soltando farpasNossa… Vergonha alheia…

Fui lá no Youtube procurar o tal do “Sambô”, que um amigo me disse pra não ver.

Cliquei em “Sunday Bloody Sunday”, do U2, pra ver o que eles iam fazer com uma das maiores músicas do século XX.

Começou com uma imitação mediana, aceitável, normalzinha do riff de introdução.

Aí o cara começa a cantar… ai ai ai… já começou mal no vocalize inicial, com aquele estilão afetado com modulações da voz que mais parecem ânsia de vômito, típico de cantorezinhos pop medíocres. E vai afetado a musica toda.

É de chorar…!!!

Depois a banda toda entra tocando. Cagou-se tudo. É um show de mediocridade e chatice.

O vocalista vai mal, errando a letra o tempo todo e trocando palavras do inglês por um “embromeichoum” bem mequetrefe.

A interpretação é a pior parte: primeiro que “Sunday…” é uma música triste, trágica, cheira de ira e reatividade, que narra a tristeza e os horrores de um bombardeio ocorrido na Irlanda na década de 70… e os caras da banda passam a música inteira dando aqueles sorrisinhos marotos e piscadinhas para a câmera, típicos dos grupinhos nojentos e melequentos de pagodinho moderno.

“… broken bottles under children feet…”… e os cabras rindo…!!!
“… and mother, children, brothers, sisters torn apart…” e os meninões dando piscadinhas pra a câmera…!!!
“… bodyes strewn across the dead-end street…” e os palhaços gargalhando…!!!

Resumindo: um show de mau gosto musical, mediocridade, ignorância e burrice cultural e histórica.

Isso sem falar do público ridículo batendo palminhas e sassaricando atrás do palco.

[youtube video=”NK1YY9l8vDQ” width=”600″]

 

Author

Rogério Portela é nascido em São Paulo, casado,pai babão, geógrafo, professor, cinéfilo, músico guitarrista amador, judoca, ex-escoteiro, ex-colecionador de quadrinhos, fã de música (boa) principalmente rock n' roll, leitor contumaz de filosofia, sociologia e temas que botem em cheque nossas certezas ou a falta delas.

18 Comments

  1. isaqueras

    Compartilho contigo meu velho… como ex-músico e eterno rockeiro na primeira vez que ouvi essa heresia no radio do carro indo trabalhar pensei: como o bOno deixou isso acontecer??? kkk. Pior que isso só sertanojo cantando Stairway to Heaven.

  2. Ronaldo arcanjo

    Baita comentário foda, parabéns meu caro, já estava desanimado com o ser humano e vem um cara e resume tudo o que eu pensava a respeito desse bando de trouxas.

  3. É um nojo mesmo, um dia me falaram…fui ver, não consegui assistir mais que 2 minutos. Dá ódio, oque eles querem? Quem pensa que vão agradar??? Por que, quem gosta do bom e velho rock and roll, vai odiar isso na maior naturalidade!!!

    Putzzz, infelizmente eles agradam um monte de babacas!

  4. Bando de otário fracassado, os caras fazem sucesso enquanto vcs ficam chingando muito na net kkkkk vao trabalhar gordos vagabundos

  5. Eles já estão ai a muito tempo. Concordo contigo sobre como foi feito esta adaptação ao samba, pela temática da musica em si. Porem discordo quanto a técnica do grupo, como músico achei-os bem competentes.

    Primeira vez que venho ao seu blog, não sei se a ideia é apenas criticar por criticar. Se for, fez bem seu papel, se não, vergonha alheia do resto do post, respondi oq achei plausível, o resto foi apenas destilação de preconceito e ódio por gosto musical, algo já comum entre "rockeiros" e que não tem pq discutir.

    Abraços

  6. Concordo com você. Esse grupo (pq chamar de banda seria um insulto aos verdadeiros artistas) é simplesmente uma porcaria. Suas músicas são uma salada de frutas PODRES e da pior qualidade.

  7. kkkkkk adoro essas discussoes kkk … bom chingar nao e legal nem pessoalmente nem na internet … entao amigos discutam de forma saudavel, a ideia nao e mudar a opniao de ninguem ok … O Grupo ou A banda (nao faço ideia da diferença), faz musica por musica, nao com a intenção de atingir alguem ou fazer alguem pensar em algo (ou vcs acham que quem estava ali no dvd entendia 100% do que era cantado), não estamos acostumados a ver musica por puro e simples entretenimento (leia $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$), la fora e super normal bandas comerciais que caem no gosto da galera depois que enchem o bolso de $$$ os artistas vao para carreira solo e fazem musicas legais e que gostam, no caso do Sambõ e so mais um grupo de faculdade que por acaso deu certo, quem nunca sonhou em fazer isso independentemente do gosto musical, acho super legal o que eles fizeram (a ideia), nao gosto das musicas que usaram pq realmente fica fora de contexto, mas e algo novo e que ninguem fez, ja ficar bom e oooooutra coisa kkkk, somos donos do controle remoto ou teclado, e podemos assistir tudo que gostamos … ainda bem

  8. Também não gosto da banda e muito menos da versão que fizeram de Sunday Bloody Sunday.
    Mas, corrigindo uma informação, não foi um bombardeio. Foi um confronto entre manifestantes (em torno de 10mil católicos e protestantes) e o exército inglês em Derry (Irlanda do Norte) em 1972.

  9. Rodrigo Lima

    A idéia provavelmente é desabafar sobre uma das coisas que mais acontece nesse Brasil – Alguém cisma de tentar fazer sucesso para entrar no mercado da "pegação" e roal…o Brasileiro tá alienado e pensa só em se divertir…portanto, não tem noção do que é apropriado para isso, então dá atenção a grupos ridículos como esse tal Sambô…que tem tanta capacidade de tocar que, além de usar o mesmo "nada' que a maioria…ainda canta música dos outros…e puxa para o lado de outra língua para aparentar mais cultura do que realmente tem…porém não tem competência para falar, pronunciar ou adequar os contextos…
    Lamentável.
    Apoio os comentários que detonam coisas como este grupo.

  10. Entrei nesse site pelo fato de estar no http://www.ocioso.com.br, os comentários da matéria são muito agressivos, quando falou de rock, no meu ponto de vista "o bom e velho rock" não se enquadra muito não no U2, se você falar de AC DC, Ramones e por ai, tudo bem. Eu fui uma vez no show do OBA OBA samba house, ele são melhores que o SAMBO, bem melhores, no meu ponto de vista. Eu gostei do show, isso na minha opinião é medo do que é novo.

  11. Bah cara até que enfim alguém com um comentário verdadeiro sobre essa porcaria dessa "banda", cambada de carrapatos que não tem criatividade pra criar suas próprias musicas e vão manchar o legado de tantos gênios do rock. Na verdade oque me incomoda é isso, é algo como um insulto, uma blasfêmia contra os músicos de verdade, porque no mesmo sentido que você não pode pegar uma obra de Picasso e "copiar" de uma forma diferente, você também não pode mexer em uma obra que um artista criou da forma que gostaria que fosse.

  12. Rogério Portela

    Pessoal…
    Curiosos os comentários:
    “…vão trabalhar gordos fracassados.”;
    “…foi apenas destilação de ódio e preconceito por gosto musical.”
    “Bando de otário fracassado.”

    Porque tanto ódio…??? Sei que é muito difícil encontrar argumentos pra defender coisas musicalmente e culturalmente inconsistêntes mas, na falta do que dizer, mantenham o venerável silêncio. Não condenem o debate à mera e mediocre ofensa .
    Por outro lado, mesmo para se ofender alguém deve-se ter alguma consistência de discurso. Não sou gordo, soou atleta e o fui minha vida toda. Não sou fracassado, pois sou um profissional razoavelmente eficiente e de sucesso no que me proponho a fazer. De que adianta gastar sua verve vomitando palavras sem sentido…???

    Medo do novo..???? Mas….O rock é exatamente o novo…O novo é ótimo é criatividade…é energia….Temos várias coisas interessantíssimas no mundo da música: Muse, Imagine Dragons, Criolo, Vespas Mandarinas, No Sinner, Alabama Shhakes, Emicida, e tantos outros grandes artistas mundo afora…

    Ainda foi dito que rockeiros são preconceituosos…Há, sem dúvida, muitos rockeiros fundamentalistas ou puristas, mas de uma forma geral o rock é bem aberto à manifestações de qualidade. Lembremos do show do Sepultura com o Zé Ramalho no último Rock in Rio em que toda a massa de metaleiros cantou em unissono TODAS as músicas do Zé Ramalho.

    Alex. U2 é rock n’ roll, sim. Assista ao DVD “Rattle and Hum” e ao show “Under a blood red sky” e conheça a essência do U2. Porém, concordo que nos últimos anos tem faltado um tanto de testosterona e adrenalina na banda

    Obrigado, Marco, por contextualizar o tema com maior precisão do que eu havia feito. É nesse nível que o debate deve ser travado.

    No mais obrigado a todos por seus comentários de apoio ou de críticas construtivas afinal de contas, como disse Voltaire: “Discordo de tudo que dizes mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-lo.”.

  13. Mahatma Glande

    Sem dúvida, uma das piores coisas que já ouvi. Agora a pergunta. Quem liberou a música para esses pagodeiros desgraçarem ? Pior ainda é esse grupo fazendo a propaganda da TELE SENA – reparem na cara do cantor. Parece um morador da Cracolândia.

  14. Obrigado Ronaldo….
    Foi bem um desabafo, mesmo….afinal de contas penso que arte é a sublimação do pensamento humano acerca de suas mazelas ou belezas, e não apenas poses abobadas pra sair bem na foto.

    Abraço

  15. Grande opinião, sr. sincero….e de uma profundidade de pensamento que realmente me fara mudar, absolutamente minha forma de ver o mundo.
    Deveriamos nos orgulhar, portanto de ARTISTAS de tanto sucesso e criatividade e de seu público de altíssimo bom gosto, profundidade mental e moral.
    Gostei mesmo foi da sinceridade de se manifestar com seu nome real. E que nome lindo: sincero…chega a ser poético.

  16. Ser Go 2000.
    O sr está deveras enganado.
    O mundo do Rock é o menos preconceituoso. Oque acontece é a questão de reconhecer oque é bom e oque não presta.
    Como exemplo: veja o show que o Sepultura fez com Zé Ramalho. Preste atenção no detalhe de toda a molecada cantando de cor as musicas de Zé Ramalho.
    Fui, dia desses, a um show do Almir Sater e fiquei impressionado com a quantidade de gente na plateia com camisetas do Iron Maiden, Sepultura, Metllica, etc.
    Essa é q questão: a diferença entre ser real e fake…entre ser sincero e apenas fazer pose.

  17. Obrigado pela contextualização histórica.
    Me confundi com a manifestação de Bono no dvd “Rattle and Hum” onde, aí sim, ele fala sobre um bombardeio que havia acontecido naquele dia mesmo do show. Aliás, quem não assistiu ao dvd “Rattle and Hum”, assista é um banho de cultura rock, soul e blues norte americana.

    Grande abraço

  18. Alex

    É um erro comum classificar Rock’n Roll com decibéis.
    Rock n’Roll é um estado de espirito, uma forma de encarar a vida e o mundo, uma estética própria.
    Busque o U2 de Under a Blood Red Sky, War (vou acabar falando de todos os albuns da primeira metade da carreira. Se aquilo não for Rock and Roll, só nos resta o Chimbinha, mesmo.