai para cima para ver o que está acontecendo, enquanto ela permanece lá embaixo sozinha à espera de seu pai para vir para baixo. O enredo é baseado em uma história verídica que ocorreu em 1940 em uma pequena vila no Uruguai. La Casa muda centra-se no último 78 minutos, segundo a segundo, como Laura tenta sair da casa sem ferimentos e descobre o segredo que esconde.

A Casa (título Original, La Casa Muda) é um filme de terror do Uruguai. Foi rodado em apenas quatro dias, e teve um orçamento de US$ 6 mil.Lançado em 2010 e dirigido por Gustavo Hernández. O filme é inspirado em fatos reais que ocorreram na década de 1940. Um filme de baixo orçamento originalmente destinado para o público local, que alcançou sucesso em vários importantes festivais de cinema internacionais, como o Festival de Cinema de Cannes (onde foi exibido na Quinzena do Diretor).

 

Demônio – (Devil, 2010, EUA)

Direção: John Erick Dowdle
Atores: Chris Messina, Logan Marshall-Green, Bojana Novakovic, Bokeem Woodbine.
Duração: 80min
Sinopse: Cinco pessoas que nunca se viram ficam presas num elevador de um arranha-céu comercial. Enquanto rumavam para seus respectivos andares, algo acontece e ele para no meio do caminho. E o que para muitos já seria motivo de tensão, piora ainda mais porque estranhos e violentos acontecimentos começam a surgir dentro do pequeno espaço. Alguém ali dentro não é quem aparenta ser. O medo e a maldade tomam conta do local e do lado de fora, ninguém consegue arranjar um jeito de ajudá-los.
 

 

A Fronteira –  (Frontier (s), 2007, França/Suíça)

Direção: Xavier Gens
Atores: Karina Testa, Aurélien Wiik, Patrick Ligardes, David Saracino, Maud Forget, Samuel Le Bihan, Chems Dahmani, Amélie Daure, Estelle Lefébure.
Duração: 108min
Sinopse: A fim de ajudar uma jovem grávida que precisa desesperadamente esconder sua gravidez da família, seus amigos começam a roubar para reunir os fundos necessários para fazer o aborto na Holanda. Fugindo da polícia, o pequeno grupo se refugia num velho terreno de mineração improdutivo, num bosque na fronteira com Luxemburgo, e descobre um albergue administrado por donos perigosos: neonazistas canibais!

 

 

 

 

Lake Mungo – (Lake Mungo, 2008, Austrália)

Direção: Joel Anderson
Atores: Talia Zucker, Rosie Traynor, David Pledger, Martin Sharpe, Steve Jodrell, Tamara Donnellan, Scott Terrill, Dr. Phillip Boltin, Kimberley Bumpstead, Stephanie Capiron, Marcus Costello, Robin Cuming.
Duração: 89min
Sinopse: Lake Mungo é um falso documentário que explora o cotidiano de uma família atordoada pela angústia e pela dor. Alice Palmer morre acidentalmente num lago local. Depois de o corpo ser reconhecido, os pais e o irmão começam a presenciar manifestações sobrenaturais em casa ou nas suas imediações. É iniciada então toda uma investigação paranormal que não só vai abalar a comunidade como vai por a descoberto o verdadeiro segredo por detrás da morte de Alice.
 

 

 

Os Estranhos – ( The Strangers, 2008, EUA)

Direção: Bryan Bertino
Atores: Liv Tyler, Scott Speedman, Gemma Ward, Kip Weeks, Laura Margolis, Alex Fisher, Peter Clayton-Luce, Glenn Howerton.
Duração: 85min
Sinopse: Quando o casal Kristen (Tyler) e James (Speedman) chegam à remota casa de veraneio dos pais de James, eles simplesmente querem descasar um pouco depois de uma noite difícil. Mas mal sabem eles que a noite está prestes a se tornar a pior de suas vidas quando três estranhos mascarados surgem em seu recanto aparentemente tranquilo Esses misteriosos estranhos têm um prazer doentio em aterrorizar o jovem casal, o que leva Kristen e James ao limite da sobrevivência, onde apenas seus instintos mais brutais podem salvar suas vidas.

 

 

 

Martyrs – (Martyrs, 2008, França/Canadá)

Direção: Pascal Laugier
Atores: Morjana Alaoui, Mylène Jampanoï, Catherine Bégin, Robert Toupin, Patricia Tulasne, Juliette Gosselin, Xavier Dolan, Isabelle Chasse, Emilie Miskdjian, Mike Chute, Gaëlle Cohen, Anie Pascale, Jessie Pham, Erika Scott.
Duração: 99min
Sinopse: Uma jovem está numa jornada de vingança contra aqueles que a sequestraram e torturaram quando criança. Ela e uma garota que também sofreu abuso se unem para encontrar os culpados, enquanto descobrem um inferno vivo de depravação e mutilação…

 

 

 

A Centopeia Humana – (The Human Centipede, 2009, Holanda)

Direção: Tom Six
Atores: Dieter Laser, Ashley C. Williams, Ashlynn Yennie, Akihiro Kitamura
Duração: 90min 
Sinopse: O filme mostra um cientista que usa cobaias (normalmente turistas desavisados) para criar uma centopeia humana. Para isso, ele usa um método inusitado, ligar o sistema digestivo das pessoas.

 

 

 

 

 

O Bebê de Rosemary – (Rosemary´s Baby, 1968, EUA)

Direção: Roman Polanski
Atores: Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon, Sidney Blackmer.
Duração: 142min
Sinopse: Um jovem casal se muda para um prédio habitado por estranhas pessoas. Quando ela (Mia Farrow) engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê seu marido (John Cassavetes) se envolver com os vizinhos, uma seita de bruxas que quer que ela dê luz ao Filho das Trevas. 

 

 

 

 

O Castelo Maldito( Castle Freak, 1995, EUA)

Direção: Stuart Gordon
Atores: Jeffrey Combs – Barbara Crampton – Jonathan Fuller – Jessica Dollarhide – Massimo Sarchielli – Elisabeth Kaza – Luca Zingaretti – Helen Stirling – Alessandro Sebastian Satta – Raffaella Offidani – Marco Stefanelli – Tunny Piras – Rolando Cortegiani – Carolyn Gordon – Suzanna Gordon
Duração: 90min
Sinopse: John Reilly (Jeffrey Combs, de “Re-Animator”) e Susan (Bárbara Crampton) viajam com a filha para a Itália, onde ficarão hospedados num castelo herdado pela família. Quando começam a aparecer corpos mutilados pelos corredores do castelo, John descobre que uma terrível criatura habita o interior da construção e ele terá que lutar para salvar a vida da esposa e da filha. Um dos mais macabros filmes adaptados dos contos de Lovecraft e produzidos por Stuart Gordon, o criador da série Re-Animator.

 

Louca Obsessão – (Misery, 1990, EUA)

Direção: Rob Reiner
Atores: James Caan, Kathy Bates, Richard Farnsworth, Lauren Bacall.
Duração: 107min
Sinopse: Paul Sheldon (James Caan) é um escritor famoso que sofre um acidente de carro, sendo socorrido por uma enfermeira (Kathy Bates) que se autodenomina sua fã número um. Ela o leva para sua casa e passa a cuidá-lo. Mas, ao ler os originais do novo livro do escritor, percebe que sua personalidade predileta será morta, fazendo com que sua personalidade doentia se revele. Sem poder se locomover, Sheldon se vê à mercê das loucuras da “fã”.

 

 

 

 

O Nevoeiro – (The Mist, 2008, EUA)

Direção: Frank Darabont
Atores: Thomas Jane, Marcia Gay Harden, Alexa Davalos, William Sadler, Laurie Holden, Chris Owen, Nathan Gamble, Andre Braugher.
Duração: 126min
Sinopse: Depois que uma violenta tempestade devasta a cidade de Maine, David Drayton – um artista local – e seu filho de 8 anos correm para o mercado, antes que os suprimentos se esgotem. Porém, um estranho nevoeiro toma conta da cidade, deixando David e um grupo de pessoas presas no mercado – entre elas um cético forasteiro e uma fanática religiosa. David logo descobre que o nevoeiro esconde algo sobrenatural e que sair do mercado pode ser fatal. Mas conforme o grupo tenta desvendar o mistério, o caos se instala e fica evidente que as pessoas dentro do mercado podem tornar-se tão ameaçadoras quanto as criaturas do lado de fora. Baseado na obra de Stephen King.
 
 

 

Sexta-Feira 13 – (Friday the 13th, 1980, EUA)

Direção: Sean S. Cunninghan.

Sexta-feira 13 nada mais é do que uma longa série de filmes que conta a trajetória de Jason Voorhees. Contendo 12 filmes, o primeiro sendo de 1980 e o mais recente de 2009, essa franquia já lucrou no total mais de 500.000.000 de dólares.

 

 

 

 

 

 

Lista de Posts recentes:
[PTP]posts[/PTP]
 

Sobre Josiane Vargas

Sou a Josiane Vargas, apaixonada por cinema, colecionadora de filmes, seriados e actions figures de terror.

Veja também:

Surpresa

Nestlé Surpresa retorna em versão Ovo de Páscoa

O desejado Nestlé® Surpresa está de volta! Em versão ovo de Páscoa, o delicioso chocolate ao leite vem acompanhado por um álbum e 10 cards colecionáveis.