Home / Saúde e Comportamento / Vida Digital. Você sabe como usar?

Vida Digital. Você sabe como usar?


Rosana Herman tem razão, claro! Em seu blog, no texto Somos Todos Rastreados Mesmo, ela descreve os métodos tecnológicos e virtuais em como nossa vida é entregue de bandeja a todos, cada passo tomado, todas as idas e vindas em nosso dia-a-dia. “Liberdade hoje é não ter segredos”, como ela mesma diz ao final do seu post.

E hoje, como exemplo, conversava com um amigo sobre sua felicidade por um novo affair, mas que havia ressalvas pela distância dos bairros. Sim, os pombinhos moram longe. E ingenuamente recomendei que fizesse a experiência de se deslocar até o local… foi quando sorri ao ouvir que ele já estava ciente da distância exata pelo GPS. De fato, desarmada e com cabeça de sonhadora, havia me esquecido desse prático detalhe. E aí me lembrei do Google Earth e de uma gama de opções que deixam pistas de todos os nossos passos, para a alegria e deleite dos curiosos de plantão.

Mas ainda acredito que dê pra ir com mais calma nessa euforia. É gratificante provar da liberdade sem segredos, mas é possível acompanhar toda essa modernidade segurando um pouco mais as súbitas vontades de interação, de tentar mostrar-se inteligente, engraçado ou honesto nos seus pensamentos e parar para ler mais — no prático estilo “falar menos e ouvir mais”. Isso incluindo, entre alguns motivos, não só a preservação da segurança, mas a imagem pessoal e, consequentemente, a profissional.

Há possibilidade de se manter antenado e no anonimato em qualquer lugar ou situação, basta um pouco de disposição e empenho para, por exemplo, sacar dinheiro suficiente para um final de semana; desativar o 4Square; os links que dizem aos seus amigos a sua música preferida ou simplesmente guardar detalhes sobre suas realizações, sem deixar de interagir mais superficialmente.

Nem sempre conseguimos segurar “a língua”, mas discrição é fundamental. É possível ser livre de todas as formas, mas é importante lembrar-se que antes de aderir integralmente à moda, é preciso cuidar da imagem pessoal. Assim como numa reunião ou festa de confraternização, é importante medir as palavras mesmo na rede e não se perder em meios aos posts, evitando constrangimentos pessoais e profissionais.

E você me pergunta: E as outras tecnologias que realmente nos monitoram 24 horas por dia? Dá para se desplugar?

Nesse caso, só tenho que concordar com o parágrafo final do texto da Rosana Herman mesmo. 😉

*Texto exclusivo criado pela nossa amiga Cida Candido (assessora de imprensa especializada na área de cultura alternativa – http://cidacandido.blogspot.com).

 

Lista de Posts recentes:
[PTP]posts[/PTP]

Sobre Central 42

Veja também:

Líder em cosméticos naturais, orgânicos e veganos estará na 11ª Beauty Fair

Entre os dias 05 e 08 de setembro a Surya Brasil estará presente na 11ª …