Home / Cultura e Entretenimento / Vem aí a 7ª FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de BH

Vem aí a 7ª FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de BH

Prepare-se! Belo Horizonte será invadida! Super-heróis, vilões, personagens de todos os estilos e até a Turma da Mônica irão se encontrar na Serraria Souza Pinto para participar do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ). Realizado a cada dois anos, desde 1999, o FIQ consolida-se como o maior evento do gênero na América Latina, acompanhando o boom dos quadrinhos em todo mundo. São mais de sessenta convidados, quarenta oficinas e uma programação intensa durante cinco dias.

De 9 a 13 de novembro, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, realiza, na Serraria Souza Pinto, a sétima edição doFestival Internacional de Quadrinhos (FIQ). Tradicionalmente o evento homenageia uma personalidade e um país. Este ano os escolhidos foram Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica e a Coreia do Sul, país cuja produção de quadrinhos, os manhwás, tem aumentado muito nos últimos anos.

Mesas redondas, bate-papos, exposições e 44 oficinas – tanto para quadrinistas iniciantes quanto para os mais experientes –, serão oferecidas ao público. Ao todo, o FIQ trará a Belo Horizonte 69 artistas convidados. Desses, mais de dez vêm de outros países, como Estados Unidos, Coreia do Sul, França, Argentina e Espanha. Nomes como Fábio Moon, Gabriel Bá, Jill Thompson, Mauricio de Sousa, Horacio Altuna e Lélis estarão reunidos, interagindo com o público.

Representantes de duas das maiores editoras do segmento no mundo, como Eddie Berganza (DC Comics) e C. B. Cebulski (Marvel), estarão presentes no evento, analisando portfólios e incentivando novos artistas que querem ingressar no promissor mercado dos quadrinhos.

Para o Coordenador Executivo do evento, Afonso Andrade, o FIQ tornou-se referência no país.

Os quadrinistas têm, durante o Festival, a oportunidade de estar em contato direto com grandes nomes dos quadrinhos, além de editores e pessoas experientes no mercado. Essa troca é muito importante para eles.

O FIQ dialoga com diversas iniciativas de incentivo à leitura desenvolvidas pela Prefeitura de Belo Horizonte, transformando-o em um festival que vai além de um encontro de quadrinistas. Esse movimento faz com que a população se sinta inserida no processo criativo, seja estimulada a ler e a aproximar-se da literatura em suas mais variadas vertentes.

A abertura oficial do FIQ acontecerá às 16h do dia 09, com a presença do criador da Turma da Mônica e homenageado desta edição, Mauricio de Sousa.  Após a abertura, Mauricio conversará com o público em uma edição mais que especial do projeto Conversa em Quadrinhos. No dia 10, pela manhã, o autor fará uma sessão de autógrafos para os presentes.

A homenagem à Coreia do Sul irá extrapolar o mundo dos quadrinhos. Nos restaurantes populares de Belo Horizonte serão servidos, de 10 a 13 de novembro, pratos inspirados na culinária do país. Churrasco e entrecosto coreanos são exemplos do cardápio preparado por chefes especializados na cozinha asiática. A iniciativa é uma parceria com a Universidade Estácio de Sá.

Na Serraria Souza Pinto, as quadrinistas sul coreanas Chon Kye-young e Park Sang-sun participarão do Painel Coreia do Sul, onde falarão sobre os quadrinhos na Coreia, país de grande tradição nessa arte.

Silvana Cóser, Coordenadora Geral do FIQ, afirma que o Festival começou como um evento voltado para os amantes dos quadrinhos, mas hoje abrange um público mais vasto.

O crescimento do FIQ representa um ganho muito significativo para Belo Horizonte. A população tem contato com o que há de mais atual na produção de quadrinhos e com as iniciativas de promoção da leitura, através das diversas atividades realizadas. Além disso, pessoas do Brasil inteiro comparecem ao evento, fomentando setores da economia como a rede hoteleira e alimentícia.

 

SERVIÇO:

O que: Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ)

Quando: 9 a 13 de novembro – a partir das 10h

Onde: Serraria Souza Pinto (Avenida Assis Chateubriand, 809 – Centro)

Mais informações: http://fiqbh.com.br/

ENTRADA FRANCA

 

 

 

 

Lista de Posts recentes:

[PTP]posts[/PTP]

Sobre Central 42

Veja também:

Natal Iluminado

Natal Iluminado traz espetáculo cultural emocionante

Natal Iluminado promete um emocionante espetáculo que integra projeção mapeada, teatro, dança, circo, música ao vivo e coreografias aéreas.