Home / A Caixa Lilás / Visita ao Castelo-Rá-Tim-Bum – A exposição

Visita ao Castelo-Rá-Tim-Bum – A exposição


exposicao-castelo-ra-tim-bumO MIS apresenta a mostra Castelo-Rá-Tim-Bum – A Exposição, uma homenagem ao programa infantil da TV Cultura que, em 2014, completa 20 anos do início de sua veiculação.

E é com grande alegria que escrevo esse post, afinal a visita ao Castelo Rá-Tim-Bum foi um retorno memorável aos meus tempos de criança. Parecia que eu estava vivendo um sonho.

Logo na chegada, deparei-me com a enorme fachada do local que está estampada com o famoso Castelo Rá-Tim-Bum. A ansiedade aflorou logo na fila e minha expectativa foi maior que o frio que estava fazendo.

Castelo Ratimbum 15

A exposição é maravilhosa. Antes de passar pelo Porteiro, uma réplica em miniatura do Castelo Rá-Tim-Bum está exposta logo na entrada. Seus detalhes são impressionantes, de encher os olhos.  Eu não conseguia acreditar que estava tão perto dos objetos de cena, fotografias, figurinos dos personagens e trechos do programa. Fiquei maravilhada, dando pulinhos e sentindo o coração saltar a cada cômodo percorrido:

Hall do Castelo, Cozinha, Quarto do Nino, Sala de Música, Sala da Lareira, Biblioteca, Quarto da Morgana, Lustre do Castelo, Árvore da Celeste (a mais esperada por mim *o*), Ninho dos Passarinhos, Os Encanamentos, Oficina… Gente é tanta coisa pra se ver…

Uma surpresa melhor que a outra e aquela expressão de alegria que só quem está lá pode explicar (ou não), eu não consigo traduzir o que senti.

É tudo tão lindo, tão mágico que a gente não quer mais ir embora. Uma das coisas mais legais é que uma vez estando lá dentro, pode-se ficar o tempo que quiser, explorando cada detalhe, fotografando (nunca com flash ou filmando).

Quem tiver a oportunidade de ir não pode perder.

A exposição está mesmo disputada e está sempre com enormes filas, mas tudo vale a muito a pena, afinal essa é uma dádiva para se guardar na memória com carinho e para sempre. Foi a melhor exposição da minha vida.

Clique para ver as fotos em tamanho grande

20 Anos De Castelo Rá-Tim-Bum

Onde: MIS (Museu da Imagem e do Som) – Av. Europa, 158, Jardim Europa.
Ingressos na bilheteria do Museu
R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia). Gratuito as terças e para menores de cinco anos. É obrigatória a apresentação do comprovante de meia-entrada.
Mais informações sobre o museu: http://www.mis-sp.org.br/

Sobre Driih Amaral

Escritora, desenhista, artista plástica, sonhadora e protagonista dos próprios roteiros. Nerd desde os temidos anos 80. Amante de games, séries e animês. Viciada em tintas pincéis, livros, louca por desenho animado, dublagem, brigadeiro de colher e pipoca de panela.

Veja também:

Caixa Lilás

Um ano de A Caixa Lilás – Especial aniversário

Nesse especial de um ano do A Caixa Lilás, tem o tutorial sobre aquarela; A Caixa Viaja; 23 ilustrações escolhidas do pessoal que enviou para participar.