Home / Comic Con Experience / Confira as novidades da Comic Con Experience

Confira as novidades da Comic Con Experience


ccxpcoverA CCXP – Comic Con Experience, anuncia uma nova expansão da área do evento, que passa a ocupar a totalidade do Imigrantes Exhibition & Convention Center, com 39 mil metros quadrados, uma área equivalente a quase 6 campos de futebol. Trata-se de mais uma expansão desde o anúncio do evento, que antecipa para a 2014 a necessidade de área inicialmente prevista apenas para a terceira edição da CCXP, programada para 2016.

“Essa nova expansão é resultado da crescente demanda do público por ingressos e de expositores, que querem estar presentes na CCXP para promoverem seus produtos e franquias, coincidindo com o início do período de vendas de final de ano e com a temporada de lançamento de filmes para as férias de verão”, destaca Ivan Costa, sócio da CCXP.

Disney, Warner e Fox são os três patrocinadores que já garantiram presença no evento e que vão levar uma série de atrações inéditas para apresentar ao público da CCXP. Serão mais de 50 expositores das áreas de games, quadrinhos, colecionáveis, brinquedos, livros, entre outros, também estão confirmados, além de 140 quadrinistas que estarão apresentando seus trabalhos na área chamada Artists’ Alley, que é o espaço mais tradicional das comic cons no mundo todo.

“Ainda temos espaço para novos expositores que tenham interesse em apresentar seus produtos para as 80 mil pessoas que devem passar pela CCXP”, explica Ivan Costa.

CCXP 2014 - Batman poster - Ivan Reis & Rafael Grampá - 600 - Portuguê...A CCXP – Comic Con Experience revelou a arte do pôster oficial do evento. O material é assinado pelos quadrinistas brasileiros reconhecidos internacionalmente, Ivan Reis e Rafael Grampá, ambos com presença confirmada na CCXP. As cores são do também brasileiro Marcelo Costa.  A criação do pôster é resultado da parceria exclusiva da CCXP com a DC Comics, editora pertencente ao grupo Time Warner e detentora dos diretos sobre personagens clássicos como Superman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde e Flash, além do próprio Homem-Morcego.

O pôster estará nas peças de divulgação da CCXP, em camisetas vendidas exclusivamente no evento, na capa do guia de programação da CCXP e em pôsteres promocionais que serão entregues aos visitantes que adquiriram pacotes Fan ou Full Experience.

“Batman é um ícone pop que vai muito além dos quadrinhos e comemorar seus 75 anos dentro da CCXP é celebrar a cultura pop como um todo”, explica Ivan Costa, sócio da CCXP.

O personagem que apareceu pela primeira vez na revista Detective Comics #27, de 1939, chega aos 75 anos em plena forma e presente em todas as mídias: o filme Batman v. Superman é um dos mais aguardados dos próximos anos, a série Gotham (Fox) estreou com sucesso nos EUA na última semana e a série de games Batman: Arkham é sucesso de vendas e de crítica, além da presença constante nos quadrinhos e numa infinidade de produtos.

O pôster traz diversas inovações: apresenta, na mesma arte, o traço de dois artistas com estilos bem distintos. Adicionalmente, o pôster remete às capas clássicas da DC Comics no início da Era de Prata dos quadrinhos, na década de 1960, quando o editor Julius Schwartz, adotou o método de criação de histórias em quadrinhos a partir da definição de uma capa muito impactante e intrigante, cabendo então ao roteirista encontrar uma história que explicasse aquela imagem. Esse estilo às avessas foi responsável por muitas capas clássicas e por um dos períodos de maior criatividade – e um certo nonsense bem ao sabor da época – na história da DC Comics.

ccxp-anuncio-don-rosaPara celebrar 80 anos da criação do Pato Donald, a CCXP – Comic Con Experience 2014 traz com exclusividade ao Brasil o escritor e ilustrador Don Rosa, um dos principais responsáveis pela história do personagem e seu universo. O artista é mais um convidado da Comix Book Shop, ao lado dos já anunciados Ariel Olivetti e Martin Canale.

Na CCXP 2014, Don Rosa estará no stand da Comix autografando e fazendo sketches (esboços) para os fãs, além de participar de atividades relacionadas aos 80 anos do Pato Donald. “Sei que muitos de vocês esperam bastante tempo por esse momento, por isso estou muito feliz em anunciar minha visita ao seu lindo país, na Comic Con Experience 2014”, declarou o artista.

O artista norte-americano é um dos principais nomes nos quadrinhos da Disney de todos os tempos e é considerado o grande sucessor de Carl Barks, criador de Patópolis e de personagens como Tio Patinhas, Irmãos Metralha, entre outros. Don Rosa criou cerca de 90 histórias dos personagens do Universo Pato entre as décadas de 80 e 2000 e seu trabalho ajudou a redefinir os personagens durante o período. Nascido nos Estados Unidos em 1951, Keno Don Hugo Rosa começou sua carreira na década de 70, mas foi em 1987 que publicou “The Son of the Sun”, sua primeira história do Universo Pato.

Um das suas principais obras é “A Saga do Tio Patinhas” (“The Life and Times of Scrooge McDuck”, na versão original), uma história seriada em 12 capítulos e 212 páginas que apresenta a história definitiva do personagem. Apesar da série ter o mesmo tom humorado e leve, típico das histórias em quadrinhos da Disney, a história demonstra um visível grau filosófico, além de ser muito bem estruturada, podendo assim, ser considerado uma graphic novel, ganhadora do Prêmio Eisner de Melhor Série Continuada em 1995.

Além de Don Rosa, a CCXP – Comic Con Experience 2014 já anunciou a presença de diversos quadrinistas de destaque no mercado atual, entre eles Ariel Olivetti, Scott Snyder, Sean Gordon Murphy, Ivan Reis, Olivier Coipel, Rafael Grampá, Rafael Albuquerque, José Luis García-López e vários outros, contando também com mais de 140 quadrinistas na área denominada Artists’ Alley.

escola-sagaA Saga – School of Art, Games and Animation, anuncia sua participação na Comic Con Experience 2014.

Na ocasião, a Saga mostrará trabalhos e jogos produzidos por alunos e professores. Os autores estarão à disposição do público para contar sobre o processo criativo, desde as técnicas aprendidas em sala de aula – no caso dos alunos – até a apresentação do produto final com noções de empreendedorismo. “Temos resultados incríveis. São jogos e aplicativos produzidos dentro de nossas unidades que queremos compartilhar com o visitante da Comic Con Experience e ouvir suas impressões”, diz Alessandro Bomfim, CEO da Saga.

A Saga também aproveita o ambiente da Comic Con Experience para anunciar os vencedores do SAGA TALENT, que premiará os melhores trabalhos dos professores da casa. A votação acontecerá pelo Facebook entre os dias 16 e 19 de outubro, mas os vencedores só serão conhecidos no evento.

“Além disso, teremos outras atrações. A Comic Con Experience será uma grande vitrine para a cultura pop e para o entretenimento, e vamos aproveitar esse ambiente para mostrar novidades para os fãs de quadrinhos, cinema, TV, games, anime etc.”, termina Alessandro.

Sobre Emerson Lara

Cinéfilo. Colecionador de filmes, séries, quadrinhos, action figures. Fundador e Editor chefe do Central 42.

Veja também:

CCXP 2016

E a CCXP 2016 vem ainda mais quente em seu segundo dia

E no segundo dia da CCXP 2016 você vai se surpreender com mais atrações e convidados incríveis como Milla Jojovich e o elenco de 3% da Netflix.