TRANSFORMERS: O ÚLTIMO CAVALEIRO

SINOPSE

Optimus Prime partiu da Terra e está numa jornada em busca de seus criadores. A humanidade está em guerra com os Transformers. transformers cartazPara restabelecer a paz contaremos com uma equipe inusitada: um inventor (Mark Wahlberg), um Lorde (Anthony Hopkins), uma professora, Bumblebee e uma garotinha. Voltaremos até os Cavaleiros do Rei Arthur e Merlin, O Mago, para saber mais sobre o passado dos Transformers e teremos um apocalipse com mundos em guerras.

DESTAQUES

* Transformers nasceram como brinquedos da Hasbro na década de 80, guerreiros que se transformam em carros e outras máquinas. Depois uma série de animação para TV e agora está no 5o filme da franquia.
* Teremos um militar brasileiro no filme, Sargento Santos, só que não, ele é o chileno Santiago Cabrera (‘Heroes’).
* O filme revela o que ocorreu com Sam Witwicky (Shia LaBeouf) que atuou nos 03 primeiros filmes.
* Falar de Transformers é falar de cifras bilionárias. O primeiro filme lançado em 2007 rendeu mais de U$ 700 milhões. Os quatro filmes anteriores estão com o faturamento de algo em torno de U$ 4 bilhões. Entretanto, esse lançamento está se mostrando um fracasso. Até agora não arrecadou nem U$ 70 milhões no seu lançamento, um fiasco para um investimento de U$165 milhões.

FICHA TÉCNICA

Esse filme da Paramount Pictures, de ação e ficção cientifica, é do diretor Michael Bay que vai dirigir a franquia pela quinta vez. O roteiro foi escrito por Art Marcum & Matt Holloway (‘Homem de Ferro’) e Ken Nolan. Música composta por Steve Jablonsky. Locaçao: Havana (Cuba), Phoenix, Detroit, Chicago (USA) e Londres (UK).

ENREDO

Esse filme é uma continuação do último “Transformers: A Era da Extinção”. Optimus Prime está longe da Terra e busca encontrar os criadores dos Transformers, os Quintessons. Aqui na Terra uma violenta guerra é travada entre os humanos e Transformers. transformersO gigante vai aparecer pouco, apenas no início e mais ao final.

Vejam só: os humanos se aliam a Megatron para combater os Transformers! Mas, isso é uma estratégia do terrível Megatron como poderemos confirmar mais tarde.

Para defender a Terra teremos a volta de Cade Yeager (Mark Wahlberg) que atuou no filme anterior. No elenco teremos Anthony Hopkins (Sir Edmund), Laura Haddock (professora Vivien), Isabela Moner (Izabela), uma garotinha sem-teto que vagueia pelas ruas e tem como amigo o robô Sqweeks, que vai trazer a pureza infantil ao filme. Também teremos Josh Duhamel, Tyrese Gibson, Stanley Tucci e Jerrod Carmichael.

Sir Edmund e a professora Vivien terão importantes papéis. 
Ele é o guardião dos segredos há muito tempo guardados da história dos Transformers na Terra e ela é a única descendente direta do Mago Merlin.

O grande herói de ferro, Optimus Prime, encontra o que procura, mas o resultado é bem diferente do esperado: encontra a líder dos seus criadores, Quintessa, mas ela o julga traidor, lhe cobra lealdade aos Transformers, o faz se ajoelhar e se lançar contra toda a Terra.

Para diferenciar dos enredos anteriores, vilões se tornarão aliados e heróis se tornarão uma ameaça.

CRÍTICA

Os Transformers de 2007 começam de maneira simples. Autobots contra Decepticons, um querendo reconstruir Cybertron e o outro querendo aniquilar a Terra, seus inimigos e conquistar o Universo.

Quando vemos uma superprodução como Transformers onde o orçamento não é problema, sempre temos uma expectativa grande.
Para tornar cada filme da franquia interessante devem ser adicionados novos enredos que enriqueçam com histórias criativas e que façam sentido. Achei confuso o enredo proposto que para se chegar a duas horas e meia de filme colocaram muita, muita, ação. Ficou cansativo ver tantas lutas. Interessantes? Sim, mas cansativo.

Pelo que apurei no respeitado site IMDb, Base de Dados de Filmes da Internet (em Inglês: Internet Movie Database), a nota do filme está em fracos 5,3, de 10 possíveis. O restante da crítica também não gostou do filme. Já está sendo considerado o pior filme da franquia.

Com esses resultados pergunto se a franquia vai mesmo continuar. Tem as sequências previstas de “Bumblebee”, para 2018 e “Transformers 6” para 2019 e ainda um “Transformers 7” para depois.

Sinto falta de uma narrativa mais convincente e mais sequencial. Cada filme abre uma nova janela, novas possibilidades. No último, “A Era de Extinção”; agora, Cavaleiros da Távola Redonda, Rei Arthur e Merlin. É legal quando uma história completa a outra, o que não vem ocorrendo.

No começo da narrativa desse filme parece fazer todo sentido, depois os fatos não se conectam, não fazem sentido. Sempre sou comedido em criticar enredo, em respeito a quem os criou, mas, coerência e sentido sempre são necessários para sustentar um bom enredo.

Também senti falta das piadas, mais frequentes nos 3 primeiros filmes.

CONCLUSÃO

Quem procura ação vai encontrar nesse filme. Eu achei até demais, um pouco over. A narrativa é juvenil e militarista.

Gostei das cenas de ação com coreografias de lutas ainda mais sofisticadas, muitos efeitos especiais espetaculares. Destaque para uma cena do Bumblebee que se divide em várias partes e depois vai se completando e destruindo os inimigos.

A batalha final é de proporções épicas e apocalípticas. Rola sim o entretenimento, principalmente para quem gosta dos robôs gigantes. Faltou o conteúdo fazer mais sentido. Entrou em cartaz em 20.07.17 nos cinemas do Brasil.

Author

Administrador de Empresas e Advogado; MBA: Marketing, RH e Comunicação; Professor: Oratória, Marketing de Relacionamento e Excelência no Atendimento em Call Center; Cinéfilo, amante das artes e adora novas culturas.

Comments are closed.